Aprendiz

O direito de votar:como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

  • 2

No contexto da ditadura militar brasileira(1964-1985), o movimento das Direitas Já ficou conhecido por lutar pelo direito ao voto direto, ou seja, a população, democraticamente, escolher os vereadores, prefeitos, deputados, governadores e o presidente da República.Tal protesto, proporcionou que essas reivindicações fosse inseridas na Constituição de 1988.A partir deste momento, o voto popular foi adquirindo cada vez mais relevância na sociedade, sendo indispensável para promover as transformações sociais de que o Brasil precisa.

 

Primeiramente, destaca-se a citação do filósofo Norberto Bobbio no livro Qual socialismo? : “…a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder.” Assim, sabe-se que o sistema democrático permite o voto popular e que ao escolher os representantes a população tem a possibilidade de exigir o cumprimento das propostas de governo.Dessa maneira,implica-se que os governantes tomem decisões em prol do benefício da sociedade e não pensando em si próprio.

 

Em segundo plano, tendo em vista que a partir dos 16 anos é possível votar, os sistema do sufrágio universal faz com que os jovens  se interessem mais por política.Consequentemente, procuram entender mais sobre o assunto, porque fica evidente que podem fazer a diferença no futuro do país.Nesse sentido, o jornalista André Forastieri citou: ” O mundo exige dos jovens que se arrisquem…Que, enfim,exijam o impossível.”

 

Logo, para que o direito ao voto seja usado da melhor forma, cabe ao Ministério da Educação, introduzir aulas de política contemporânea através do currículo de Sociologia. Mas não apenas no Ensino Médio,como também no Ensino Fundamental, em formato obrigatório no primeiro e como eletiva no segundo.Dessa forma, levando em consideração que os jovens são o futuro da nação, formariam-se indivíduos mais bem preparados para usar sua cidadania como mecanismo de transformação social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi tudo bem ? Seu texto está bom, entretanto, não vou poder fazer uma analise e correção dissertativa argumentativa por que eu começei a estudar praticamente agora eu literalmente não sei nada sobre o assunto, porém, eu gostei muito da sua redação e ela vai me ajudar a desenvolver uma boa redação dissertativa argumentativa no futuro obrigado!

    • 1
  2. Oi! Ótimo texto, irei apontas alguns pontos que necessitam de uma leve correção:
    1- Na introdução, há um erro de concordância em “Tal protesto, proporcionou que essas reivindicações FOSSE inseridas…”, o correto seria o verbo no plural, ou seja, FOSSEM.
    2- A introdução deveria ser um pouco mais curta.
    3- No terceiro parágrafo, há outro erro de concordância em ” os sistema do sufrágio universal faz…”, ou você colocaria “sistema” no plural, assim como o “faz”, ou você escreveria “o sistema”.
    4- Na conclusão, antes de apresentar a resolução do problema, seria legal fazer a retomada do tema, sendo assim, as linhas utilizadas à mais na introdução, se reduzidas, poderiam servir para fazer essa pequena revisão no final.

    • 1
  3. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da introdução e da tese! Ali no último período não há necessidade do ponto final após a ”Constituição de 1988”, era possível continuar no mesmo período a conclusão do parágrafo.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento no último período, você utilizou o argumento de autoridade fazendo citação porém ficou meio ”jogado” por ter sido no final do parágrafo.
    Na conclusão, antes de propor, busque fazer a retomada do texto e depois o fechamento.
    Bom texto!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.