É notório que a falta de saneamento básico no Brasil gera problemas sociais e econômicos para a população. Dentre tantos fatores relevantes, destaca-se o turismo prejudicado economicamente e a vulnerabilidade para adquirir doenças, de modo que estão relacionadas com a falta de planejamento urbano.
Em primeiro plano, as cidades turísticas têm grande participação na renda dos moradores locais, sob forma de atração a beleza natural. Assim, com a falta de tratamento de água e esgotos nessas cidades, o município pode ser prejudicado economicamente pela desvalorização turística, o qual as torna uma problemática para o desenvolvimento rentável para os habitantes.
Ademais, de acordo com o Instituto Millenium, (2019) o saneamento é um instrumento importante para a saúde e prevenção. Assim, o saneamento perante aos órgãos competentes é visto com pouca importância para a saúde e a qualidade de vida. Nesse sentido, cabe lembrar que doenças como a cólera, hepatite infecciosa e esquistossomose são contraídas todos os dias pela falta de medidas governamentais.
Diante disso, providências devem ser tomadas pelo governo juntamente com os órgãos. Para isso, cabe o Governo Federal propor melhorias no planejamento urbano das cidades mais vulneráveis e tratar com prioridade as instalações de estações de tratamento de água (ETA) e esgotos (ETE). Pois, a dignidade a vida humana é um dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988.
sarabragaguerra
Gostei bastante.
porém acabei me perdendo no inicio da sua redação, faltou um pouco de conexão.
O desenvolvimento melhorou, deixou sua redação mais rica, e faltou detalhar a conclusão, achei bacana mostrar domínio sobre as estações de tratamento, mostra que você é uma pessoa atualizada.
nota:800
Luffrado
Bom, o tema escolhido é um tema que é abrangente demais e creio que você poderia ter abordado mais, não só o saneamento. Deve te alertar algumas coisa: a introdução está um pouco sem nexo, com algumas informações soltas, é nela que você prende o leitor para continuar lendo o seu texto mostrando nela ainda o seu domínio sobre o tema e que ele deve ser resolvido; nos desenvolvimentos senti falta de argumentos, de informações pra provar a sua tese, lembre-se que um texto dissertativo-argumentativo você precisa guiar o leitor para entender sua tese, sua visão sobre o tema , o que senti falta também, usando argumentos que comprovam o que você pensa sobre o tema; a conclusão achei que deveria ter mais coesão, mais sentido e ser mais específica quando você disse ” providências devem ser tomadas pelo governo juntamente com os órgãos”, quais esses órgãos. Sei que é meio difícil achar uma solução para todos os problemas, mas tente usar algo menos comum, pois assim terá um destaque a mais; no mais, destaco o uso de conectivos pois eles ligaram os parágrafos e também evite a repetição de palavras, algo que faço é pesquisar sinônimos de certa palavra e assim vou gravando. Mas parabéns pelo seu texto, e continue melhorando sempre! Sucesso!!!
Estudante2020
As ideias fluíram de uma leveza bem interessante, porém sugiro que incremente mais seu texto, seja mais extensa em cada parágrafo do texto. Detalhe mais, busque outras citações e dados estatísticos que podem ser os dos próprios texto motivadores de forma melhorada. Continue praticando, seguindo as dicas de todos e aperfeiçoando seus textos. Você vai longe!
Nota: 800
[email protected]
A introdução está sem um contexto como o de costume para uma redação argumentativa.
O primeiro parágrafo de desenvolvimento senti falta do repertório sociocultural e a critica.
O segundo parágrafo apresenta repertório cultural,mas falta a critica que serve como marca de autoria.
Na conclusão possui o agente e modo,mas falta a proposta ficar mais detalhada.