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O direito a cidade: favor corrigir modelo enem avaliando as competências

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O direito a cidade é um assunto cada vez mais abordado, pois as cidades estão enchendo e a infraestrutura deixa a desejar, pois a super lotação na maioria das vezes causa atraso e dificuldade de acesso a recursos que a propria cidade disponibiliza
Os engarrafamentos estão cada vez maiores causando assim lentidao na cidade e atrasos algo que não se da pelo direito a cidade, sem contar com a ineficiencia dos modais que atuam no meio urbano que por muitas vezes não suportam as demandas ou encontra-se quebrados
Outra questão é a população de rua que por muitas vezes estão em situação de rua mas existem diversas residencias abandonadas, está falta de organização e distrubuição de moradia só reforça a dificuldade de proporcionar o direito a cidade, e o que mais impressiona é saber que 40% da população de rua tem emprego fixo mas por falta de gestão e alta dos preços tiveram que se submeter a tais condições
Visto que há uma grande população de rua e ao mesmo tempo residencias abandonadas o governo de cada estado deve organizar essas residencias e disponibilizar com preços reduzidos para que esses trabalhadores tenham onde morar, e outra questão é a necessidade do aumento da qualidade dos modais como BRT ou VRT trens e metrôs, alem da desmotivação da apropriação de motores proprios para que haja uma melhor mobilidade nas cidades

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4 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:80

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:120

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:80

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:140

    Dúvidas: [email protected]

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  2. Competência 1 – 80 pontos
    Demonstra domínio insuficiente da escrita formal. Apresenta diversos erros de pontuação, acentuação e concordância verbal.

    Ex 1: “O direito a (à) cidade..”

    Ex 2: “..acesso a (à) recursos que a propria (própria) cidade disponibiliza”…

    Como o corretor acima deixou claro. Porém, modelo ENEM, na minha concepção, você tiraria 880 facilmente. Pois, você consegue abordar as suas ideias com muita clareza, o que prende o leitor.

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  3. Oii!

    Competência 1 – 80 pontos
    Demonstra domínio insuficiente da escrita formal. Apresenta diversos erros de pontuação, acentuação e concordância verbal.

    Ex 1: “O direito a (à) cidade..”

    Ex 2: “..acesso a (à) recursos que a propria (própria) cidade disponibiliza”

    Ex 3: “Os engarrafamentos estão cada vez maiores causando assim lentidao (lentidão) na cidade e atrasos algo que não se da pelo direito a cidade, sem contar com a ineficiencia (ineficiência) dos modais que atuam no meio urbano (vírgula) que por muitas vezes não suportam as demandas ou encontra-se (encontram-se) quebrados (ponto)”

    Ex 4: “Outra questão (vírgula) é a população de rua…”

    Ex 5: No entanto, prefira usar outro conectivo como: ademais, além disso, outrossim, etc.

    Ex 6: “..mas existem diversas residencias (residências) abandonadas, está (esta) falta de organização e distrubuição (distribuição) de moradia só reforça a dificuldade de proporcionar o direito a (à) cidade, e (vírgula) o que mais impressiona (vírgula) é saber que 40% da população de rua tem emprego fixo (vírgula) mas por falta de gestão e alta dos preços tiveram que se submeter a tais condições (ponto)”

    • Coloque um ponto no final dos períodos.

    • Ao invés de “deixa a desejar”, use “insuficiente” ou “insatisfatório”.

    Competência 2 – 40 pontos

    Não deixou a tese explícita na introdução. Deixe claro seus principais argumentos.

    Faltou repertório na introdução (alusão histórica, citação, dado, filme, série)

    Não apresentou repertório no desenvolvimento 1.

    “..40% da população de rua tem emprego fixo mas por falta de gestão e alta dos preços tiveram que se submeter a tais condições” (De acordo com qual pesquisa?)

    Competência 3 – 80 pontos

    Seus argumentos são meio fracos, tente os articular de formar mais detalhada.

    Competência 4 – 40 pontos

    Seu texto carece de recursos coesivos, além de apresentar vícios de linguagem. Procure usar mais conectivos para interligar suas ideias e a leitura fluir melhor.

    Ex: Ao invés de: “Os engarrafamentos estão cada vez maiores…”

    Opte por: “Em primeiro plano (note o conectivo), observa-se que os engarrafamentos estão cada vez mais recorrentes..”

    (Não somente no começo do desenvolvimento, mas ao longo do texto)

    “Outra questão é a população de rua que por muitas vezes estão em situação de rua” (redundância)

    Repetição das palavras “cidade” e “rua”. Procure usar sinônimos para não perder pontos por vício de linguagem.

    Reorganize as palavras desse período:
    “Os engarrafamentos estão cada vez maiores causando assim >lentidao na cidade e atrasoslentidão e atrasos< na cidade.."

    Competência 5 – 120 pontos

    Na sua proposta de intervenção, você citou a ação, o agente, o meio e a finalidade, mas faltou detalhamento. Você propôs outras intervenções, porém apresentou somente a ação, o corretor as anularia e consideraria a que envolveu mais elementos. (Cuidado com o excesso de informação, você só precisa de uma proposta com todos os 5 elementos)

    "o governo (prefeitura) de cada estado deve organizar essas residencias.."

    Você poderia ter citado o Ministério da Infraestrutura, deixaria sua intervenção menos vaga.

    NOTA: 360

    Dê uma olhada em redações nota 1000 e use de referência para escrever novos textos. Procure também, por esqueletos de redação para ficar mais fácil de visualizar a estrutura.

    Continue escrevendo! <3

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  4. Competência 1 – 80 pontos
    Demonstra domínio insuficiente da escrita formal. Apresenta diversos erros de pontuação, acentuação e concordância verbal.

    Ex 1: “O direito a (à) cidade..”

    Ex 2: “..acesso a (à) recursos que a propria (própria) cidade disponibiliza”

    Ex 3: “Os engarrafamentos estão cada vez maiores causando assim lentidao (lentidão) na cidade e atrasos algo que não se da pelo direito a cidade, sem contar com a ineficiencia (ineficiência) dos modais que atuam no meio urbano (vírgula) que por muitas vezes não suportam as demandas ou encontra-se (encontram-se) quebrados (ponto)”

    Ex 4: “Outra questão (vírgula) é a população de rua…”

    Ex 5: No entanto, prefira usar outro conectivo como: ademais, além disso, outrossim, etc.

    Ex 6: “..mas existem diversas residencias (residências) abandonadas, está (esta) falta de organização e distrubuição (distribuição) de moradia só reforça a dificuldade de proporcionar o direito a (à) cidade, e (vírgula) o que mais impressiona (vírgula) é saber que 40% da população de rua tem emprego fixo (vírgula) mas por falta de gestão e alta dos preços tiveram que se submeter a tais condições (ponto)”

    • Coloque um ponto no final dos períodos.

    • Ao invés de “deixa a desejar”, use “insuficiente” ou “insatisfatório”.

    Competência 2 – 40 pontos

    Não deixou a tese explícita na introdução. Deixe claro seus principais argumentos.

    Faltou repertório na introdução (alusão histórica, citação, dado, filme, série)

    Não apresentou repertório no desenvolvimento 1.

    “..40% da população de rua tem emprego fixo mas por falta de gestão e alta dos preços tiveram que se submeter a tais condições” (De acordo com qual pesquisa?)

    Competência 3 – 80 pontos

    Seus argumentos são meio fracos, tente os articular de formar mais detalhada.

    Competência 4 – 60 pontos

    Seu texto carece de recursos coesivos, além de apresentar vícios de linguagem. Procure usar mais conectivos para interligar suas ideias e a leitura fluir melhor.

    Ex: Ao invés de: “Os engarrafamentos estão cada vez maiores…”

    Opte por: “Em primeiro plano (note o conectivo), observa-se que os engarrafamentos estão cada vez mais recorrentes..”

    (Não somente no começo do desenvolvimento, mas ao longo do texto)

    “Outra questão é a população de rua que por muitas vezes estão em situação de rua” (redundância)

    Repetição das palavras “cidade” e “rua”. Procure usar sinônimos para não perder pontos por vício de linguagem.

    Reorganize as palavras desse período:
    “Os engarrafamentos estão cada vez maiores causando assim >lentidao na cidade e atrasoslentidão e atrasos< na cidade.."

    Competência 5 – 140 pontos

    Na sua proposta de intervenção, você citou a ação, o agente, o meio e a finalidade, mas faltou detalhamento. Você propôs outras intervenções, porém apresentou somente a ação, o corretor as anularia e consideraria a que envolveu mais elementos. (Cuidado com o excesso de informação, você só precisa de uma proposta com todos os 5 elementos)

    "o governo (prefeitura) de cada estado deve organizar essas residencias.."

    NOTA: 400

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