Desde a revolução industrial e o aprimoramento das máquinas, a tecnologia passou a ser muito mais presente no cotidiano sendo, por muitas vezes, até indispensável. Durante a pandemia o mundo teve que lidar com uma nova realidade e uma delas, o uso de meios tecnológicos para o ensino à distância (EAD), que trata de uma modalidade em que alunos e professores estão separados fisicamente e faz-se necessário o uso de meios de comunicação e informação.
Nos últimos séculos, educação e tecnologia se tronaram aliados para o processo de formação educacional. Destarte, os dois possuem desafios para que o seu uso torne-se conveniente. O desempenho de meios tecnológicos, para o aprendizado, necessita de um alto custo de investimentos na área, o que não ocorre, e também a distribuição desses meios ainda é improcedente, diante dos vários números de desigualdade. O livro ” Educação à distância: elementos para pensar o ensino-aprendizado contemporâneo”, de Daniel Mill e Cristiano Macedo, mostra um esforço para entender e refletir sobre o EAD e que futuras propostas deixem de ser constituídas na herança presencial, sendo assimilada de uma forma crítica.
No decorrer de 2020, o número de evasão escolar cresceu e que, segundo dados do IBGE, aproximadamente dez milhões de jovens estão fora das escolas; dentre eles, há predominância de pretos e pardos que constituem 71,7% do total. De acordo com o chefe de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ítalo Dutra, um dos principais pontos para a evasão são os fatores socioeconômicos onde, muitos destes jovens precisam largar os estudos para trabalhar e ajudar a família.
Por conseguinte, faz-se necessário o melhor entendimento do ensino à distância e que, os investimentos nas áreas tecnológicas sejam feitos para que ocorra melhor uso desse meio. Também é preciso que o Ministério da Educação crie propostas para o aproveitamento e união da tecnologia e educação, da mesma forma que, os alunos consigam compreender os ensinamentos dos professores de uma forma clara e objetiva, sem ditrações.
Stéfany_Al
Olá, tudo bem? No início não encontrei sua tese, que é muito importante para a redação.
Tente dar seu posicionamento sobre o assunto, por exemplo: “(tal coisa) agrava a questão do ensino à distância”.
A argumentação sua é boa, mas sempre tente colocar conectivos nos textos depois de cada ponto.
Na conclusão tente responder essas perguntas:
O que será feito?
Quem fará a ação?
Como será feito?
Com que finalidade?
e detalhamento.
VitorLdeLetras
Boa noite, Fernanda
Faltou a tese! Isso te prejudicou muito, amiga.
Procure melhorar nisso. Lembre-se que ela deve sempre ser apresentada em sua introdução,
Sobre a tese também, procure retomá-la na sua proposta de intervenção, pois tu deves explicitar o que sua proposta de intervenção estará resolvendo. Sobre a proposta de intervenção faltaram todos os critérios mencionados pela ana leticia, atente-se a isso!
(basta treinar, que chegará aos 200 pontos na proposta de intervenção)
Atente-se também ao uso de conectivos. Uma dica é usá-los sempre no início de cada período, claro que adequando ao contexto.
PS: escute a ana letícia :)
Ana Leticia G
Não consegui identificar a sua tese na introdução, ela é muito importante, porque o corretor vai querer ver sua argumentação desde o início do texto. Então deixar os argumentos claros desde o início é muito válido. Sua redação também não tem muitos conectivos, que como o próprio nome diz, servem para amarrar seu texto e deixa-lo com carinha de dissertação argumentativa, experimente usar conectivos de hierarquia como “a priori”, “primeiramente”, “em primeiro lugar” adição de ideias como “outrosim”, “ademais” por exemplo. Sua conclusão não possui os cinco elementos, você tentou fazer duas propostas, mas elas ficaram incompletas, uma não tem nem agente nem ação e a outra só tem ação e efeito, uma boa conclusão necessita de Agente, Ação, Modo, Efeito e detalhamento, da próxima tente fazer fazer uma que seja completa, daí você garante os 200pts, fora isso, sua redação está muito rica em repertório sócio cultural, vocabulário muito rico e uso correto dos pronomes Parabéns!!!!
C1= 200
C2= 200
C3= 120
C4= 160
C5= 120
Total=780