O elo entre consumismo e propaganda.

  • 0

Tema: “Consumo consciente x Consumismo – como promover a responsabilidade social frente ao meio ambiente nessa e nas futuras gerações”?

Apesar de o filme “Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho” ser uma animação, ele traz uma relevante mensagem: o quanto as crianças são expostas a propagandas – por vezes enganosas – de empresas que visam apenas ganhar lucros. O coelho (vilão) conta como o seu plano maquiavélico induziria as crianças a comprarem seus produtos e, por meio da manipulação de produtos químicos, as deixariam dependentes de seus doces, apenas para lucrar. Atualmente, vemos uma população que quer apenas consumir, mas não pensa nas consequências graves disso, o que acarreta na utilização desenfreada dos recursos naturais, tal qual no período da Revolução Industrial.

As propagandas direcionadas para as crianças a fim de incentivá-las a comprar mais e mais produtos são, majoritariamente, por meio da televisão. O grande problema é que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo, portanto estão mais sujeitas a essas divulgações do que quaisquer outras. Isso acarreta em um alto consumismo, diretamente proporcional aos danos causados à natureza graças à demanda.

Apesar de já existirem empresas que buscam produzir dentro do conceito sustentável, as maiores companhias não se preocupam tanto com essa questão, mas sim com os ganhos que têm sob tanta exploração, apesar de as mesmas danificarem suas fontes de matéria prima (muitas vezes de maneira irreparável, podendo causar a destruição ou alteração de ecossistemas inteiros).

Dessa forma, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)  deve propor um modelo de controle tal qual cidades como o Quebec  realizam (é proibida a publicidade de produtos destinados à crianças de até 13 anos, em qualquer mídia) por meio da fiscalização das propagandas colocadas na mídia a fim de amenizar os efeitos causados por tal publicidade, uma vez que é necessário promover a responsabilidade social para que as próximas gerações não sejam prejudicadas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá,
    Bom você tem uma boa escrita, apenas tem alguns pontos que poderia melhorar.
    INTRODUÇÃO:
    Sua introdução começa com um referencial o que é muito bom e agrega bem ao texto. Sua tese está bem definida ( população que quer apenas consumir, mas não pensa nas consequências graves disso). De modo geral está boa essa parte.
    DESENVOLVIMENTO: Você usou um bom referencial, porém, fugiu um pouco da sua tese. Já que colocou na tese a questão do “consumo exagerado” deveria ter falado sobre ele. Contudo, no desenvolvimento você fala sobre as crianças estarem expostas a propagandas e na última frase cita a questão dos danos a natureza.
    No segundo desenvolvimento é relatado sobre a questão das empresas e sustentabilidade, ta é um bom assunto a se tratar, mas, em seus desenvolvimentos TUDO tem que ser direcionado e relacionado a sua TESE.
    Tema: “Consumo consciente x Consumismo – como promover a responsabilidade social frente ao meio ambiente nessa e nas futuras gerações”?
    O tema pedido é a responsabilidade consumista NESSA E NAS FUTURAS GERAÇÕES.
    Desse modo, deveria ser abordado formas de concientizar a população, e não mostrar que a culpa é das empresas. Pois, elas precisam divulgar seus produtos para vender. Desse modo, uma sugestão seria falar sobre a educação escolar quanto ao consumismo e outros modos da população ter conciência na hora de realizar suas compras entende?
    Quando estiver fazendo uma redação leia o tema várias vezes pra ver se não está fugindo dele, pois dependendo do corretor você perde muito.
    Como seu dessenvolvimento foi direcionado a propaganda infantil e a sustentabilidade. Você simplesmente poderia ter colocado duas teses relacionado a isso, por exemplo:
    O consumismo se dá ao fato de ser expostos a um chuva de publicidade desde crianças e ao consumo exagerado causando danos à natureza.
    Dessa forma seus desenvolvimentos não teriam fugido da sua tese.
    CONCLUSÃO: Está com todas os requisitos pedidos. Muito boa.
    De modo geral está bom, só sugiro que preste atenção na coesão entre tema, tese e argumentação.

    • 1
  2. Você tem um bom desempenho na escrita, mas deve se atentar mais ao que foi proposto no tema. Se você apresenta as consequências na introdução, precisa discorrer mais sobre elas no desenvolvimento, mostrar a sua opinião, o seu domínio no assunto, etc. Na conclusão, busque sempre apresentar, no mínimo, duas propostas de intervenção. Quem seria o agente? O que ele deve fazer? Quem irá receber essa ação? Por que deve fazer? Sua redação precisa de alguns ajustes mas está ótima!

    • 0
  3. Você tem domínio da escrita, acentuação e pontuação. Sua introdução está ótima, muito bem elaborada. No entanto, acredito que tenha fugido um pouco do tema, visto que o avaliador quer saber sua opinião e o ponto de vista que irá defender. Claro que citações ajudam muito, porém você deveria reforçar sua “autoria”, entende? O que você pensa a respeito do tema? É comum acontecer? Creio que você deveria investir um pouco mais nas propostas de intervenções, reforçar um pouco mais o agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhar um pouco mais, sabe? Mas sua redação está muito boa, apenas busque avaliar esses pontos. Parabéns pela redação 💙

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.