Estudante

O descarte inadequado de lixo e o preservação do meio ambiente (ENEM)

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A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a sociedade brasileira tenha acesso aos direitos elementares importantes, como viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, mesmo diante esse arcabouço normativo, o descarte inadequado de lixo dificulta a preservação da natureza no Brasil, o que demostra limitação prática desse código legal. Nesse sentido, é conspícuo como a mentalidade capitalista figura como origem dessa vicissitude. Assim, não só o sistema educacional falho, como também a obsolescência programada aprofundam esse cenário hostil.

A falha educacional, desse modo, contribui para o descarte de lixo inadequado no país. Isso acontece porque o sistema de educação, focado na formação de mão de obra para integrar o mercado de trabalho, prioriza atividades conteudistas e secundariza as atividades que fomentam a prática do aluno, como projetos de reciclagem e conscientização social. Por conseguinte, ainda que o descarte de lixo seja tema de aulas na grade curricular estudantil, os conceitos ensinados são marginalizados, já que há uma priorização de ações teóricas e não práticas. Ademais, essa reflexão pode ser confirmada pela afirmação do filosofo Emmanuel Kant, o qual afirma que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, uma vez que não se pode esperar um cidadão pleno no tocante à conservação do ecossistema sendo que, nem mesmo mediante a educação, foi incentivada a se desenvolver nesse âmbito.

Além disso, vale ressaltar que a técnica de programar a obsolescência de um produto provoca um aumento significativo de lixo em locais inadequados. Partindo de uma perspectiva histórica, essa conjuntura foi massificada durante a Revolução Industrial, quando os grandes estoques, advindo do sistema fordista, inviabilizou o desenvolvimento econômico dos países. Esta situação que surge de um viés mercadológico para crescimento hegemônico de uma nação, se torna óbice frente à conservação ambiental, tendo em vista que a meia-vida efêmera de um produto induz a compra descontrolada de novas mercadorias e o descarte das antigas pelo corpo social pueril e, consequentemente, o acumulo de lixo nos rios, nas ruas, em lixões a céu aberto ganha ascensão de forma gradativa.

Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o quadro vigente. Dessa maneira, urge que o Ministério do Meio Ambiente disponibilize, por intermédio de verbas estatais, incentivos fiscais, como combustível, para as empresas privadas desenvolverem projetos de logística reversa, com fito de responsabilizar essas entidades na coleta e no descarte ou reutilização de produtos após se tornarem obsoletos. Outrossim, é mister que o Ministério da Educação reformule o modal educacional do Brasil, visando tornar pleno e praticável tudo aquilo que é informado teoricamente. Quem sabe assim, o equilíbrio ambiental deixará de ser apenas um texto constitucional e se aplicará à realidade brasileira.

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4 Correções

  1. O descarte inadequado de lixo e o preservação do meio ambiente (ENEM)

    A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a sociedade brasileira tenha acesso aos direitos elementares importantes, como viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, mesmo diante esse arcabouço normativo, o descarte inadequado de lixo dificulta a preservação da natureza no Brasil, o que demostra limitação prática desse código legal. Nesse sentido, é conspícuo como a mentalidade capitalista figura como origem dessa vicissitude. Assim, não só o sistema educacional falho, como também a obsolescência programada aprofundam esse cenário hostil.
    SUA INTRODUÇÃO ESTÁ MUITO GRANDE, O RECOMENDÁVEL É DE 4 A 6 LINHAS. INTRODUÇÃO MUITO BOA, PERFEITA, SÓ FALTOU DIMINUIR, DAVA PRA VOCÊ RESUMIR BASTANTE O ART 225. APRESENTOU O TEMA E O RECORTE, A1 E A2, MUITO BOM! RECOMENDO LAPIDAR O NÚMERO DE LINHAS, ISSO PODE TE DAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO A DISCREPÂNCIA DE PARÁGRAFOS E, TAMBÉM, PREJUDICAR SEUS DESENVOLVIMENTOS, QUE PRECISAM SER MAIORES QUE SUA INTRODUÇÃO E SUA CONCLUSÃO.

    A falha educacional, desse modo, contribui para o descarte de lixo inadequado no país. Isso acontece porque o sistema de educação, focado na formação de mão de obra para integrar o mercado de trabalho, prioriza atividades conteudistas e secundariza as atividades que fomentam a prática do aluno, como projetos de reciclagem e conscientização social. Por conseguinte, ainda que o descarte de lixo seja tema de aulas na grade curricular estudantil, os conceitos ensinados são marginalizados, já que há uma priorização de ações teóricas e não práticas. Ademais, essa reflexão pode ser confirmada pela afirmação do filosofo Emmanuel Kant, o qual afirma que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, uma vez que não se pode esperar um cidadão pleno no tocante à conservação do ecossistema sendo que, nem mesmo mediante a educação, foi incentivada a se desenvolver nesse âmbito.
    VOCÊ PRECISA INICIAR COM UMA CONJUNÇÃO. PAREI PRA CONTAR SUAS LINHAS, VOCÊ LITERALMENTE ULTRAPASSOU A FOLHA MEU AMIGO, KKK, LAPIDA MELHOR SUAS IDEIAS E ARGUMENTOS, VOCÊ TEM SOMENTE 30 LINHAS. FORA ISSO TÁ PERFEITO, TÊM UM PROJETO DE TEXTO, USO DE CONECTIVOS, INFORMATIVIDADE, MUITO BOM.

    Além disso, vale ressaltar que a técnica de programar a obsolescência de um produto provoca um aumento significativo de lixo em locais inadequados. Partindo de uma perspectiva histórica, essa conjuntura foi massificada durante a Revolução Industrial, quando os grandes estoques, advindo do sistema fordista, inviabilizou o desenvolvimento econômico dos países. Esta situação que surge de um viés mercadológico para crescimento hegemônico de uma nação, se torna óbice frente à conservação ambiental, tendo em vista que a meia-vida efêmera de um produto induz a compra descontrolada de novas mercadorias e o descarte das antigas pelo corpo social pueril e, consequentemente, o acumulo de lixo nos rios, nas ruas, em lixões a céu aberto ganha ascensão de forma gradativa.
    MUITO BOM

    Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o quadro vigente. Dessa maneira, urge que o Ministério do Meio Ambiente disponibilize, por intermédio de verbas estatais, incentivos fiscais, como combustível, para as empresas privadas desenvolverem projetos de logística reversa, com fito de responsabilizar essas entidades na coleta e no descarte ou reutilização de produtos após se tornarem obsoletos. DEVIA PARAR AQUI, VOCÊ JÁ NÃO TEM ESPAÇO E VAI COLOCAR MAIS UMA PI SENDO QUE ESSA PRIMEIRA PODE FICAR COMPLETA E SOLUCIONAR A1 E A2. Outrossim, é mister que o Ministério da Educação reformule o modal educacional do Brasil, visando tornar pleno e praticável tudo aquilo que é informado teoricamente. Quem sabe assim, o equilíbrio ambiental deixará de ser apenas um texto constitucional e se aplicará à realidade brasileira.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    980

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  2. diante esse –> diante desse*
    quando os grandes estoques, advindo do sistema fordista -> advindos*
    filosofo —> filósofo
    inviabilizou —> inviabilizaram
    se torna óbice – torna-se óbice
    fomentam à prática*

    Repertório legitimado, pertinente e produtivo.

    Projeto de texto —> Assim, não só o sistema educacional falho, como também a obsolescência programada aprofundam esse cenário hostil.

    No segundo parágrafo você cumpriu o projeto, falando do sistema educacional falho.

    No terceiro também cumpriu, mas achei que faltou explicar mais a relação histórica que você propôs com o argumento.

    atividades conteudistas e secundariza as atividades –> repetição de palavras. Repetição de “produto” no terceiro parágrafo.]

    Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o quadro vigente. Dessa maneira, urge que o Ministério do Meio Ambient(agente)e disponibilize, por intermédio de verbas estatais(meio), incentivos fiscais(ação), como combustível, para as empresas privadas desenvolverem projetos de logística reversa(finalidade), com fito de responsabilizar essas entidades na coleta e no descarte ou reutilização de produtos após se tornarem obsoletos. Outrossim, é mister que o Ministério da Educação(agente) reformule o modal educacional do Brasil(ação), visando tornar pleno e praticável(finalidade) tudo aquilo que é informado teoricamente. Quem sabe assim, o equilíbrio ambiental deixará de ser apenas um texto constitucional e se aplicará à realidade brasileira.(detalhamento)

    Ao meu ver, tem duas propostas incompletas.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    C2: 200

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  3. Introdução: Gostei do jeito que utilizou a constituição federal para contextualizar sua redação e mostrou que o seu vocabulário é muito rico. Você apresentou todos os componentes necessários à uma introdução e utilizou as pontuações e o uso de acentos de forma correta. Não vejo pontos negativos aqui :)
    Desenvolvimentos: O jeito que apresentou seus argumentos foram perfeitos! Você aprofundou eles e mais uma vez utilizou corretamente a norma culta da língua. Gostei da alusão ao filósofo Immanuel Kant (acho que essa foi a única coisa que vc errou, o nome dele, mas nada demais) Não vejo pontos negativos.
    Conclusão: Utilizou todos os 5 elementos na sua proposta de intervenção, cumprindo a competência 5 :)

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    Parabéns pelos 1000 pontos!

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  4. Você precisa prestar mais atenção ao uso da pontuação,especialmente no que diz respeito às vírgulas.Outro ponto é o uso de floreios,você está usando palavras de um vocabulário quase jurídico para enriquecer sua redação e isso está dando um resultado inverso ao que você esperava.Procure usar uma linguagem mais simples, menos floreada, mas sem cair no coloquial.
    O tema foi bem desenvolvido, não houve fuga e, apesar de sua argumentação ser um pouco previsível, você desenvolveu a redação de forma adequada.
    Você fez uma boa apresentação das informações e opiniões para defender seu ponto de vista,mas, e agora chamo sua atenção,aqui os floreios te prejudicaram,e muito.O corretor não vai perder tempo pensando se as palavras que você usou estão bem ou mal colocadas,vai perceber de cara que você floreou para parecer que tem propriedade ao abordar o tema.Em meio a tantos “enfeites” o cerne da questão acaba se perdendo.
    O texto foi bem articulado,com o uso suficiente dos recursos coesivos.
    A proposta de intervenção foi bem fundamentada, relacionada ao tema e sem ferir os direitos humanos, no entanto,quando você destaca o papel do Ministério da Educação, você relaciona ao assunto e não ao tema.
    Competência 1:120 pontos
    Competência 2:120 pontos
    Competência 3: 80 pontos
    Competência 4:120 pontos
    Competência 5:80 pontos
    Total:520 pontos

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