Iniciante

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

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De acordo com a Constituição de 1998, após um período de intensas lutas, implementou-se no Brasil o direito universal ao voto, tornando-se obrigatório para maiores de 18 anos. Embora isso seja uma conquista, constata-se que na contemporaneidade ainda existe um impasse em promover as transformações sociais que o país necessita. Dessa forma, em razão da insuficiência legislativa e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser resolvido.

Primeiramente, é necessário salientar que a falta de comprometimento político é uma causa latente do problema.  Segundo o filósofo Aristóteles, a política tem como função preservar o respeito entre as pessoas de uma sociedade.  Nessa perspectiva, é possível afirmar que existe uma lacuna em torno dos debates sobre o direito de votar e as suas conquistas, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.

Em segunda análise, outra causa para a configuração do problema é uma base educacional falha. De acordo com Kant, o homem não é nada além da sua educação, sendo um resultado desse processo.  Sob essa lógica, se há um problema social, há uma instrução lacunar. No que tange fazer do voto um meio para promover modificações na estrutura social do Brasil, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que as instituições de ensino não têm cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária, sendo indispensável nesse momento a implementação de medidas que alterem esse cenário. Logo, é preciso que as escolas em parceria com o Governo promovam palestras e aulas expositivas, sobre a questão, no ambiente escolar, contando com a presença de professores e especialistas no assunto. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas sejam atingidas e percebam a importância de participar desse momento democrático, de maneira que se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.

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1 Correção

  1. Olá, ThaiOliveira!
    Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor, ou seja, não vou abordar a pontuação por competências, ok?
    Então, vamos lá:

    Introdução: Boa! Você apresentou uma alusão histórica e interligou ela à sua tese. O que senti falta foi de uma finalização mais detalhada. Veja que você colocou o seguinte: “Dessa forma, em razão da insuficiência legislativa e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser resolvido.” contudo, você não deixa claro que problema é esse a ser resolvido. O leitor fica se perguntando: que problema? a insuficiência legislativa, as transformações sociais ou o que? Ou seja, tenha cuidado com isso, pois apesar de sua introdução ter começado de maneira impecável, é importante que também esteja bem esclarecedora, caso contrário você pode perder pontos na hora da avaliação.

    Desenvolvimento 1: Muito bem! Porém vejo que você esqueceu de determinar mais a problematização. Como assim? Veja bem, você citou que o problema estava no comprometimento dos políticos, mas depois você voltou sua tese para a questão do voto da população. O que realmente está errado, o político ou a população? Lembre-se que a sua citação deve andar lado a lado com sua tese e não adequar sua tese a ela, já que ela deve COMPROVAR seu ponto de vista.

    Desenvolvimento 2: Ótimo levantamento! Agora seu texto está mais adequado para a construção de sentido da sua tese, tornando-se um texto mais coerente que desperta mais a curiosidade de ler, uma vez que a citação que você pôs foi muito proveitosa no sentido de complementar sua tese, coisa que se aplicada em uma redação do Enem, já te daria muita vantagem de pontuação.

    Conclusão: Arrasou! Só senti falta daquele seu argumento de educação voltada para as crianças (isso sendo o que entendi como leitora quando você citou BASE educacional) para que elas entendam a noção do problema e tenham conhecimento de como agir na vida adulta e, dessa forma, sejam alertadas, a fim de que se tornem mais responsáveis na hora de eleger um candidato. Fora isso, ficou muito interessante seu posicionamento, show!

    Considerações finais:
    Você tem muito talento, Thai, continue assim e treine bastante, seja muito amiga da coesão e coerência e corra atrás de informações que mais casem com suas ideias e opiniões. Assim, você vai muito longe. O Enem quer exatamente isso dos alunos, quer saber se você tem realmente o conhecimento suficiente para comprovar sua opinião e, se você está querendo uma nota satisfatória no Enem ou em outros vestibulares, saiba que você está no caminho certo. Parabéns!
    Cuide-se, espero ter te ajudado.

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  2. Olá Thai Oliveira .Pois bem, também sou iniciante não sei fazer redação. mais de acordo com o que estou estudando a sua redação esta perfeita. Você definiu sua ideia central,explicou os argumentos ( causa -consequência).Uma excelente fechada de raciocínio. Estou na expectativa que alguém da comunidade te avalie pelos critérios de correção de c1 até c5.

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  3. Boa noite, tudo bem ?? Seu texto é muito bom mesmoooo, não tenho o que te apontar para melhorar, pois pra mim realmente está maravilhoso!! Palavras bem usadas, entendi bem sua tese e sua linha de raciocínio, além disso seu texto tem uma estruturação muito bem planejada. Na minha opinião pode tirar a nota máxima !! Parabéns!!

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  4. Boa noite, eu realmente sou iniciante e não sei no que poderia corrigir sua redação, mas quero postar a minha, então só queria te dar ao lugar da correção, a notícia de um curso de redação gratis, é um curso específico estudando o material que o Inep divulgou.
    https://mooc.ifap.edu.br/course/estudo-do-manual-de-redacao-do-enem/intro
    Espero ter ajudadooo

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