O direito á moradia e a luta por habitação

  • 0

Em 1988 foi promulgada uma Constituição Federal na qual há a afirmação do direito a moradia como humano e fundamental. No entanto, há um descompasso entre a legislação e a realidade de muitos, já que é cada vez mais evidente o crescente número de desabrigados. Isso é um problema pois tal situação corrobora com a marginalização e ocupação em locais de risco, aumentando também índices criminais.

É evidente que tal problemática não é atual, visto que em 1888 quando houve a abolição da escravidão não ocorreu um programa de suporte aos negros, cujos ficaram totalmente desabrigados e desempregados. Desde então a falta de moradia e habitação vem sendo uma adversidade. Por não ter onde ficar muitas pessoas procuram outros meios de sobrevives e geralmente são meios precários e perigosos.

Desde então tal adversidade tem crescido cada vez mais. Em 1984 residentes ruralistas buscaram por seus direitos e criaram um movimento dos trabalhadores sem terra que visava realizar a reforma agrária tornando mais fácil a vida no campo. Apesar de várias leis garantirem o direito a habitação, elas não são de fato aplicadas e isso deve ser corrigido.

Segundo o filosofo Confúcio ” não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Sendo assim, é imprescindível que se faça a correção do  problema em questão; a começar pelo Governo Federal, que deve tomar uma iniciativa fazendo parcerias com grandes empresas, buscando empregar a população, diminuindo consequentemente a optação pelo crime. Divulgar e tornar mais acessível projetos como Minha Casa Minha Vida através de campanhas publicitárias impulsionados pela imprensa brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ja na introduçao voce liga a marginalizaçao com o aumento do indice de crimes,em uma redaçao do enem,a palavra seria compreendida no sentido denotativo,logo você teria que explicar o por que da marginalizaçao gerar crimes.
    No seu segundo parágrafo voce demonstrou uma perda de dominio da linguagem formal que voce adotou no primeiro parágrafo(perderia pontos no enem pela competencia de construçao do texto devido a isso).
    Na conclusão nao vejo defeitos,a citaçao de Confúcio foi uma cereja desnecessária no bolo,pois a proposta de intervençao ja estava bem redigida,mas continua sendo uma cereja e cereja é bom.

    • 1
  2. Em 1988 foi promulgada uma* Constituição Federal na qual há a afirmação do direito a* moradia como humano e fundamental. No entanto, há um descompasso entre a legislação e a realidade de muitos, já que é cada vez mais evidente o crescente número de desabrigados. Isso é um problema* pois tal situação corrobora com a marginalização e ocupação em locais de risco, aumentando também índices *criminais.
    *a
    *Há o fenômeno da crase, por isso deve-se usar o acento grave.
    *Vírgula antes de pois.
    *de
    É evidente que tal problemática não é atual, visto que em 1888 quando houve a abolição da escravidão não ocorreu um programa de suporte aos negros*, cujos ficaram totalmente desabrigados e desempregados. Desde então a falta de moradia e habitação vem sendo uma adversidade. Por não ter onde ficar muitas pessoas procuram outros meios de sobrevives* e geralmente são meios precários e perigosos*.
    *Sobreviver
    *Quais?
    *Como está a situação das pessoas nas favelas?
    *Certo, isso ocorreu mesmo, mas por que você escolheu só essa parcela da população? Eu sei e concordo que a pobreza no Brasil tem cor. Isso fica claro se a gente fizer uma leitura a partir de Casa-Grande & Senzala, passando por Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus, até chegar no carnaval deste ano, onde muitas escolas construíram seus sambas enredos baseados nessa premissa. Mas aqui é preciso que você tome posição. Além disso, há um documentário interessante sobre o processo de emergência das favelas no Brasil para você entender como esses locais surgiram e como são.
    Desde então tal adversidade tem crescido cada vez mais. Em 1984 residentes ruralistas buscaram por seus direitos e criaram um movimento dos trabalhadores sem terra que visava realizar a reforma agrária tornando mais fácil a vida no campo. Apesar de várias leis garantirem o direito a habitação, elas não são de fato aplicadas e isso deve ser corrigido.
    *Nesse terceiro parágrafo de argumentação você precisa trazer dados, busque isso para deixar sua argumentação mais forte.
    Segundo o filosofo Confúcio ” não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Sendo assim, é imprescindível que se faça a correção do problema em questão; a começar pelo Governo Federal, que deve tomar uma iniciativa fazendo parcerias com grandes empresas, buscando empregar a população, diminuindo consequentemente a optação pelo crime*. Divulgar e tornar mais acessível* projetos como Minha Casa Minha Vida através* de campanhas publicitárias impulsionados pela imprensa brasileira.
    *Mas a discussão é sobre direito à moradia.
    *Plural.
    *Através é usado no sentido de atravessar, o melhor é usar por meio, mediante.
    Proposta de intervenção tem que ter (atente para o fato que a intervenção deve ser realizada por meio de algo a médio e curto prazo).
    O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações

    • 1
  3. Olá
    A sua redação eu gostei, achei coerente e bem claro os argumentos, porém a sua critica pessoal quanto ao assunto não ficou tão clara na minha opinião, então te aconselho a além de trazer dados , citações e exemplos da realidade, traga também sua opnião pessoal, pois é muito importante, já que se trata do genêro argumentativo-dissertativo.
    Na conclusão é muito importante que tenha 5 elementos Agente: quem vai fazer algo Ação: o que vai ser feito Meio/Modo: como vai ser feito e Finalidade; com que finalidade vai ser feita aquela ação.
    Sucesso!
    .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.