No nosso corpo temos 70% de água e no planeta terra também, temos tantas fontes de água que em alguns anos podem vir a secar, nas escolas devemos conscientizar as crianças e jovens a economizar água e não poluir o meio ambiente, são tantos lixões que existem no Brasil, toneladas de plástico nos oceanos e mares que não sabemos quando vai se decompor no planeta, é tão alarmante isso. A relevância desse assunto é de extrema importância para a conscientização nacional.
E umas das consequências de todo esse relaxamento das pessoas vai ser o aquecimento global e a escassez, e com isso irá ocorrer milhares de mortes pelo país.
Outra causa que ajuda para os efeitos negativos é o desmatamento e as queimadas, principalmente a da Floresta Amazônica que aconteceu em 2020, queimou cerca de 30 mil km quadrados de bioma.
Outro problema que ocorre abundantemente é a falta de reparos nos equipamentos públicos, o governo dos estados/cidades utilizam materiais mais em conta e acabam tendo vários imprevistos como: rachaduras em caixas de água, furos em canos, e casos de muitas das vezes não ter a manutenção necessária para o bom cuidado de vida dos materiais.
Situações que ocorrem também é dos cidadãos terem que ir consertar praticamente todos os dias esses problemas que o prefeito e seu governo deveriam consertar
Agora oque pode ser feito para mudarmos essas situações? Reduza a geração de lixos, se estiver com um lixo e não estiver perto da lixeira, guarde-o no bolso até achara lixeira, economize água, devemos fazer trabalhos e ações voluntárias para ajudar a natureza, devemos também coletar água da chuva e utilizar em ações do dia-a-dia.
Os governadores do estado, o presidente da República, e ministros da saúde deveriam incentivar a coleta responsável de lixo, eles tem a obrigação de ensinar e antenar a nação a usar a água da maneira correta, de passar comerciais na televisão, talvez até lançar um app com orientações para a população.
Não tem jeito a única maneira de cuidarmos da água é conscientizando as pessoas a fazerem as melhores escolhas no seu dia-a-dia, é apertando na mesma tecla sempre, é ensinando nossos filhos, para eles alertarem as próximas gerações a fazerem a escolha certa, poderia ser criado uma lei que proibisse o desmatamento, as queimadas, e as perdas de água, com 1 à 2 anos de prisão ou fiança com um preço severamente alto. Portanto fica-se a lição de cuidarmos das nossas fonte de vida que se chama água porque nós seres vivos não existiríamos sem ela.
O desperdício de água no Brasil
Compartilhar
LetíciaCostaS
Raissa, não sou especialista então darei apenas a minha opinião como estudante. Há alguns dias atrás eu escrevia redações assim como a sua, sem me atentar às competências necessárias e nem a estrutura do texto. Vi algumas aulas sobre como estruturar melhor, e como disse, ainda estou treinando para melhorar a cada dia.
Meu conselho é que faça o mesmo, sei que iremos conseguir! Estamos no caminho certo, se você está aqui é porque tem interesse em melhorar a sua nota.
Eu acredito em você, acredito na sua capacidade. Tudo que você deseja será capaz de realizar! Um abraço virtual e não desista! Continue estudando.
Bárbaraborg
Oii, o texto fico um pouco exposto e eu indicaria estudar mais a organização do texto.
Na introdução – Não é obrigatório o uso de um repertório sociocultural, mas se colocar fica muito bom. Você citou a quantidade de água que temos no corpo isso esta certo, mas você não ligou isso com o tema. O certo era Repertorio – contextualizar (ligar repertorio com tema + escrever o tema) e a Tese (2 causas ou consequências do pq esse problema ocorre). Você fala que uma das causas é a falta conscientização nacional e também da grande quantidade de lixo, **isso não ficou muito evidente, o certo era colocar uma frase só para a tese**, você poderia deixar para explicar essas causas no desenvolvimento.
Nos dois desenvolvimentos- Você já começa a falar de outras causas e outras consequências. Eu não aconselho isso . Como você colocou a causas como conscientização e grande quantidade de lixo, vc poderia falar só dessas 2 nos desenvolvimentos, ai vai ter uma melhor argumentação. Então no desenvolvimento eu aconselho colocar um tópico frasal ( contendo oq vc vai falar nesse paragrafo) + Repertorio + argumentação (aprofundar a causa- como ocorre, qm faz isso, consequências ou exemplos) .
Conclusão- Sua ideia de conclusão ficou bem boa, só aconselho organizar melhor. Com um tópico frasal+ proposta ( Agente – quem vai fazer- , Ação – oque vai fazer- , meio – por meio de que vai fazer-, finalidade – com o intuito de que- e o detalhamento – esse pode esta em qualquer uma das 4 , é dar exemplos ou explicar de uma maneira mais profunda). e no final você pode colocar uma frase retomando um repertorio ou retomando o tema.
**Eu espero ajudar de alguma forma, também to aqui pra aprender, não entendo muito bem de redação**
Pauloh_fp
Bom, cabe dizer que não sou especialista, a correção é apenas minha opinião ok?
Olha, eu gostei muito das suas ideias e do seu raciocínio, porém, o que eu chamaria a atenção é para a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. E por isso gostaria de abordar alguns pontos quanto ao seu texto:
-quantidade de parágrafos: em uma redação, o ideal de quantidade de parágrafos é de 3 a 4, sendo eles: introdução, desenvolvimentos e conclusão, nesta ordem
-atenção para a sequência lógica da redação, em alguns momentos você da uma ideia de conclusão mesmo estando no começo do texto, e vice-versa
-tente fechar seus argumentos, algumas vezes você só joga os dados e argumentos no texto mas não os conclui, fica com algumas lacunas
-não se inclua na redação!! ela deve ser redigida em um texto impessoal, lembre-se disso
Se eu pudesse dar uma dica, diria para você tentar estudar um pouquinho a parte teórica da estrutura da redação sabe, acho que vai te ajudar a organizar suas ideias. Elas são muito boas, cabe agora a conseguir organizá-las, tenho certeza que você vai longe assim. Parabéns e continue estudando! :)