O desaparecimento de pessoas no Brasil no século XXI

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A série “Bom dia, Verônica”, produzida pela Netflix, narra uma investigação sobre o desaparecimento de diversas mulheres nordestinas que chegam à rodoviária de São Paulo. De maneira análoga à série, muitos brasileiros desaparecem no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, ao silenciamento do tema e à negligência governamental. 

Sob esse viés, é lícito postular que o silenciamento acerca do desaparecimento de pessoas no Brasil incentiva a perpetuação dessa problemática. Nesse sentido, segundo o ativista político Martin Luther King, não há nada mais perigoso do que a ignorância, ou seja, o silenciamento, por gerar a ignorância, é um grande perigo para a sociedade. Desse modo, é evidente que, na maioria das vezes, o silenciamento sobre o desaparecimento contribui para a ignorância do povo, haja vista que a população, por vezes, desconhece informações sobre esse impasse. Logo, o silenciamento é um perigo, porque faz com que muitas pessoas desapareçam por não conhecerem a realidade. 

Outrossim, é imperativo pontuar a negligência governamental como fator impulsionador para o desaparecimento de brasileiros. Nessa perspectiva, conforme a Constituição Federal, promulgada em 1988, é dever do Estado garantir segurança e bem-estar a todos. No entanto, o ideal da Carta Magna, muitas vezes, não é efetivado, haja vista que ainda há muitos casos de desaparecimento de pessoas no país, evidenciando falhas na segurança pública. Com isso, devido ao descuido dos governantes pela segurança dos cidadãos, inúmeros brasileiros desaparecem e, consequentemente, têm seus direitos negligenciados. 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para diminuir o índice de pessoas desaparecidas no Brasil no século XXI. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, invista em melhorias para a segurança da população, lançando um projeto que vise explicar ao povo como acontece o desaparecimento de pessoas. Esse projeto será executado mediante os meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, os quais exemplificarão situações corriqueiras, ressaltando medidas de prevenção contra possíveis tentativas de sequestros. Assim, as pessoas serão mais atentas às situações de risco e estarão menos propensas a desaparecerem. Dessa forma, espera-se que os brasileiros não caiam em ciladas como as mulheres de “Bom dia, Verônica”.

Obs: Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!!!

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1 Correção

  1. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
    (cuidado com a repetição excessiva, principalmente no segundo parágrafo e revise os usos da vírgula)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    (ótimos pontos de exploração durante o texto, mas tente deixar mais clara qual é a sua tese e quem sabe até detalhá-la melhor, já que ela guiará todo o seu desenvolvimento)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200

    Nota final: 900/1000

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