O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

  • -1

O 14° artigo da Constituição brasileira de 1998 atesta que além de secreto, o voto possui valor igual para todos os cidadãos. Considerando ser indispensável a importância da participação de todas as massas da sociedade nas eleições, é fundamental que todo o eleitor tenha capacidade e coerência para votar conscientemente.

É inatacável que o nosso país apresenta um número consideravelmente alto de pessoas vivendo em extrema pobreza. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil compreende aproximadamente 15 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza e mais de 17 milhões que começam a trabalhar antes dos 14 anos para sustentar sua família. À vista disso, é notório que a educação recebida por essa parcela da população é pouca ou nula. Isto posto, é evidente a impossibilidade desse pilar da sociedade em conscientizar a importância do voto para estas pessoas, que seguem com desconhecimento ao real impacto do poder de escolha que possuem.

Segundo o filósofo Noam Chosmky, “a propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete significa para o estado totalitário”.  Essa citação é uma exemplificação coerente da habilidade de convencimento dos políticos sobre o público através de discursos e investimentos na influência midiática. Dessa forma, as grandes emissoras de televisão colaboram para a incoerência de escolha dos políticos em relação à situação do Brasil, que atualmente carece de dedicação na melhoria da saúde, infraestrutura e educação. Em analogia, aconte algo similar com o antagonista da obra fictícia de George Lucas, Star Wars. Anakin Skywalker através da retórica de um Chanceler fez com que o julgamento lógico do garoto fosse deturpado, resultando no apoio dele no “lado negro da força”.

Depreende-se, portanto, que o voto é irrevogavelmente importante, mas que a instrução dos eleitores é necessária. Logo, é improrrogável a necessidade da intervenção do Ministério da Educação no currículo escolar, colaborando para a inserção de aulas referentes a educação cidadã no Ensino Médio para que assim ao atingirem a idade necessária para voto, os estudantes entendam como analisar propostas políticas. Outrossim, o incentivo do Estado para que o ensino essencial seja finalizado em comunidades mais pobres e guias para análise dos candidatos para pessoas mais velhas também seriam de grande ajuda para que nas próximas eleições haja votos mais conscientes.

 

Querido corretor, se possível corrija me avaliando de acordo com as competências do ENEM.

Aceito MUITO sugestões de como melhorar :))

Compartilhar

2 Correções

  1. O 14° artigo da Constituição brasileira de 1998 atesta que além de secreto, o voto possui valor igual para todos os cidadãos. Considerando ser indispensável a importância da participação de todas as massas da sociedade nas eleições, é fundamental que todo o eleitor tenha capacidade e coerência para votar conscientemente. ( Contextualização boa e introdução da tese tbm)
    É inatacável que o nosso país apresenta um número consideravelmente alto de pessoas vivendo em extrema pobreza. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil compreende aproximadamente 15 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza e mais de 17 milhões que começam a trabalhar antes dos 14 anos para sustentar sua família. À vista disso, é notório que a educação recebida por essa parcela da população é pouca ou nula. Isto posto, é evidente a impossibilidade desse pilar da sociedade em conscientizar a importância do voto para estas pessoas, que seguem com desconhecimento ao real impacto do poder de escolha que possuem.
    ( não tente rebuscar demais, e eu acho que seria melhor usar ” desconhecimento DO real impacto…”)
    Segundo o filósofo Noam Chosmky, “a propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete significa para o estado totalitário”. Essa citação é uma exemplificação coerente da habilidade de convencimento dos políticos sobre o público através de discursos e investimentos na influência midiática. Dessa forma, as grandes emissoras de televisão colaboram para a incoerência de escolha dos políticos em relação à situação do Brasil, que atualmente carece de dedicação na melhoria da saúde, infraestrutura e educação. Em analogia, aconte algo similar com o antagonista da obra fictícia de George Lucas, Star Wars. Anakin Skywalker através da retórica de um Chanceler fez com que o julgamento lógico do garoto fosse deturpado, resultando no apoio dele no “lado negro da força”. ( quem apoia, apoia algo, então ficaria melhor se colocasse ” resultando no apoio dele AO lado negro da força; defesa de tese e argumentação clara)
    Depreende-se, portanto, que o voto é irrevogavelmente importante, mas que a instrução dos eleitores é necessária. Logo, é improrrogável a necessidade da intervenção do Ministério da Educação no currículo escolar, colaborando para a inserção de aulas referentes a educação cidadã no Ensino Médio para que assim ao atingirem a idade necessária para voto, os estudantes entendam como analisar propostas políticas. Outrossim, o incentivo do Estado para que o ensino essencial seja finalizado em comunidades mais pobres e guias para análise dos candidatos para pessoas mais velhas também seriam de grande ajuda para que nas próximas eleições haja votos mais conscientes.
    NOTA: 900

    • 0
  2. Introdução: contextualização ótima, no entanto, busque direcionar para os argumentos.
    D1: para o enem não é viável usar pronome que nos inclua no texto (nosso), procure por pronomes que vão estabelecer um viés impessoal (deles). Cuidado com o uso de vírgulas (…,aproximadamente,), evite repetir palavras (procure sinônimos ou reorganizar a frase)
    D2 : ótimos repertórios, mas busque não colocar mais de um no mesmo paragrafo para não parecer que seu texto é mais expositivo que argumentativo. Como os argumentos se relacionam com o tema? qual a consequência efetiva do problema para sociedade brasileira?? faça essas perguntas ao desenvolver para deixar claro ao corretor que entendeu que é um problema e que tem q resolver.
    Intervenção: Relacione a solução do problema diretamente com os problemas apresentados no argumento em cada paragrafo.
    Comp 1: 160
    comp 2: 160
    comp 3: 120
    comp 4: 200
    Comp 5: 160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.