Iniciante

O desenvolvimento da educação socioemocional nas escolas brasileiras

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No ano de 2020 tornou-se obrigatório o ensino da educação socioemocional nas escolas brasileiras, tanto nas públicas quanto nas privadas. Desse modo, tal tema deve ser abordado em sala de aula com o intuito de desenvolver a empatia dos alunos uns pelos outros, como também para auxiliar o estudante a compreender seus próprios sentimentos e se portar bem no seu futuro emprego.

Primeiramente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde há uma grande possibilidade de que em 2030 a depressão seja a doença mais comum do mundo. Portanto, os professores e os alunos precisam debater a respeito do bullying e da importância da empatia, pois as ofensas entre os jovens podem se agravar de modo brutal a ponto de criar feridas emocionais que consequentemente geram uma depressão.

Ademais, a escola tem a responsabilidade de preparar o estudante para a carreira profissional, mas ainda observa-se que a instituição mantém o foco nas disciplinas curriculares mais antigas, quando é preciso que a adaptação ao ensino da inteligência socioemocional acelere. Ou seja, é preciso que haja um treinamento sólido dos educadores para ensinar aos alunos questões como equilíbrio emocional e manutenção de bons relacionamentos no ambiente de trabalho.

Finalmente, é essencial que as escolas estejam prontas para administrar o ensino socioemocional, obtendo a ajuda do Ministério da Educação quanto à qualificação dos docentes na abordagem de assuntos como bullying, doenças mentais e capacitação no trabalho. Assim, o Ministério deve oferecer materiais didáticos e cursos sobre inteligência emocional aos educadores, a fim de capacita-los para ensinarem seus alunos a conexão com suas próprias emoções e as do próximo.

 

P.S.: Corrijam conforme as 5 competências e exponham as notas, por favor. Muito obrigada!

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2 Correções

  1. * a palavra “bullying” tem que vim entre aspas
    * ” mas ainda observa-se ” => mas ainda se observa (segunda linha, terceiro parágrafo)

    Eu percebi que em muitas partes do texto você colocou pequenas propostas de intervenção. Deixe isso apenas para o último parágrafo. Ao invés daquilo, tente reescrever num cenário sem essa proposta de intervenção, exemplos:

    **No ano de 2020 tornou-se obrigatório o ensino da educação socioemocional nas escolas brasileiras, tanto nas públicas quanto nas privadas. Porém, em muitas salas de aula, a empatias dos alunos, uns com os outros, não é desenvolvida. O que é um problema, porque, sem esse desenvolvimento, o “bullying” continuará acontecendo nas escolas. Outrossim, a falta de treinamento dos professores e pedagogos para o ensino da educação socioemocional, intensifica esse obstáculo.

    **Ademais, é perceptível que a escola não assume a responsabilidade de preparar o estudante para a carreira profissional, focando ainda nas disciplinas curriculares mais antigas. Dessa forma, ao negligenciar o treinamento sólido de educadores para ensinar aos alunos questões como equilíbrio emocional e manutenção de bons relacionamentos no ambiente de trabalho, a escola cria vários obstáculos para a vida desse estudantes, dado que, eles terão muita dificuldade nas entrevista de emprego e vida profissional.

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 140

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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