O desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas brasileiras.

  • 0

É notório que os meios educacionais buscam o desenvolvimento dos estudantes, visando sua melhor formação profissional, de forma que, atualmente, a aprendizagem não se baseie somente nos livros e comece a inserir o estudo das habilidades socioemocionais como importante fundamento para uma boa educação. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da importância e das consequências geradas por esse fator.

Cabe mencionar, primeiramente, o que são as habilidades socioemocionais e sua relevância para as escolas brasileiras. Tal assunto compreende diversas formas que o homem possui para lidar com suas emoções e, de acordo com Cristina Favaron Tugas, Diretora Pedagógica do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), “essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, de maneira que, no caso, poderão influenciar positivamente na vida dos estudantes.

Em segundo plano, pode-se analisar as consequências geradas por tal fator. Trabalhar as habilidades socioemocionais auxiliará na realização dos trabalhos em grupo, no diálogo, na resolução de conflitos e na cooperação, promovendo o respeito com o outro, o que interfere diretamente na maneira que os estudantes atuarão no ambiente escolar e na vida em sociedade, com conceitos como responsabilidade, resiliência e determinação. Entretanto, esse princípio ainda não é trabalhado com excelência nas escolas brasileiras.

Diante disso, percebemos que as habilidades socioemocionais são uma causa importante a ser trabalhada e deve ser desenvolvida para uma vida melhor. No Brasil, ainda é necessário adequar-se a esse sistema de ensino e, para isso, órgãos como o Conselho Nacional de Educação (MEC) devem elaborar a inserção intencional de práticas pedagógicas com o objetivo inicial de desenvolver as habilidades socioemocionais com os alunos para seu sucesso escolar e posteriormente influenciar a sociedade de maneira positiva. Assim, poderá ser formado um ambiente mais organizado e respeitoso.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite Hinata12! É notório que você escreve e argumenta bem, porém, você deve levar em questão que o Enem parte de um problema social em suas redações, dessa forma, a sua redação não apresenta uma problemática a ser resolvida. Nesse contexto, você apenas exaltou a inserção de habilidades socioemocionais nas escolas brasileiras, mas, qual o problema proposto?
    A sua redação está bem escrita, na introdução é necessário que haja uma tese (sua opinião) sobre o tema proposto, lembrando que deve ser escrita de forma subjetiva, porém, acredito que na sua redação não há como uma haver uma tese explícita, visto que você não apresentou problema algum sobre o tema.
    Minha sugestão é que você pratique redações estilo Enem com problemas sociais, pois desta forma é possível identificar seus erros e acertos em relação ao tema proposto. Dessa forma, espero que suas redações fiquem cada vez melhores!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.