A telenovela “Maria do Bairro” narra o cotidiano da jovem Maria que mora em um bairro localizado na periferia da Cidade do México, onde ela também trabalha como catadora de material reciclável em um aterro sanitário. Assim, durante algumas cenas, tornou-se evidente como a população daquele local descartava o lixo incorretamente. De maneira análoga à telenovela, muitos brasileiros sofrem com o descarte incorreto de resíduos no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à negligência educacional e à passividade governamental.
Sob esse viés, é lícito postular a negligência educacional como fator impulsionador para a perpetuação do descarte incorreto de lixo no Brasil. Nessa perspectiva, conforme o pensamento do diplomata norte-americano Benjamin Franklin: “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. No entanto, os cidadãos brasileiros, muitas vezes, não têm esse conhecimento em suas vidas, haja vista que desconhecem como é realizado o descarte de cada resíduo, porque, na maioria das vezes, as escolas não tornam seus alunos cidadãos com conhecimentos além dos fornecidos pelos livros e isso se dá pela falta de investimentos advindos do próprio Estado. Logo, pelo desconhecimento da população, o descarte incorreto desencadeia um aumento de enchentes no período de chuvas, já que este é realizado em locais inadequados, o qual provoca o entupimento de bueiros e, consequentemente, o aparecimento de doenças como: dengue, zika, chikungunya, etc.
Outrossim, é imperativo pontuar a passividade dos governantes como agravante do impasse em relação ao descarte incorreto de resíduos no núcleo brasileiro. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal, promulgada em 1988, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito. Entretanto, é notório que o direito evidenciado na Constituição não tem sido algo efetivo na sociedade brasileira, visto que o descarte incorreto do lixo ainda perpetua impactos negativos para o meio ambiente brasileiro. Ademais, o ínfimo investimento governamental voltado para o aprimoramento das infraestruturas responsáveis por receber o descarte, evidencia uma deturpação no ideal da Constituição e, em consequência disso, o meio ambiente sofre com os efeitos negativos do tratamento inadequado do lixo, o que gera o desequilíbrio ambiental.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar o descarte correto de resíduos no país. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Educação, órgão responsável por garantir o conhecimento a todos, juntamente ao Ministério do Meio Ambiente, cuja função é proteger e recuperar o meio ambiente, promova o conhecimento acerca do descarte correto do lixo e a importância de tal ato desde o Ensino Fundamental, por meio de modificações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a fim de assegurar o aprendizado entre as crianças, visando impactar até mesmo suas respectivas famílias. Em seguida, é imprescindível o aumento de investimentos destinados às melhorias na infraestrutura dos locais de descarte do lixo, de modo a evitar problemas que contribuem para o desequilíbrio ambiental. Dessa forma, espera-se que a população brasileira não sofra com o descarte incorreto do lixo assim como os moradores do bairro da personagem Maria da telenovela mexicana “Maria do Bairro”, pelo contrário, que eles possam descartar os resíduos corretamente.
Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência!!
PS: Deu 30 linhas na folha manuscrita!!!
LucasValentim
Oi, tudo bem? Não me sinto muito seguro para corrigir com competência, então só vou comentar mesmo, e deixar isso para quem estiver mais capacitado.
Achei o texto muito bom, apresenta bons argumentos, há também uma boa defesa e elaboração deles, e no fim acho que como um todo o texto está bom. Só anotei algumas coisas que enxerguei e espero que ajude:
– No seu segundo parágrafo você acaba repetindo o seu primeiro argumento já apresentado na tese, algumas linhas acima. Não é um erro grave, mas acho que esse detalhe é importante, então talvez um sinônimo no lugar de “negligência” ajuda no começo do primeito desenvolvimento.
Por exemplo: “displicência educativa” ou “displicência didática”, entre outros.
– No seu terceiro parágrafo(2º desenvolvimento), há também uma repetição quando você escreve a seguinte frase: “segundo a Constituição Federal, promulgada em 1988, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito. Entretanto, é notório que o direito é evidenciado na Constituição “. Há uma repetição de “direito” e “Constituição” nas frases seguintes após você citar a constituição, talvez alguns sinônimos aqui também ajudariam.
Algumas palavras que repetem bastante:
– “ambiente”->(“Ministério do Meio *Ambiente*, cuja função é proteger e recuperar o meio *ambiente*”)
-“lixo” e – “descarte” ->(“*descarte* do *lixo*, de modo a evitar problemas que contribuem para o desequilíbrio ambiental. Dessa forma, espera-se que a população brasileira não sofra com o *descarte* incorreto do *lixo*”)
Por fim, acho que quanto mais simples e mais direto é o texto, menor é a chance de você perder no temas. Bom agora na minha humilde opinião, acredito que os desenvolvimentos precisam apresentar apenas a defesa na sua opinião e não necessariamente o que eles causam, já que a consequência é um problema já apresentado no tema da redação.