É notório que o ensino a distância (EAD) vem tomando um grande espaço dentre os alunos brasileiros por ser mais prático e facilitar a vida de pessoas com rotinas muito pesadas, porém, há também, o seu contra, que, de acordo com o aluno matriculado num curso EaD, ele pode não adquirir todo o conhecimento necessário e disponível em uma aula presencial.
Em primeiro lugar, é importante analisar o caso das pessoas com o dia a dia cheio que, geralmente, optam pelos cursos a distância, pois, em caso dos estudos com aulas gravadas, o indivíduo pode assistir suas aulas e realizarem suas atividades no horário que melhor lhe cair, diminuindo então, a sua correria.
Conquanto, há também, os alunos negligentes que estão interessados apenas no seu diploma, deixando sem importância, o conhecimento disponibilizado pelo curso. De acordo com Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, é evidente que o aluno citado neste parágrafo, não segue essa passagem, visto que quando precisa-se realizar algum tipo de atividade online, o sujeito prefere pagar alguém para fazer a lição, em vez de praticar seu aprendizado.
Portanto, indubitávelmente, podemos afirmar que o ensino a distância no Brasil tem seus prós e tem, também, os seus contras. Porém, não tem como negar que o ensino presencial tem mais qualidade e cobra mais responsabilidade do estudante do que o EaD. Concluindo então, que o ensino a distância cairia bem em casos com pouca importância como cursos para, apenas, auxiliar no aprendizado ou conhecimento do cidadão, esperando assim, uma sociedade com uma boa faixa de educação.
dizz_bruna
Olá,sou uma estudante como você,e queria expor alguns pontos para te ajudar.
.Então,o projeto de texto do Enem é dissertativo-argumentativo.Logo,você tem que discorrer sobre determinado tema sempre defendendo os seus argumentos .
.Na introdução,é sempre bom pegar um repertório sociocultural,fazer alusão ao tema proposto.Daí você pensa sobre a causa,a consequência (o que é chamado de tese).
.O segundo e o terceiro parágrafo,são os seus argumentos.É o seu desenvolvimento.Então você precisa ter argumentos consistentes o bastante para convencer o leitor.Além disso,você mais uma vez pode usar o repertório sociocultural para reafirmar as suas ideias já descritas.
.A conclusão (a proposta de intervenção),é tipo um meio de busca para ajudar na resolução desses problemas que você relatou lá na tese(na introdução ).
.Eu entendi tudo o que você escreveu na redação,o problema é que houve uma breve fuga da estrutura de texto pedida na prova. Então,se puder,tente estudar cada competência.São cinco no total,vai te ajudar ainda mais!
Você escreve muito bem.Só falta entender um pouco mais a estrutura do texto e organizar o fluxo de ideias.Continue a escrever,você vai obter bons resultados!
Isabelamelosilva
Olá,tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: bom, sua introdução não tem tese. Você colocou duas ideias, uma você fez tipo um contraponto. Uma introdução deve ter apresentação do tema, problematização do tema, tese e assuntos. Se sua redação não tem tese, logo, não tem o que defender nos parágrafos de desenvolvimento.
D1: sem tópico frasal, argumentação expositiva, sem contexto, sem conectivos. Lembre-se de sempre argumentar com clareza, mostre seu ponto de vista com objetividade. Mostre que tem leitura e domínio do tema. Seu D1 não esta adequado
D2: “Conquanto, há também, os alunos negligentes que estão interessados apenas no seu diploma, deixando sem importância, o conhecimento disponibilizado pelo curso. De acordo com Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, é evidente que o aluno citado neste parágrafo, não segue essa passagem, visto que quando precisa-se realizar algum tipo de atividade online, o sujeito prefere pagar alguém para fazer a lição, em vez de praticar seu aprendizado” Novamente ideias expositivas. Sem tópico frasal. Não tem objetividade. Seu paragrafo não esta adequado. Quando você coloca uma citação, você tem que explicar a mesma, adequando ela a sua tese
Proposta de intervenção: não cumpre com os cinco elementos que tem que ter em uma proposta, são eles: agentes, modo, meio, detalhamento e finalidade.
Posso concluir que sua redação não segue o padrão de redação do Enem. Você também apresenta desvios da norma culta da língua portuguesa
DICAS: 1. ESTUDE A ESTRUTURA E AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM.
2. LEIA REDAÇÕES NOTA MIL DOS ANOS ANTERIORES. TODAS SEGUEM O MESMO PADRÃO.
3. ESTUDE A GRAMÁTICA NECESSÁRIA PARA REDAÇÃO
4. MELHORE SEU REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, PESQUISE CITAÇÕES E LEIA BASTANTE.
5. TENTE CONTEXTUALIZAR MAIS SEUS TEXTOS, SEJA CLARO E OBJETIVO
6. TREINE BASTANTE!!
C1: 80
C2 :80
C3: 80
C4: 80
C5: 80
TOTAL: 400
luisamoita
Tente melhorar a estrutura do seu texto, você defende dois pontos de vista e isso pode ser prejudicial. Além disso, no primeiro desenvolvimento você não desenvolveu o argumento através de citações/alusões, o que deixou seu argumento raso. Na conclusão você não apresentou uma proposta de intervenção, isto é, propostas que busquem solucionar os problemas que você apresentou no desenvolvimento!
Nota: 570
alineps
Oi Thalyne, tudo bem? Antes de tudo, parabéns pelo seu texto, sempre é bom praticar. Eu não sou especialista em redação, mas vou lhe dar algumas observações sobre o seu texto, que eu julgo ser mais importante, espero que te ajude.
> O primeiro ponto é que sua introdução está toda em um período. O ideal é que suas frases tenham 2 ou no máximo 3 linhas. Frases longas desse jeito fazem o leitor se perder, fica muito difícil compreender.
>> Outra coisa muito, muito muito muito importante é a falta de repertório. Eu consegui enxergar a sua argumentação, mas você não tem referências. Isso faz com que pareça que é achismo, e lembre que a competência 2 avalia exatamente o repertório. Sempre tenha referências para se embasar.
>> Sua única referência é a de Nelson Mandela, e não consigo perceber uma clara relação entre ‘a educação ser a arma mais poderosa’ e os alunos serem negligentes, Perceba que um não se relaciona com o outro. Então, minha dica pra você é estudar mais repertório, faça anotações de séries,livros, filósofos, alusões históricas, etc.. Também sempre antes de começar a escrever planeje o seu texto com tudo que ele irá conter, selecione suas referências e seus argumentos, que devem sempre estar claramente relacionados.
>> Sua conclusão é literalmente uma conclusão do texto. Lembre que a do Enem exige uma proposta de intervenção. Estude melhor sobre isso, no youtube tem videoaulas muito boas.
* Então é isso Thalyne, não vou te dar notas, pois falta muitos itens de estrutura, estude essas coisas melhor e volte aqui para reescrever essa redação, esse é um ótimo tema e você escreve muito muito muito bem :)))) Me avise se eu puder te ajudar em algo mais, e espero ter lhe ajudado agora, bons estudos.
futura_contadora
C1:180 pontos
C2;160 pontos
C3:160 pontos
C4:200 pontos
C5:120 pontos
TOTAL:820 pontos
OBS:olha,seu texto está bom,acredito que vc possua já um conhecimento do projeto de texto,au apenas não gostei muito da o seu primeiro desenvolvimento e o final do segundo,os argumentos são bons,mas poderiam ter melhor desenvolvimento,além disso faltou a resolução de alguma problemática,e também o agente da intervenção,procure estudar cada competência e principalmente a conclusão.
ESPERO TER TE AJUDADO !!