O direito de não saber (Enem Tema 1998)

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Na série Anne with an E, a personagem principal, Anne, após sua chegada em Green Gables anseia ir para a escola para conseguir aprender, uma vez que, segundo ela, é uma chance de conhecer um pedacinho do mundo. Contudo, não é possível afirmar que a população do Brasil possui capacidade de visar o mundo assim como Anne, visto que, segundo o IBGE, 7% dos brasileiros são analfabetos e, ainda, 29% são analfabetos funcionais, sendo a maior parte constituidora desse grupo pretos e pardos. Isso prejudica o acesso desse grupo a oportunidades ao longo da vida e de inserirem-se na sociedade. Desta forma, gerando a sua marginalização.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à educação. Entretanto, não é o que prevalece na realidade, principalmente para pretos e pardos, haja que, após a abolição da escravatura no Brasil não houve nenhum plano de governo e elaboração de políticas públicas para abraçá-los na sociedade, a fim de tentar não gerar a exclusão. Um exemplo é retratado no livro Paixão, em que Lucy, a protagonista, ao viajar no tempo e encontrar com seus amigos em suas versões passadas percebe que todos aqueles de pele preta não podem desfrutar de bailes, jantares e de até mesmo do saber de ler e de escrever. Com isso, é perceptível que é negado o acesso a uma vida digna como prevê a Carta Magna.

Ainda, essa escassez de oportunidades se agrava no âmbito profissional, visto que, devido ao sistema capitalista, aquele que se destaca é o com maior conhecimento, e, consequentemente, o mais preparado. Todavia, aqueles que não possuem acesso a uma educação de qualidade, estão fadados a constantemente perderem em relação aos demais. Prova-se isso nos relatos de Carolina de Jesus em sua autobibliografia, “O Quarto de Despejo”, em que deseja fortemente que seus livros sejam publicados, mas é constantemente rejeitada pelas editoras com a justificativa de que não possui apelo na narrativa de uma mulher preta e que suas únicas vivências de mundo é acordar e ir catar papel para ganhar uns trocados, sem mencionar o fato de que sua escrita apresenta algumas falhas gramaticas e sintáticas. Assim, a marginalização dessa comunidade se aprofunda e o ciclo não é quebrado.

Portanto, visto que pessoas pretas e pardas possuem seu direito de experienciar uma vida digna é continuamente negado, é de suma importância que haja intervenção.  Com isso, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com o da Economia e o da Justiça, proporcionarem educação em quantidade e qualidade para o corpo social, através de políticas públicas que determinem que, no mínimo, 50% das vagas no ensino fundamental, médio e superior sejam preenchidas por pessoas não brancas e que ainda, cabe as escolas, avaliarem a situação financeira que esses estudantes se encontram, para que, se necessário, possam ofertar bolsas de auxílio permanência com verba específica para este propósito. Nesse viés, será possível iniciar uma sociedade em que o alcance igualitário é uma realidade e que todos possam desfrutar do conhecimento assim como a personagem Anne.

OBSERVAÇÃO: O tema é referente ao do ENEM 1998 “Viver e Aprender”. Se possível, por favor, corrigir de acordo com as competências do ENEM.

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4 Correções

  1. C1: 160. C=Acredito que seja melhor colocar dados estatísticos no desenvolvimento. vc deveria fazer uma conclusão para sua introdução pois iria fazer o fechamento.

    c2: 140 muito repertório e pouca argumentação. alias tem coisas que são questionáveis pra mim, visto que, temos politicas que abraçam essa população, mesmo sendo algo que precisa de melhoria.

    c3: 160 precisa argumentar mais expor mais suas ideias

    c4: 200 trouxe diversas áreas do conhecimento e usou conectivos

    c5: 200 sua conclusão está completa mas extensa

    NF= 860

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  2. Olá Mariane. Vou fazer algumas observações importantes no seu texto.

    Antes de ler sua redação já é possível perceber que ela está muito longa, 500 palavras para cima. Cuidado com isso, pois a não ser que sua letra seja MUITO pequena, você muito provavelmente não conseguirá escrever todo esse texto na folha de redação (apenas 30 linhas, lembre).

    Boa introdução, mas perceba que você não conseguir introduzir corretamente o tema. Como assim? Você trouxe mais dados do que sua própria argumentação. Não há problemas em trazer dados, mas você precisa defendê-los com sua argumentação. Os dados sozinhos não servem de argumentação, entende? Faltou também você deixar bem evidente o que será discutido também no D1 e D2.
    O seu parágrafo de introdução parece mais com um de desenvolvimento do que com um de introdução.

    Os seus parágrafos de desenvolvimento apresenta um problema que é muito repertório e pouca argumentação. O/a “Gabikkavmr” já descreveu muito bem o que eu pensei em falar, então não vou me estender muito aqui. No seu D1 ficou bem evidente esse problema, porém no D2 eu acredito que você foi melhor (sua argumentação ficou mais clara nesse parágrafo).

    Sua proposta de intervenção está muito longa também. Tem todos os requisitos pedidos pelo o ENEM? Sim, mas você perde tempo (especialmente na prova) e linhas para defender algo que poderia ser reduzido, entende?

    Não vou falar muito sobre a redação e nem dar nota porque eu acredito que se você conseguisse escrever tudo isso na folha de redação provavelmente você tiraria 800+. É uma redação boa, mas um pouco distante do que o ENEM quer e do que o momento de prova exige.

    Alguns pontos que eu recomendaria a você melhorar e pesquisar:
    – Tamanho da redação. Já falei, e repito, está excessivamente longa. Lembre-se que você precisa fazer a prova de múltipla escolha também kk.
    – Vírgulas e pontuação. Vi alguns erros, e você utiliza bastante essa pontuação, então procure entender melhor como utilizar. Busque entender melhor as outras pontuações também que você pode utilizar (travessão, ponto e vírgula, etc.)
    – Conectivos. Faltou em alguns momentos na sua redação, e eles são importantes.
    – Repertório. Você está muito bem nos repertórios, mas não exagere tanto assim. Como já disseram, um repertório já seria o suficiente. Você precisa usá-los com certeza, mas antes de tudo vem sua argumentação. O ponto não é quantos repertórios você irá colocar na sua redação, e sim como você vai defendê-los e prová-los, entende?
    Colocar diversos repertórios na sua redação só demonstra que você consegue decorar alguma informação, mas não desenvolver essa informação com sua argumentação.

    Enfim, você escreve bem e precisa se atentar nesses pontos.

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  3. Olá, irei corrigir sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    A sua introdução na verdade não é uma introdução. Ela está organizada em estrutura de um desenvolvimento. Isso faria você perder muitos pontos na competência 2.
    Eu diria que sua linha de argumentação está boa, apesar de você não ter usado suas palavras para argumentar e transformado o texto em algo mais expositivo, o que faria você perder pontos na competência 3.
    Você inseriu bem a série no contexto do tema, utilizando ela bem.
    Caso você não saiba a estrutura da introdução, irei explicar aqui embaixo. Caso não acha que é necessário, favor pular para o desenvolvimento 1.

    Uma introdução precisa ter os seguintes critérios: uma contextualização (nesse caso, não precisa ser um repertório, mas uma frase que contextualize o leitor a respeito do que você irá dissertar) e uma apresentação dos dois temas que serão tratados (um no primeiro desenvolvimento e outro no segundo). Apenas isso é necessário obrigatoriamente na estrutura de redação ENEM. Nem o repertório na introdução é obrigatório. Irei fazer um exemplo de introdução usando o que você usou, ok?

    “Na série Anne with an E, a personagem principal, Anne, após sua chegada em Green Gables anseia ir para a escola para conseguir aprender, uma vez que, segundo ela, é uma chance de conhecer um pedacinho do mundo. Fora da ficção, a falta do acesso ao direito da educação e a escassez de oportunidades agrava a problemática do direito de não saber.”

    Nessa redação, você aborda uma contextualização (no caso, a série) e aborda os dois problemas que irá dissertar. Sem usar a série, você poderia escrever:

    “No globalizado mundo atual, a maioria das pessoas são cobradas excessivamente, seja ainda na escola, quando devem aprender e decorar o máximo de informações possíveis, seja no trabalho, no qual um grande desenvolvimento profissional é esperado. Nessa realidade, é difícil encontrar cidadãos que ainda se dão o direito de não saber algo, visto que buscam sempre agradar a terceiros. Essa problemática é agravada pela falta do acesso ao direito da educação e pela escassez de oportunidades.”

    DESENVOLVIMENTO 1
    Seu tópico frasal é inexistente e você parte direto para a argumentação. Caso não saiba o que é tópico frasal, ele é uma retomada do que está na introdução, irei exemplificar abaixo.
    Você não usa conectivos intraparágrafo, o que faria você perder pontos na competência 4. Sua linha de raciocínio é boa, mas sua argumentação está fraca. O repertório também é bom para o tema, mas você perderia muitos pontos na competência 3 porque ele está mal utilizado e você não o utiliza para argumentar.
    Vou lhe dar um exemplo de desenvolvimento para te ajudar.

    “Sob esse viés, a falta do acesso à educação agrava o imbróglio (ISSO É UM TÓPICO FRASAL, VOCÊ IRÁ REPETIR O QUE ESCREVEU NA INTRODUÇÃO, USANDO AS MESMAS PALAVRAS OU MUDANDO ALGUMAS). De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à educação, realidade que não é observada, principalmente para pretos e pardos, haja que, após a abolição da escravatura no Brasil não houve nenhum plano de governo e elaboração de políticas públicas para abraçá-los na sociedade, a fim de tentar não gerar a exclusão. Nesse sentido, um exemplo é retratado no livro Paixão, em que Lucy, a protagonista, ao viajar no tempo e encontrar com seus amigos em suas versões passadas percebe que todos aqueles de pele preta não podem desfrutar de bailes, jantares e de até mesmo do saber de ler e de escrever. Na atualidade, ainda são observadas situações negadas à pessoas com tom de pele mais escuro, visto que, apesar de previsto no Código Penal brasileiro, ainda são observadas situações onde pessoas pretas não são contratadas em virtude de sua cor. Com isso, é perceptível que é negado o acesso a uma vida digna aos cidadãos como prevê a Carta Magna.”

    Eu usei os seus elementos, mas não aconselharia usar o filme como repertório porque ele necessita de muitas linhas que poderiam ser usadas para melhorar a defesa do seu ponto de vista.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Novamente, você não utiliza um tópico frasal.
    Sua estrutura do desenvolvimento é a mesma da anterior, você pode analisar o desenvolvimento que fiz para ti se precisar de algo.

    CONCLUSÃO
    Sua conclusão está excessivamente longa, você irá perder muitas linhas escrevendo desse jeito. Além disso, você perderia pontos pois não colocou alguns elementos necessários. Irei dar um exemplo de conclusão sucinta e ótima para o ENEM, que não lhe faça perder nenhum ponto.

    “Portanto, visto que pessoas pretas e pardas possuem seu direito de experimentar uma vida digna é continuamente negado, é de suma importância que haja intervenção. Com isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais brasileiras, juntamente com o da Economia e o da Justiça, proporcionarem educação em quantidade e qualidade para o corpo social, através de políticas públicas que determinem que, no mínimo, 50% das vagas no ensino fundamental, médio e superior sejam preenchidas por pessoas não brancas, visando a diminuição da falta de acesso à educação. Nesse viés, será possível iniciar uma sociedade em que o alcance igualitário é uma realidade e que todos possam desfrutar do conhecimento assim como a personagem Anne.”

    Ainda assim, a conclusão fica longa, pois usei os seus próprios elementos.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Você ainda possui um longo caminho pela frente, mas irá conseguir. Preste muita atenção na estrutura e não tente colocar uma infinidade de repertórios, dois por redação está mais do que bom (apenas um é obrigatório).
    Acredite, eu estava na mesma situação que você está uns meses atrás, mas ainda dá tempo. Foque no simples, a redação não é um bicho de sete cabeças e eu posso provar. Irei colocar um canal do youtube pouco conhecido de um ótimo professor que desmistifica a redação do ENEM. Eu saí de 800 pra 900+ em duas semanas com as aulas dele. Veja as redações ao vivo que ele faz.
    Se precisar de ajuda, me manda mensagem. Sei o que é estar um pouco perdida. Você consegue. Outra dica é não pegar os temas muito antigos do ENEM, pois esse tema que você pegou não tem nada a ver com os que atualmente o enem utiliza. Pegue temas da internet mesmo ou desse site, visto que eles colocam um novo a cada semana.
    Bons estudos!

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  4. Boa tarde Mariane. tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar.

    Entao vamos lá!

    Introdução: Muito boa. deixou bem claro a sua tese.

    Desenvolvimento1: ótimos argumentos

    Desenvolvimento2: ótimo repertório.

    Conclusão: Muito extensa.

    C1: 200

    c2: 200

    c3: 160

    c4: 160

    c5: 200

    NF= 920

    Parabéns continue assim!!

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