Iniciante

O descarte de resíduos no Brasil

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         A Constituição Federal garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, o descarte incorreto de lixo fere tal legislação e é um grave problema. Isso ainda persiste devido à falta de debate sobre o tema, que colabora para o surgimento e disseminação de doenças.

       Seguindo essa linha de pensamento é possível afirmar que a carência de discussão sobre o tema incentiva sua persistência. Segundo o filósofo Habermas, “A linguagem é uma verdadeira forma de ação”, logo quando a situação não é exposta e discutida com a sociedade surge então, falta de informação e consequentemente, os mesmos erros são cometidos. Sendo assim, fica clara a necessidade de mais visibilidade ao assunto.

      Por conseguinte, muitas doenças surgem e se espalham pelas cidades. Devido ao pouco conhecimento das pessoas, resíduos são inseridos em áreas inadequadas e, por causa da liberação de líquidos lixiviados e chorume, o solo e a água são contaminados. Dessa forma, os cidadãos ficam expostos às patologias transportadas por vetores, como dengue, cólera e febre tifoide.

      De acordo com os fatos apresentados é preciso buscar a resolução do problema e para isso, é necessário educar a população, com o objetivo de conscientizar e incentivar a mudança. Tal ação será realizada através do projeto intitulado como “Um fim melhor para o lixo”, onde serão organizadas palestras nas escolas e universidades, sendo elas ministradas por profissionais indicados pelo Ministério do Meio Ambiente, que apresentarão de maneira didática todo o processo sofrido pelos resíduos sólidos, desde a produção ao processamento, os impactos do lixo no ambiente e a maneira correta de descarte. Além disso, haverá distribuição de cartilhas informativas e propagandas transmitidas nos meios de comunicação, para que, a ideia seja acessível a todos os públicos. Assim sendo, o trabalho de coleta se tornará mais eficiente, devido ao apoio social, tornando a qualidade de vida adequada, da maneira que as leias ditam.

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1 Correção

  1. 1o parágrafo: Sua introdução utilizou todos os termos do recorte temático, mas o problema foi que não senti os ganchos muito bem marcados, ficaria melhor se você conseguisse deixá-los como sendo as últimas palavras do texto e mais explícitos, mas mesmo assim, sua introdução ficou boa.
    2o e 3o parágrafos: Você precisa desenvolver melhor os argumentos, não apenas colocar seu repertório, é necessário que ele seja melhor relacionado com o tema e melhor desenvolvido. Além disso, o primeiro parágrafo está maior e mais aprofundado que o segundo, portanto deveria ser colocado no lugar do segundo, já que o segundo sempre deve ser o mais aprofundado.
    4o parágrafo: Sua conclusão está maior e mais desenvolvida que o próprio desenvolvimento, até mesmo nela é visível que seus parágrafos de argumentação devem sofrer uma manutenção e aprimoramento. O desfecho está levemente desorganizado, você colocou que é necessário educar a população, mas o agente não encontra-se no texto, e com isso, você perde pontos. Eu aconselharia você a apresentar uma proposta de intervenção a apenas um problema, apenas uma ação, porque assim fica mais simples de não se perder e conseguir retratar todos os elementos necessários, conseguindo uma pontuação mais alta. Não foi usado nenhum conectivo como primeira palavra do parágrafo, o que é obrigatório no 3o e 4o parágrafos.
    Fora isso, ocorreram erros de pontuação ao longo da dissertação.
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160 PONTOS (achei 4 erros no seu texto, a cada 2 erros são descontados 20 pontos)
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 180 PONTOS
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 160 PONTOS
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação- 140 PONTOS
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 180 PONTOS

    Total: 820 PONTOS

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