Iniciante

O desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade

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Nota-se que o desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade não é um problema novo, mas ainda sim preocupante. A obsolescência programada e o excesso de lixo são desafios de um mundo modernizado que põe em risco a sustentabilidade do planeta. Tendo em vista tais problemas para a humanidade, é imprescindível que haja soluções afim de reverter a situação presente.

A obsolescência programada é um fenômeno industrial que teve origem em 1930 e é o principal responsável pelo excesso de entulho no mundo. Ela programa o produto para durar um determinado período de tempo, fazendo o consumidor comprar cada vez mais, contribuindo assim para o lucro das empresas e atrapalhando o desenvolvimento sustentável do planeta, uma vez que o lixo é descartado de maneira indevida a saúde do meio ambiente corre riscos.

No que diz respeito ao excesso de lixo, é notável os malefícios do mesmo para o ecossistema. Antes da Revolução Industrial os materiais descartados consistiam em sua maioria de matéria orgânica, hoje o lixo eletrônico é um dos mais encontrados, eles são difíceis  de reciclar e possuem um material ligeiramente toxico que pode contaminar a água ou os alimentos dos seres vivos, causando complicações no organismo.

Portanto, é mister que tomem providencias para reverter o quadro citado. É importante que o consumidor saiba sobre o produto que estar adquirindo, cabe as empresas deixar claro através de manuais simplificados e da assistência técnica do produto. É preciso também que ONG’s juntamente com educadores ensinem a maneira correta de descartar o lixo por meio de palestras interativas nas escolas e promovam grupos voluntários para limpar as ruas.

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3 Correções

  1. Algumas estruturas soam confusas (principalmente em relação à causa e consequência) como “…desenvolvimento sustentável do planeta, uma vez que o lixo é descartado de maneira indevida a saúde do meio ambiente corre riscos”. Uma dica seria definir melhor os parágrafos. Por exemplo: “…desenvolvimento sustentável do planeta. Uma vez que o lixo é descartado de maneira indevida, a saúde do meio ambiente corre riscos.
    Há também alguns erros gramaticais, como a falta de vírgula no trecho citado.
    O último parágrafo (da proposta de intervenção) pode ser enriquecido, sendo introduzido por uma síntese do assunto discutido e com detalhamentos. Recomendo uma frase fecho para a redação não acabar de forma brusca, mas com traços autorais.
    No mais, é uma redação que deixa clara, em sua estrutura, as principais características de uma redação no modelo Enem (tema, tese argumentos, proposta de intervenção etc…). Continue praticando.

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  2. Redação ficou boa, apresentou bem o seu ponto de vista, está bem planejada.
    Mas sentir falta de conectivos para tornar seu texto mais coeso…
    Sua proposta de intervenção ficou um pouco vaga na minha opinião, pois você não deixou muito claro como vai ser feito essa mudança, seu agente ficou genérico, procure usar órgãos públicos, mostre melhor a ação que vai ser feita, e coloque um detalhamento também.
    Você escreve bem, mas aconselho melhorar esses aspectos que mostrei
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  3. Você escreve bem.

    Sua introdução está boa, porém faltando os 4 períodos e a inexistência de conectivos.

    Seus desenvolvimentos estão bons, mas falta ter os 4 períodos interligados por conectivos.

    Sua intervenção está boa, e nas próximas deve fazer com todos os elementos que pede uma intervenção e usar os conectivos.

    Dica: Tente não usar nas redações do Enem palavra terminadas em: …ndo, que são verbos gerúndio.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160

    Nota Final
    700

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