Iniciante

O desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável no Brasil

  • 1

Com o passar dos anos, a mobilidade urbana tem se tornado um assunto de crescente visibilidade. A partir disso, infere-se a necessidade de rever os veículos utilizados pela população: se esses são benéficos para o ser humano e o meio ambiente, e se a infraestrutura dos estados está preparada para transportes mais sustentáveis.

Primeiramente, deve-se levar em consideração os veículos que consomem diesel e gasolina, como os ônibus e os carros, respectivamente. Apesar de que esses são transportes da cultura brasileira, trazem grande prejuízo à saúde humana e ao meio ambiente, pois a queima de combustíveis fósseis contribuem para o aquecimento global. Consequentemente, a poluição cresce e a saúde respiratória das pessoas fica comprometida.

Ademais, para que o uso de veículos sustentáveis se propague no país, é preciso refletir que a infraestrutura das cidades é desenvolvida para determinados tipos de transportes. O aumento de ciclovias, por exemplo, geralmente não é considerado prioridade, o que faz com que a utilização de bicicletas pelos cidadãos no dia-a-dia não seja comum, e isso deve ser revisto, pois a bicicleta é um meio prático, barato e saudável de locomoção.

Portanto, é essencial que o Governo Federal busque novas opções de combustivéis vegetais ou de fontes alternativas, para os ônibus e carros. Além disso, o Ministério da Infraestrutura deve reorganizar o planejamento urbano das cidades, ao lado das prefeituras, criando mais ciclovias. Assim, o ar se tornará mais limpo e o brasileiro será mais saudável.

 

(POR FAVOR, deem a nota em cada competência, e expliquem o pq. Muito obrigada).

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Melissa ótima redação, no entanto a introdução falto algo talvez, algum alusão ou citação, para criar um engajamento, hoje já existem combustível de fontes naturais como por exemplo Gás natural, Xisto betuminoso, Carvão, Gás liquefeito propano (GLP)… O que é sempre bom pesquisar antes da redação, o que poderia ter sido dito é como poderia ser introduzido isso no meio de transporte diário da população, qual seria o agente de introdução como seria feito, que tipo de infraestrutura você acha que seria ideal para receber veículos sustentáveis… Você escreve muito bem, e a redação está muito boa só faltou alguns detalhes, eu não sei avaliar totalmente as competências, mas se eu fosse ti dar uma nota daria pelo menos uns 750.

    • 2
  2. Olá, em geral, gostei muito do seu ponto de vista e da sua defesa. Porém faltou o uso de repertório e tópico frasal no seu desenvolvimento aí acabou deixando a redação um pouco pobre…
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160 (faltou o detalhamento na minha opinião)
    Total da nota: 720.

    • 1
  3. Com o passar dos anos, a mobilidade urbana tem se tornado um assunto de crescente visibilidade. A partir disso, infere-se a necessidade de rever os veículos utilizados pela população: se esses são benéficos para o ser humano e o meio ambiente, e se a infraestrutura dos estados está preparada para transportes mais sustentáveis.(2)

    2 – tese

    Primeiramente, deve-se levar em consideração os veículos que consomem diesel e gasolina, como os ônibus e os carros, respectivamente(4). Apesar de que esses são transportes da cultura brasileira, trazem grande prejuízo à saúde humana e ao meio ambiente, pois a queima de combustíveis fósseis contribuem(3) para o aquecimento global. Consequentemente, a poluição cresce e a saúde respiratória das pessoas fica comprometida.
    3 – contribui
    4 – na tese você disse que veria se os veículos são benéficos ou não para a saúde e meio ambiente. Por isso, no início do D1 deveria ter retomado essa intenção.

    Falta uso de repertório no seu texto.
    Ademais, para que o uso de veículos sustentáveis se propague no país, é preciso refletir que a infraestrutura das cidades é desenvolvida para determinados tipos de transportes. O aumento de ciclovias, por exemplo, geralmente não é considerado prioridade, o que faz com que a utilização de bicicletas pelos cidadãos no dia-a-dia não seja comum, e isso deve ser revisto, pois a bicicleta é um meio prático, barato e saudável de locomoção.

    Falta desenvolver mais algumas informações, por exemplo:
    Por que o aumento das ciclovias não é prioridade?
    Por que a bicicleta é um meio prático, barato e saudável de locomoção?

    Além da já citada falta de repertório.
    Portanto, é essencial que o Governo Federal (agente) busque novas opções de combustivéis (ação) (1) vegetais ou de fontes alternativas(5),(6) para os ônibus e carros. Além disso, o Ministério da Infraestrutura(agente) deve reorganizar o planejamento urbano (ação) das cidades, ao lado das prefeituras, criando mais ciclovias. Assim, o ar se tornará mais limpo e o brasileiro será mais saudável.(finalidade)
    1 – combustíveis
    5 – você não havia falado sobre isso no decorrer do texto.
    6 – sem vírgula

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.