O desmatamento da floresta e o surgimento de novas doenças

  • 0

No Egito antigo, havia uma forte cultura entre os seres humanos e a natureza, tanto que vários Deuses possuíram forma de animais. Os animais eram encarnação dos próprios Deuses e acreditava – se que o homem deveria viver em harmonia com a natureza para sempre. Hordiernamente, o cenário do mundo não é mais o mesmo, o desmatamento da natureza vem crescendo e consequentemente surgindo uma série de doenças. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a nossa sociedade.
Em primeira análise, o homem é um dos principais causadores do desmatamento nas florestas, e com isso, novos vírus surge e se expande para o mundo. Em 2015, a equipe do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( IPEA) falou que, para cara 1% de floresta derrubada por ano, os casos de malária aumentavam 23%. O governo precisa tomar as providencias cabíveis para este quadro.
Os donos de grandes empresas também é um dos motivos do desmatamento nas florestas. Segundo o economista Hugo Penteado: ” A busca excessiva pelo lucro, cega as grandes empresas quanto os impactos na natureza. Algumas empresas se importam tanto com o dinheiro, que elas negligênciam o meio ambiente.
Diante dos fatos supracitados, urge que medidas sejam tomadas para a mitigação desse entrave. O Ministério do Meio Ambiente poderia criar uma lei onde proíbe que o homem destruam florestas para construir prédios e criar um projeto: “Não ao desmatamento” através de verbas governamentais, onde os agentes de defesa ambiental entregue panfletos sobre o meio ambiente e fazer palestras nas escolas, ruas e bairros sobre o meio ambiente. E assim, o mundo voltaria a ser como no egito antigo.

Compartilhar

5 Correções

  1. Bom dia, Li seu texto e vou fazer as observações que eu acho válidas, mas eu não sou nenhuma profissional, estou aqui para aprender e me aperfeiçoar.

    Sobre a competência 1, é bom ficar atento a erros ortográficos e gramaticais, cada vírgula e acento faz diferença em uma redação. Também importar frisar que é bom evitar fazer o texto na primeira pessoa, alguns dos seus verbos estão nas primeira pessoa do plural. Fiquei confusa com o seu uso de aspas, já que só três foram usadas e elas precisam estar em pares

    Conclusão – você foi breve e apresentou uma solução rasa, é sempre bom ser original nessa parte e fazer o detalhamento preciso.

    Agente: ( quem vai fazer ) -> agentes da defesa ambiental
    ação ( o que vai fazer ) -> entregar panfletos e fazer palestras em escolas, ruas e bairros
    meio/modo ( como vai ser feito ) -> ( ?) você não explica como esses agentes vão ir para as escolas fazer essas palestras, o ministério da educação deveria ter relação com isso
    finalidade ( para que vai ser feito ) -> você não explica com a função, qual é o objetivo de entregar os panfletos e fazer essas palestras?
    detalhamento ( explicar mais sobre a ação ) -> ( ? ) sobre o que deve ser feito, você deve dar detalhes, e de forma original, invés de ser algo que já costuma acontecer atualmente e que não mostra muito resultado, a conscientização é importante mas não adianta com quem não se importa com isso e continua infringindo a lei.

    Parabéns pelo seu texto, continue praticando e eu espero ter te ajudado, grande abraço!

    • 2
  2. Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

    Sua nota nessa competência foi: 120
    COMPETÊNCIA 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

    Sua nota nessa competência foi:120
    COMPETÊNCIA 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Sua nota nessa competência foi: 120
    COMPETÊNCIA 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Sua nota nessa competência foi:160
    COMPETÊNCIA 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Sua nota nessa competência foi:120.
    TEM ALGUNS ERROS Q PODE M SER ARRUMADOS, MAS CONTINUE ASDIM.. TU TA NO CAMINHO CERTO PRA ENTRAR NO CURSO Q TU QUERES…. ESPERO TER AJUDADO😊😊😊

    • 1
  3. Olá, vou citar as notas em cada competência do Enem seguidas de suas respectivas justificativas:

    C1- ela avalia sua escrita: 160 pontos.
    Há vários erros de concordância verbal no texto quanto às flexões de número, o pronome relativo “onde” esta sendo usado de forma incorreta, você não deve usar a em hipótese alguma a primeira pessoa do singular ou do plural no texto, e faltou o fechamento das aspas na citação do economista.

    C2- ela avalia o entendimento do tema e do formato do texto: 160
    Embora você tenha dominado a estrutura do texto você não trabalhou bem o tema.

    C3- ela avalia sua argumentação e repertório: 40
    Essa estava bem complicada de avaliar, você cometeu equívocos como tratar o Egito antigo de forma idealizada, como se ele fosse uma sociedade perfeita no que se refere à preservação do meio ambiente sendo que a realidade era exatamente o oposto disso, além de que a malária é uma doença causada por um protozoário, acho que do gênero plasmodium, e não uma virose como você disse no argumento 1, a forma como você ligou os seres humanos ao desmatamento também está esquisita pois este problema ambiental é uma consequência direta e única da ação humana, além disso, o único conhecimento coerente que você trouxe, a citação, simplesmente não foi desenvolvido no texto.

    C4- ela avalia a estrutura do texto, parágrafos e períodos:160
    Faltam algumas conjunções no texto que deveriam unir determinados períodos a outros.
    C5-ela avalia a proposta de intervenção:120
    Eu nem sei se sua proposta seria aceita pelos corretores uma vez que ela puramente uma utopia, não dá para frear o desmatamento como você explicito e mesmo que fosse possível ela foi escrita de forma superficial.

    Total:640
    Eu recomendo que revise a historia do Egito pois parece não ter entendido esse assunto muito bem, estude concordância e regência, leia algumas redações que tiraram mil e tome mais cuidado com o que utiliza como argumento, além disso sua proposta de intervenção precisa ser algo de fato aplicável.

    • 1
  4. Primeiro parágrafo: você começou bem apresentando uma alusão histórica e relacionando com o mundo atual

    Segundo parágrafo seus argumentos estão fracos e não são convicentes. Procure melhorar na estrutura do texto
    Tópico frasal+análise crítica + conclusão do argumento

    Conclusão: recapiturar tudo que argumentou e elaborar uma proposta de intervensão que seja totalmente relacionado com o que você falou e que seja amplamente aplicável. Também precisa seguir criteriosamente os aspectos: ação, agente, modo e finalidade

    • 1
  5. Olá, bom encontrei alguns erros de concordância como por exemplo no primeiro parágrafo da introdução “novos vírus surge e se expande para o mundo”, surge e expande referem-se aos “novos vírus” que estão no plural, devendo ser substituídos por “surgem” e “expandem”. Outro exemplo é em “Os donos de grandes empresas também é um dos motivos do desmatamento nas florestas”, o verbo de ligação é deveria concordar com o sujeito “os donos de grandes empresas” que está no plural, tendo que ser substituído por “são”.
    Além disso sua conclusão está meio equivocada, já existem leis de proteções ambientais que proíbem tais ações, porém não são bem fiscalizadas e respeitadas, você poderia ficar nesse reforço de fiscalização e em punições mais severas para o descumprimento das mesmas. Outra coisa, a entrega de panfletos é algo que agride o meio ambiente uma vez que o papel usado em suas fabricações necessita do desmatamento de árvores, e muitas vezes as pessoas jogam no chão e poluem cada vez mais o meio ambiente, acho que os panfletos poderiam ser substituídos por campanhas e comerciais digitais, além de palestras e ensino nas escolas sobre a conscientização. Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.