Iniciante

O drama dos desaparecidos no Brasil – Correção com os critérios adotados pelo ENEM

  • 1

O filme de terror racista “Corra!”, lançado em 2017, retrata a descoberta de Cris sobre os transplantes cerebrais tradicionalmente realizados pela família de sua namorada em negros, a partir da convivência e do desaparecimento do jovem Logan, o qual foi vítima da família. Havia venda de negros para pessoas da alta sociedade que apresentassem qualquer limitação física, eliminando-as através de um transplante de cérebro para o corpo da pessoa vendida. Diante dessa ficção, é possível relacionar os crimes presentes no filme à realidade por trás do desaparecimento de pessoas no Brasil, a qual se deve principalmente à falta de cuidados com a alta exposição de crianças na internet e ao marcar encontros com quem não se conhece pessoalmente.

Primeiramente, é válido destacar que ainda existe uma ignorância vasta dos pais sobre os perigos da grande exposição de seus filhos na web. Apesar de parecerem inofensivas, as fotos diárias em contas abertas ao público oferecem diversas informações para criminosos, como a escola da criança, a respectiva rotina e as preferências alimentares, permitindo aproximação cada vez maior do indivíduo com a vítima. Por certo, os interesses estão ligados diretamente à venda de menores para pedófilos e comércio de órgãos entre quadrilhas de bandidos ou pela deep web – parte secreta da internet parcialmente voltada à crimes hediondos. Visto que, nas estimativas de 2014 cerca de 40 mil jovens desaparecem no país anualmente, urge medidas sejam tomadas.

Posteriormente, faz-se pertinente enfatizar a irresponsabilidade dos indivíduos ao marcarem encontros com desconhecidos, prática que oferece riscos à vida. Em síntese, os compromissos marcados não se restringem apenas às relações pessoais, uma oferta de emprego excelente aliada à ambições no mercado profissional podem iludir completamente algumas pessoas e na maioria das vezes essas oportunidades fáceis são a principal estratégia dos flagiciosos. Dessa forma, o tráfico humano se faz presente com objetivos financeiros particulares para exploração sexual em casas de prostituição no exterior. Por certo, o crime na contemporaneidade tem tomado grande proporção, e vários órgãos sociais vem comovendo durante os anos, a Campanha da Fraternidade, por exemplo, tomou a situação como tema de 2014 com o objetivo de identificar essas práticas, fazer uma denúncia no meio coletivo e alertar o público-alvo sobre essa violação terrível.

Portanto, são necessárias ações que promovam remediação do caso. Cabe aos pais se atentarem e privarem suas contas nas redes sociais, através da restrição à família ou até mesmo suspenção esse tipo de conteúdo, permitindo mais segurança aos filhos. Ademais, urge que o Ministério da Justiça juntamente com a Polícia Federal acentue as investigações, por meio das denúncias do “disque 100”, principalmente diante das fronteiras e aeroportos com ligações internacionais no país, tornando cada vez menor os casos de comércio humano. Assim, a ilegalidade executada pela família da namorada de Cris seria apenas uma realidade fictícia.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia
    Introdução: A estrutura está bem montada ao meu ver, encaixando bem no padrão do Enem. Porém, logo no início, utilizar o termo ”racista”, deu a entender que o filme possui conteúdo racista, que fere a imagem dos negros, e não o fato que ele aborda o racismo em sua história. Paralelamente, colocar racismo na descrição do filme ficou um pouco fora do assunto, poderia ser considerado fuga do tema, mesmo que leve. Mas o assunto do filme está entrelaçado com o tema da redação, eu gostei, achei uma boa colocação.
    Desenvolvimento 1: Gostei bastante desse parágrafo, os conectivos estão bem colocados, frase inicial muito objetiva e produtiva e possui uma ótima coesão. Falando em relação ao argumento apresentado, especificamente quando você cita que o grande foco das quadrilhas é a venda de órgãos e pedófilos, eu senti que faltou algo para comprovar essa afirmação, dado que, o modo como foi exposto pareceu muito convicto, porém sem embasamento, ficou bastante no senso comum. Sobre o dado apresentado no final, achei interessante e muito positivo, porém senti que não foi bem aprofundado.
    Desenvolvimento 2: Novamente, as ferramentas da língua portuguesa estão bem colocadas e a estrutura, ao meu ver, foi bem colocada, com conectivos diversificados e palavras glamourizadas. Mas esse parágrafo ficou um pouco confuso em relação aos argumentos apresentados. Parece que você relacionou o fato das ilusões sobre vagas de emprego com, necessariamente, a principal causa do tráfico sexual. Eu acredito que você utilizou apenas como exemplo para abranger as diversas outras razões que podem persuadir as pessoas, mas eu senti um pouco de incoerência nesse sentido. O restante do parágrafo é bastante interessante, mas também senti que houve uma leve desconexão com o apresentado anteriormente.
    Conclusão: Muito bem colocada e justificada, boa descrição das razões e com agentes bem interessantes. A retomada do conteúdo dos desenvolvimentos e introdução, de modo simples, mostrou planejamento, do jeito que o Enem gosta.
    Geral: Gostei da redação, respeita muito os critérios do Enem e possui um ótimo esqueleto, as ferramentas da nossa língua também estão bem utilizadas, mostrando um vasto conhecimento do seu vocabulário. Mas em relação aos argumentos, senti algumas desconexões, e sobre os repertórios, embora dentro do tema, achei que alguns foram pouco explorados, pareceu que foi colocado apenas por ”obrigação”.
    Nota: 900
    Obs: Não sou especialista, também sou estudante kkkk se não gostou de algo na minha correção, podemos discutir sobre.

    • 1
  2. 180-Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
    180-Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
    200- Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
    200- Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
    200-Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    • 1
  3. A introdução do texto está longa e confusa, você como leitor imagina que o texto está abordando o filme, não o tema.
    A problematização precisa de uma conexão com a introdução, já que trata-se de uma mini redação com início, meio e fim. Na minha opinião esse elo foi perdido na redação, porém o texto apresenta bons argumentos.
    A conclusão acredito que é a parte mais importante do texto, deve-se dedicar tempo para ela. E se o leitor não tiver assistido o filme?, Será que ele não ficará perdido com essa finalização.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.