“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A afirmação da filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser aplicado à questão do egoísmo na sociedade moderna, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Uma vez que o egoísmo e o individualismo nos acompanha há anos, gerando constantes desigualdades sociais.
De início, é notório destacar, um dos muitos exemplos históricos de falta de empatia da humanidade, como a escravidão. Nesta, pessoas eram exploradas como matéria para trabalho e sofriam física e psiquicamente. Mesmo com o fim desse período da história a população negra foi deixada a ermo, levando, na atualidade, ao racismo estrutural. Prova disto, de acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é a taxa de desemprego ser maior para negros do que para brancos. Esse é um exemplo de atitudes egoístas e individualistas do passado que ficou marcado na sociedade moderna.
Nesse sentido, como ressalta Franklin Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, o progresso do mundo não está no aumento da abundância dos que já têm muito, e sim providenciar o suficiente para os que têm muito pouco.
Com o objetivo de ampliar a coletividade no mundo moderno é mister que as atividades altruístas sejam desenvolvidas por meio do sistema educacional. Podendo assim mudar tal cenário predominante.
Gabrielakaiser
bom dia!
sou nova aqui, mas segue abaixo as minhas sugestões:
– Na introdução há um erro de concordância, a palavra aplicado deve ser trocada por aplicada
– Desenvolvimento 2 poderia ser mais desenvolvido, ao invés de trazer apenas a citação
-Conclusão também poderia ser mais desenvolvida, e especificar melhor a proposta de intervenção
anacarolinabozi
ei, tudo bem? Primeiro e segundo parágrafos muito bons, entretanto, o terceiro e quarto estão incompletos. No terceiro, faltou a finalização do pensamento. Deveria ter explicado como as desigualdades sociais afetam a população menos privilegiada. E na proposta de intervenção, deixou a ideia muito vaga, é importante deixar claro COMO a ação será executada, PARA QUEM a ação será executada, e com qual FINALIDADE. Importante também colocar os agentes (Governo, Mídia, Escola….).
Vininasamar
Olá, segue a minha correção (sou novo nisso)
Introdução
Há um pequeno erro gramatical, “A afirmação da filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser aplicado à questão…” No caso a palavra afirmação não está em concordância com aplicado, deveria trocá-la por Aplicada. Outra dica, evite a palavra “pode” pois ela relativiza, poderia ser usado “é aplicável”.
Desenvolvimento 1
Outro erro de concordâcia “atitudes egoístas e individualistas do passado que ficou marcado” “atitudes egoístas”está no plural mas o verbo e o adjetivo que segue não, deveria estar escrito “ficaram marcadas” (lembre-se atitude é palavra ‘feminina’, por isso os termos devem estar em concordância)
Desenvolvimento 2
Eu não entendi bem o por quê do uso dessa citação em outro parágrafo, já que ele não traz um argumento, você poderia aderí-la no próprio parágrafo do desenvolvimento 1
Proposta de Intervenção
Aqui você poderia concluir o tema abordado de forma geral, ‘relembrando’ o leitor qual o tema da redação. Além disso, a sua intervenção ficou vaga. Tente se perguntar; Quem deveria?; Como deveria?; e Para quê?
malurista
Opa, bom dia sou a malu
Gostei bastante da sua introdução e sua argumentação, contudo achei a proposta de intervenção muito básica. Falta detalhamento.
5 itens necessários na proposta de intervenção:
•Ação (o que?)
•Agente (quem?)
•Meio/modo (como? )
•Efeito/finalidade (pra quê?)
•Detalhamento
Espero ter ajudado, sou iniciante com isso.