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O DIREITO À LIBERDADE

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Ouve-se muito em falar sobre liberdade, porém, tendo em vista fatos ocorridos em séculos passados, pode-se concluir que, na prática, sistemas de governo totalitarista, autoritarista e a igreja, majoritariamente, condenavam o livre arbítrio, a liberdade de expressão , e que a classe operária sempre esteve em conflitos com estes sistemas que oprimem.

A igreja, entretanto, também mostrou-se muito influente na vida dos cidadãos, como por exemplo: plebeus e integrantes da comunidade LGBTQI+. Por um lado, a igreja remete a ideia de que o servo foi escolhido por Deus e, por conseguinte, trabalhará até a morte em função de Deus. Por outro lado, defende que a relação assexuada faz com que o número de pessoas diminua, pois a relação de pessoas que pertencem ao mesmo sexo não gera um outro ser.

O Brasil já esteve sob comando de um regime autoritarista, porém, em 15 de março de 1985, instaurou-se a Nova República, que foi o período em que José Sarney tornou-se o presidente da república, dando origem à democracia brasileira.

Portanto, seguindo viés do iluminismo, especialmente ao do filósofo Montesquieu, que defendia os poderes: judiciário, legislativo e executivo, a sociedade é o grande protagonista para mudar um regime opressor. Na Rússia, no século XVIII, os proletariados reivindicavam direitos trabalhistas por meio de uma revolução, ou seja, os cidadão devem, com cautela, elaborar um manisfesto de forma com que atenda às necessidades da minoria e, por consequência, conviverá em um ambiente onde os homens serão livres.

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4 Correções

  1. Você relacionou bem o tema. Possui bom repertório. Porém, faltou uma relação produtiva dele com a discussão proposta. O terceiro parágrafo ficou muito expositivo.
    A estrutura da redação está boa, só falta encaixar melhor alguns quesitos.
    I- 160
    II- 120
    III- 120
    IV- 120
    V- 120
    Nota: 640

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  2. Boa noite!
    -Seu texto tem bons argumentos, porém achei que você deveria desenvolver melhor nos parágrafos de desenvolvimento, inclusive seu 3° parágrafo está muito curto e com pouca argumentação.
    -Percebi a presença a citação do filósofo como repertório, porém lhe aconselhou não colocar na conclusão, pois a conclusão serve para você retomar sua tese e colocar sua proposta de intervenção completa, a qual percebi que está incompleta (faltou detalhamento e através de que os cidadãos farão o manifesto.
    – Há alguns erros gramaticais e erro de concordância, exemplo na conclusão você colocou “os cidadão”
    -Falta de conectivos, isto é, poucos conectivos no decorrer do seu texto.
    C-1: 160
    C-2: 200
    C-3: 120
    C-4: 160
    C-5: 120
    Total: 760
    *Espero ter ajudado!

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  3. Realmente muito boa, palavras muito bem colocadas, argumentos precisos. Mostra que tem uma bagagem de conhecimentos de uma forma geral, o que é de extrema importância para que possa passar para o corretor que quem escreveu tem conhecimento suficiente. Mas algo q percebi é que não tem uma proposta de intervenção realmente, que nos dê uma ideia de como solucionar o “problema”.

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  4. Bem , não sei bem se você levou essa redação para a narrativa ou argumentativa, mas levando em consideração o tipo de texto do ENEM (dissertação) :
    Tente não expor tanto fatos, e argumente sobre o que você pensa de tal problemática. Na conclusão não esqueça de citar um agente, ação, como será feita a ação, e sua finalidade.
    Nota: 600

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