O desmatamento na Amazônia e suas consequências

  • 0

Na série ‘‘Aruanas”, três amigas líderes de uma ONG (Organização não governamental) lutam pela preservação do meio ambiente investigando uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia. Fora das telas é possível perceber uma condição bem parecida no que concerne ao desmatamento da mesma. Sob este viés, há fatores que devem ser levados em consideração: a destruição da maior floresta tropical do mundo e como isso pode atingir a sociedade.

Mormente, é importante abarcar como este estorvo pode impactar no aumento do aquecimento global e causar sérios danos à biodiversidade. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em agosto de 2019 o desmatamento na Amazônia aumentou 222%. Isso ocorre devido principalmente à pecuária, o gado criado para a produção de carne é um enorme agravante para o desmatamento, novamente de acordo com um estudo divulgado em 2011 pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 62,2% dos 720 quilômetros de áreas desmatadas na floresta amazônica foram ocupados por pastagens. Sem contar na extração de madeira para fins comerciais, queimadas e mineração.

Em consequência disso, são vários os impactos gerados, como a destruição do habitat natural de muitas espécies, erosão dos solos, extinção dos rios, desertificação e a intensificação do efeito estufa; causando assim o derretimento das calotas polares e doenças respiratórias. Nessa perspectiva, de acordo como José Ortega Y Gasset – ensaísta e fundador da Escola de Madrid — ‘‘Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo’’. Esta frase cai como uma luva no assunto abordado, é necessário que se imponham limites para que existam benefícios tanto para o homem quanto para a natureza em que habitam.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. O Governo juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve adotar maior efetividade na cobrança do Imposto Territorial Rural. Outra alternativa eficaz seria a expansão da moratória da soja para o Cerrado e o reflorestamento das áreas. Também há a necessidade da ação social, uma possibilidade que deveria ser levada em consideração é a redução do consumo de carne; assim não existiria a necessidade da criação de mais pastos. Dessa forma, uma produção mais sustentável e conscientizada fará parte da realidade do mundo contemporâneo.

ficarei muito grata se puderem corrigir minha redação baseado nas competências do ENEM e dando nota, toda ideia de melhoria é bem-vinda.

Compartilhar

9 Correções

  1. Olá,sou uma aluna como você e vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    .Desvio no uso de vírgula.
    .Amei a alusão feita à série Aruanas,se enquadrou perfeitamente ao tema.
    .No segundo parágrafo você poderia ter utilizado somente um dado de pesquisa para evitar excesso de informação.Além disso,isso evitaria com que o texto ficasse expositivo.
    .Faltou um conectivo no terceiro parágrafo.Na frase:”…esta frase cai como uma luva…”.
    .Na sua primeira proposta de intervenção senti falta de um conectivo de finalidade e outro para esclarecer o meio que a ação será passada ,ex:”por meio de,por intermédio de”.
    .Na conclusão, seria interessante que você retomasse a alusão feita à série Aruanas, o texto ficaria mais cíclico.
    .Você escreve muito bem e seu vocabulário é muito extenso e diversificado. Parabéns e continue assim!😊

    • 1
  2. Gostei muito da sua redação, quando vi que você tinha citado a série “Aruanas”, me deixou mais animada ainda para ler. Seus argumentos foram bem pontuados usando dados estatísticos, o que achei bom. Sua conclusão também foi boa, citando os ministérios.
    OBS. : não sou boa nisso de corrigir redação, mas acho que você foi bem.

    • 1
  3. Cuidado com a utilização dos pronomes “este” e “esse”: este antecede, esse repete. Cuidado também ao utilizar o termo “da mesma”, pode gerar ambiguidade, como foi exemplo no primeiro parágrafo, pode dar a entender que você falou das telas.
    Na segunda vez que citou o INPE, no segundo parágrafo, não era necessário escrever o nome todo, já tinha colocado anteriormente, e, além disso, poderia ter exemplificado como o gado danifica o solo, como por exemplo pela compactação do solo.
    No terceiro parágrafo, mais uma vez o pronome demonstrativo, além disso, procure não usar expressões informais como “cai como uma luva”, as quais podem empobrecer o texto, e, novamente, trazer ambiguidade.
    A proposta de intervenção está de acordo com o tema, porém, há certa falta de detalhamento, como meio e forma de aplicá-la, além de ter adicionado uma informação não abordada anteriormente, o Imposto Territorial Rural, o que é isso? Como funciona? É cobrado por quê? Entre outras coisas.
    Por fim, abordagens muito pertinentes, com citações interessantes e, de certa forma, explicadas dentro do contexto. Porém, há erros de Português que empobrecem um pouco o texto.
    Comp1: 160
    Comp2: 180
    Comp3: 160
    Comp4: 160
    Comp5: 140
    Espero ter ajudado!

    • 1
  4. olá
    Lendo seu texto, irei avaliar com meus conhecimentos a sua Redação
    1-Domínio da escrita formal da língua portuguesa:
    160-Demonstra bom domínio da modalidade da escrita formal, com poucos desvios gramaticais e boa escolha de registros a serem apresentados
    2-Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200-Desenvolve o tema por meio de argumentos consistentes, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta domínio sobre o texto dissertativo-argumentativo
    3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160-Apresenta informação, opiniões e fatos sobre o tema de forma organizada, em defesa do seu ponto de vista.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160-Articula as partes do texto, com poucas inadequação, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5-Respeito aos direitos humanos
    200-Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada relacionada ao tema e articula a discussão desenvolvida no tema.
    pontuação total: 880
    Espero que tenha ajudado

    • 1
  5. Olá, giovlodger
    Introdução: Repertório pertinente ao tema. Não é recomendado usar ( Do mesmo, a mesma..) na redação, procure usar sinônimos ou outra forma de mencionar o que já foi dito antes.
    Faltou desenvolver mais o contraponto entre a série e a realidade.
    “Sob este viés”.. No lugar de ESTE deveria ser ESSE. Usamos “este” para introduzir uma informação.
    Desenvolvimentos: Você trouxe 2 repertórios em um único parágrafo, isso não é errado, mas comprometeu o desenvolvimento do teu texto, então, nesse caso não foi apropriado.
    “o gado criado para a produção de carne é um enorme agravante para o desmatamento” Porque? No momento em você deveria seguir nesse fluxo, o seu argumento foi fragmentado. Perdeu a coerência.
    “como este estorvo pode impactar no aumento do aquecimento global” Como? Isso é parte da sua tese.. Ao longo do texto ela deve ser defendida, quando você não responde o questionamento, mais uma vez quebra conexão do texto.
    ” cai como uma luva” Não use essas coloquialidades, a redação requer a norma culta.
    Cuidado com períodos muito longos.
    Toda vez que você pontuar.. conectivo. Pontuou, conectivo. Sempre.
    Conclusão: Ela tem um roteiro. Precisa de Agente, Ação, modo de ação, finalidade, detalhamento e a conclusão de fato. Você disse quem e o que, mas o resto não. O ideal é fazer uma proposta bem completa.
    Você trouxe várias alternativas de forma aleatória, isso prejudica a progressão do texto, segundo a correção do Enem.
    C1- 120
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 120
    C5- 80
    Total: 640

    • 1
  6. Olá, não tenho muitos conhecimentos sobre redação, comecei a estudar faz pouco tempo. Porém a sua mim serviu como inspiração,mim da muito medo as ideias foge da mente, mas estou tentando e vê a sua hoje mim deu vontade de começar a minha. Parabéns👏
    E busque sempre melhorar, é o que meu professor sempre mim fala.

    • 0
  7. Boa noite! Lendo seu texto pude observar: bom domínio da língua padrão portuguesa, acentuação correta e domínio de argumento.
    Contudo, apesar do resto está bem desenvolvido e estruturado, eu acho que você deveria trabalhar mais sua tese, ela está muito fraca para os seus desenvolvimento. Outra coisa, seria interessante você usar os dados que você deu, no primeiro parágrafo de desenvolvimento, argumentando e explicando mais. Conclusão, perfeita!
    Texto dissertativo argumentativo:900

    • 0
  8. Oi tudo bem ? Nao sei muito sobre redação Estou começando a estudar sobre isso, porém tenho certeza que sua redação está perfeita com argumentos lógicos e válidos uma boa escrita e domínio quase total da língua portuguesa, sua redação serve para mim aprender mais como fazer uma boa redação obrigado

    • 0
  9. O texto apresenta argumentos e parágrafos bem desenvolvidos, uma introdução bem feita e uma proposta de intervenção que atende a todos os requisitos. Também não notei nenhum erro gramatical,para mim baseado nas competências do enem sua nota seria:
    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:160
    C5:200
    Média: 920
    Parabéns pelo desempenho,só mude esses detalhes que em breve chegará em mil.Boa sorte nos estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.