O ensino da sexualidade

  • 0


É comum ver adolescentes grávidas. Com banalização do assunto sexo nas famílias e a falta de educação sexual nas escolas, a taxa de gravidez na adolescência é muito grande. No entanto, tendo em vista a idade dos adolescentes (10 a 19 anos) surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para uma gravidez na adolescência?

Ainda convém lembrar que uma gravidez prematura pode causar diversos riscos a saúde tanto da mãe quanto do filho. A família não só poderia ter problemas de saúde, diversas pesquisas e especialistas como: Denise Ocampos e Carissa F. Etienne diretora da OPAS explicam que quando ocorre uma gravidez na adolescência na maioria dos casos a mãe abandona a escola, tem problemas familiares…
                   Além disso muitas dessas garotas não sabem a simplicidade de engravidar, a doutora Philippa Gordon afirma- “elas não percebem como é fácil uma jovem ficar grávida. São necessários apenas de cinco a oito atos sexuais sem proteção para resultar em gravidez. Nossa biologia está configurada para promovê-la.” Ademais muitas dessas garotas são abusadas sexualmente e acabam sofrendo uma gravidez indesejada e esse numero acaba crescendo cada dia mais, segundo o G1 além dos relatos aumentarem em 83% de 2011 até 2017, a maioria das vitimas são crianças ou adolescentes e o ato e feito por alguém da família ou um conhecido e geralmente se repete.

                     Infere-se portanto que a falta do ensino da sexualidade nas escolas é uma dificuldade que esta diretamente ligada ao conservadorismo. Logo, torna-se necessário que o Governo Federal, responsável pelo ensino nas escolas, através da implantação obrigatória adote uma nova disciplina capaz de educar as crianças sobre os perigos de IST e uma gestação na infância. É preciso também que a família se dedique a ensinar seus filho, não podem censurar esse assunto, o contrario devem dialogar e consolidar os mesmos. Dessa forma os jovens receberam a base necessário para saber lidar em certas situações.

Compartilhar

5 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Olá, boa tarde Gabi.
    Peço que não pense que quero desanimá-la. Mas, sinceramente, você ainda tem muito a aprender. E isso é bom! ^^
    Ok, primeiramente deixe-me falar sobre a questão da pontuação. Sua pontuação é amadora, sua organização textual é baixa e seus conectivos são precários. Seu vocabulário é comum e seu texto encontra-se na media brasileira. Com essa redação eu chuto que você tiraria entre 530 e 600 (sendo bem otimista).
    QUE? SÓ ISSO? POR QUE?… Bem, isso ocorre principalmente pela desvalorização de sua organização textual, vocabulário, evite usar parênteses (apenas para siglas, nas situações excedentes utilize hífen ou vírgulas) e outra: não faça perguntas. O gênero que estamos tratando é feito para ser claro e objetivo!
    Irei reescrever o texto do jeito que eu faria, mudando apenas PONTUAÇÃO e VOCABULÁRIO. Avalie e tente melhorar esse pontos, já ajudará muitão sua média! ^^
    A sua:
    É comum ver adolescentes grávidas. Com banalização do assunto sexo nas famílias e a falta de educação sexual nas escolas, a taxa de gravidez na adolescência é muito grande. No entanto, tendo em vista a idade dos adolescentes (10 a 19 anos) surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para uma gravidez na adolescência?
    Reescrevendo com outras palavras e pontuação:
    É perceptível, hodiernamente, o número crescente de crianças e adolescentes grávidas, principalmente no contexto brasileiro. Observando-se a banalização do sexo na socialização primária, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – apresentados pelo G1 – exprimem que o Brasil possui um índice de gravidez acima da média americana. Consoante, tais dados evidenciam que os adolescentes – de 15 a 19 anos em sua maioria – estão suscetíveis à debilitação de seu desenvolvimento social, pessoal e psíquico.
    Eu quero que vc foque na pontuação, no uso constante de dados, nas informações sempre conectadas, no uso do “hodiernamente, atualmente, hoje, modernamente” para contextualizar a parada… Enfim, bom treino! ^^ Eu sei q o tema n especificava o Brasil, mas achei legal colocar como foco da parada. Pq geralmente o tema foca o âmbito nacional auidhwaiudhawi

    • 2
  2. Bom texto! Mas tome cuidado com a pontuação, pois há diversas vírgulas e pontos usados de maneira equivocada. Além disso, no Brasil, o assunto sexo não pode ser considerado “banalizado” nas famílias, pois banalizar significa tornar comum, algo que não acontece em nosso país.
    Além disso, na introdução, tente expor uma pequena amostra de quais serão seus dois argumentos a serem desenvolvidos nos dois parágrafos seguintes. E, ainda, na conclusão, procure responder essas quatro perguntas sobre como resolver o problema proposto no texto : QUEM? O QUE? COMO? PORQUE?. Ao responder essas perguntas, vai estar garantindo todos os requisitos da competência 5(conclusão) do ENEM. (ex: O governo Federal, instituição responsável pela gerência das escolas do país, deve estimular o debate sobre a importância de prevenir-se a gravidez na adolescência e as ISTs. Isso deve ser feito através de aulas, ministradas por especialistas na área de sexologia, que instruam os jovens sobre o toma, para que eles possam estar cada vez mais seguros.)
    PS: Ao iniciar sua conclusão, faça uma pequena síntese dos seus argumentos.

    • 2
  3. Ola, eu gostei do texto está ótimo mas, você precisa tomar cuidado para não parecer que ,você está escrevendo muito rápido .E tem que corrigir parágrafo é pontuação, é você tem que treinar mais conclusão tem vídeos no youtube procura pesquisar mais, eu espero ter te ajudado desejo sucesso para você

    • 0
  4. Muito bom, gostei de seu texto pois você soube utilizar conectivos gostei da redação mais procure elaborar suas redações com citação ou alusões históricas e cuidar um pouco mais da conclusão. Estude um pouco sobre conclusão e siga em frente pois está no caminho certo. Tem um caminho brilhante te esperando e não pare de treinar desejo sucesso para você.

    • 0
  5. Olá , Você sabe bastante sobre o assunto , mas o ultimo paragrafo teve uma transição de assunto muito rápida , as vezes é melhor conter-se à apenas um assunto em cada desenvolvimento . Na sua introdução faltou seus argumentos 1 e 2 , procure no you tube, à aulas sobre introdução que vão ti ajudar .
    Espero ter ajudado !!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.