Iniciante

O dilema da doação de órgãos no Brasil.

  • 0

Na série “Vis-à-vis ” é retratada ,em um de seus episódios ,a felicidade de uma idosa ao receber um coração doado.Fora da ficção, muitos brasileiros não usufruem do mesmo sentimento que a personagem , em razão do baixo índice de doação de órgãos no Brasil.Nesse sentido, esse cenário preocupante decorre da escassa abordagem da problemática ,bem como da negligência governamental.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar que o silenciamento em torno do tema contribui para perpetuação do impasse.Isso ocorre, pois não se é debatido amplamente  sobre questões relacionadas a doação de órgãos ,a exemplo de seus procedimentos ,exigências e importância. Assim, tal cenário contribui para a desinformação de grande parte da população e dos familiares dos doadores que ,por vezes, impede que a doação aconteça.Prova disso é que ,segundo dados divulgados pela “agênciabrasil”, cerca de 43% das famílias negaram o transplante pós- morte  dos órgãos de  seus parentes.

Ademais, outra dificuldade enfrentada é a  negligência governamental . Nessa perspectiva ,segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da sociedade .Contudo, ao analisar os baixos investimentos governamentais no que concerne a  promoção de infraestruturas de qualidades nos hospitais responsáveis pela assistência e transplante   dos órgãos doados ,principalmente nas regiões interioranas ,é evidente que o Estado não cumpre o seu papel. Desse modo, a má gestão governamental dificultar a agilidade e aproveitamento dos órgãos  e ,consequentemente, contribui para o aumento de cidadãos nas filas de esperas por doações.

Sendo assim,cabe ao Ministério da Saúde,em parceria com o MEC,promover uma campanha nacional de incentivo á doação de órgãos, por meio de propagandas televisivas ,entrevistas em jornais com médicos,doadores e suas famílias com o objetivo de esclarecer e desmistificar tabus acerca do tema ,bem como incentivar a solidariedade dos brasileiros no que tange à doação de órgãos. Paralelamente, o Governo Federal deve destinar verbas aos hospitais responsáveis pelas cirurgias de transplante ,a fim de promover uma melhor infraestrutura .Desse modo a realidade retratada em” vis-à-vis ” fará parte das realidades dos  brasileiros.

Compartilhar

2 Correções

  1. no primeiro parágrafo vc poderia ter usado mais do argumento, não só colocado no final como conclusão do parágrafo.
    seus argumentos são bons, mas vc cometeu alguns erros de gramática (não sei se foi pq vc n sabia ou foi erro de digitação)
    na ultima linha vc repetiu “realidade”, isso é um erro que pode ser facilmente revertido.
    amei que vc usou vis a vis, eu nem lembrava desse ep.
    só sou uma estudante, mas achei seu texto ótimo <3

    • 1
  2. Resumidamente, gostei de sua redação.
    Achei uns erros de gramática, que pode ser resolvido rapidamente. Eu senti uma falta de citação no D1, talvez se vc citasse a serie no desenvolvimento, tbm se encaixaria. (só uma opinião). Amei a conclusão.
    C1: 100
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200 = 740

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.