A série televisiva “Black Mirror” apresenta no episódio San Junipero uma tecnologia, voltada aos idosos, capaz de inserí-los em uma cidade litorânea utópica, proporcionando a eles uma “segunda vida” em seus corpos mais jovens. Fora da ficção, o envelhecimento da população brasileira não é tão bom quanto aquele mostrado no seriado, fato esse relacionado a escassez de investimentos na população idosa somado à pouca inclusão que ocorre, hodiernamente, no Brasil. Dessa forma, é de extrema importância medidas serem tomadas para mitigar esse quadro, intrinsecamente ligado aos aspectos sociais e de saúde.
Sob esse viés, é mister destacar a falta de investimentos, pelos Governos Municipais brasileiros, em programas que proporcionam o bem-estar do idoso – tanto físico quanto psicológico. Na mesma ótica, o pensador Thomas Hobbes afirma “O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”. Contudo, o que se observa na atual sociedade é a omissão dessas responsabilidades, visto que há poucos projetos voltados para a integração da “terceira idade” no corpo social e, em contraste, há uma grande presença desses indivíduos em filas de postos de saúde, em busca de atendimentos médicos. Mesmo que haja políticas de prioridades nesses locais, falta um melhor cuidado para essas pessoas no Brasil.
Em segundo lugar, a pouca inclusão dos idosos na sociedade é uma barreira a ser enfrentada. Tal problema, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a publicar, em 2008, o documento “Cidade Amiga do Idoso” com recomendações acerca da qualidade do envelhecimento. Essa ação comprova o fato de não haver integração desses grupos de pessoas com idades mais avançadas, seja no âmbito coletivo ou profissional, fazendo-se necessário ter uma participação mais ativa por meio de projetos ou outras ações semelhantes.
Portanto, urge que Ministério da Cidadania, em parceria com os Governos Municipais, promovam uma melhor inserção do idoso na sociedade, por meio da destinação de verbas públicas, para a construção de espaços de lazer, como Centro de Convivência, com a finalidade de haver um processo de envelhecimento mais digno para a população brasileira. Outrossim, o Ministério da Saúde deverá facilitar o acesso de atendimento médico, ao promover a ida de profissionais da saúde à casa de idosos, com o objetivo de reduzir as grandes filas que ocorrem nos postos de saúde. Somente assim, o envelhecimento no Brasil deixará de ser uma problemática e será tão bom quanto o apresentando em “Black Mirror”.
Marcos011Iniciante
O Envelhecimento da população brasileira : desafios e soluções.
Compartilhar
Jffgg
Oi espero ajudar.
.
Obs geral: Sua redação esta bem organivada tem um bom encadeamento de ideias, só uma coisa toma cuidado com frases muitos grandes no seu D2 tem só duas frase, coloque uns pontos para te ajudar porque qiando a frase é muito grande pode ocorre de vc se perde na linha de raciocínio e acabar tagenciando o tema. Tambem tenta enriquecer mais sua redação com conctivos.
.
C1- 200
C2- 200
C3- 200
C4- 120 (pois não tem muitos conctivos)
C5- 200
EmiliGB
Ola sou iniciante, espero poder contribuir de alguma maneira.
Tema muito pertinente, considerando o quadro atual da pandemia, parabéns seu texto esta coeso e segue uma sequencia lógicas nos fatos.
Estruturação adequada, não encontrei erros ortográficos.
No ultimo paragrafo achei meio vago as soluções e propostas para superar tal realidade, deixado de lado o estatuto do idoso e as leis previdenciárias que necessitam de reforma urgente para contribuir com a vida da pessoa idosa.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 980
Obs: Ótimo texto e excelente argumentação. Cuide apenas com regras gramaticais básicas, revise o uso da crase e evite inversões sintáticas.