A obra Utopia, do escritor Thomas More, retrata uma sociedade perfeita caracterizada pela ausência de conflitos e problemas. Contudo, ao relacionar isso com a realidade, observa-se o contrário, uma vez que o descarte incorreto do lixo é um dos entraves presentes no Brasil. Logo, é válido analisar que os prejuízos causados à natureza e à saúde pública são consequências desse imbróglio.
É importante ressaltar, inicialmente, que a grande qualidade de lixo descartado de forma indevida impacta a harmonia natural. Segundo o filósofo Aristóteles, a única forma para alcançar a felicidade seria por meio de ações equilibradas. Todavia, compreende-se que isso não ocorre no hodierno, haja vista a imensa perda da fauna e da flora, em virtude da contaminação do solo, da água e até mesmo pela ingestão desses resíduos pelos animais. Por isso, é inadmissível que essa questão ainda pendure e a sociedade não tenha ciência de como a perda desses recursos naturais, prejudica sua própria vida.
Outrossim, cabe destacar os malefícios que a destinação irregular do lixo pode causar à saúde pública. Prova disso foi a Revolução Industrial, que não proporcionou o descarte devido de rejeitos e , consequentemente,facilitou a proliferação de doenças. Tendo isso em vista, infere-se que situações similares a essa ainda vigoram na sociedade, já que nem todos tem acesso a uma coleta de lixo adequada, o que aumenta casos de doenças e prejudica o sistema público de saúde.Dessa forma, indubitavelmente, faltam medidas efetivas para resolver essa questão.
Verifica-se, portanto, que é nacessário providências para amenizar esse impasse. Para isso, urge ao Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pelo setor, promover um plano nacional de coleta seletiva, por meio da adesão de verbas e da parceria com estados e municípios, a fim de que haja um recolhimento adequado do lixo. Ademais, a sociedade civil deve colaborar com a separação e distribuição desses resíduos para centros de reciclagem. Desse modo, aproximar-se-ia da realidade utópica de Thomas More.
IsadIniciante
O descarte incorreto de lixo como problema ambiental no Brasil
Compartilhar
Milly4038
Olá, vou analisar sua redação (Não sou especialista, mas tenho alguns conhecimentos).
Gostei muito da sua redação, da argumentação bem feita….
Nota-se que você conhece bem a estrutura, fez os períodos certinhos. Também engatou bem a proposta. Sua redação vale de 900 a 920 pontos, realmente está muito bem escrita, recomendo que não pare de treinar redação!!
Busque sempre ampliar seu conhecimento!
Você vai longe, não desista!
Esta perto dos 1000 pontos!
Ecilaali
1º Paragrafo
– no seu paragrafo vc apresentou um repertorio produtivo mas, seria interessante se vc explicasse melhor o que ele tem a ver com o tema.
– antecipação dos desenvolvimentos 1 e 2 (prejuidos causados a natureza pelo acúmulo de lixo e à saúde pública)
– seu primeiro paragrafo contem os termos essenciais: contextualização do tema, tese e antecipação dos argumentos/desenvolvimentos
2º Paragrafo
– tente explicar melhor o que seu repertório tem a ver com o tema (para te ajudar, pense que ninguém nunca ouviu falar do assunto)
– reveja os conceitos de crase.
3º Paragrafo
– cuidado com as coesões
– ao inves de “a destinação irregular d lixo”, use “destino irregular do lixo”
– ótimo repertorio
– reveja crase
-reveja o uso da vírgula
4º Paragrafo
-cuidado com o uso da coesão
– sua conclusão possui os termos: agente, detalhamento, ação, meio, efeito (faltou a retomada do tema)
– cuidado com a conjugação do “aproximar-se-ia” vc pode usar “aproximar-se”
vc escreve bem, ha poucos desvios gramaticais, uma boa argumentação, apresentação de repertorio e uma proposta condizente com o tema e os argumentos escolhidos.
C1: 160
C2:200
C3: 200
C4: 160
C5: 180
total: 900