O Brasil possui grande potencial turístico pela sua diversidade cultural e pelas belezas naturais. Contudo, apesar de tão belas paisagens o país se mantém estagnado nesse setor. Essa estagnação se deve a falta de exploração dos destinos brasileiros, baixo investimento e incentivo ao turismo por parte dos órgãos responsáveis.
De início, é importante notar que a falta de investimento no turismo é grande responsável pela lentidão no desenvolvimento do país no setor. A Embratur é o braço do Ministério do Turismo para promover o Brasil no exterior. No entanto, sua verba, já muito pequena, continua caindo, já tendo encolhido 37% desde 2011. Logo, se torna nítido que a irresponsabilidade dos órgãos responsáveis corrobora a insuficiência governamental, que estanca o crescimento do país.
Além disso, nota-se a potencialidade que o Brasil é quando se fala em belezas naturais e culturais. Considerado pelo Fórum Mundial como o país com a maior competência para o turismo natural, mesmo com grande capacidade, as riquezas naturais se fazem muito pouco exploradas, deixando assim de movimentar e gerar empregos.
Mediante os fatos expostos, é dever do Ministério do Turismo, destinar mais recursos á Embratur para maior investimento na promoção internacional do país. Paralelamente o Governo Federal deve melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos em conjunto com os Governos Estaduais, cedendo facilidades fiscais aos empresários que se comprometerem a melhorar o ambiente turístico de cada estado. Logo, com a adoção dessas medidas, espera-se que o Brasil supere este impasse.
O desafio no incentivo ao turismo no Brasil( por favor corrijam no modelo do ENEM PFVR)
Compartilhar
fabia.39
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção.
C1 200
C2 160
C3 160
C4 200
C5 200
Total 920
joacélio23
Olá, vou corrigir seu texto seguindo os critérios de correção do ENEM.
Verifiquei que a sua redação tem poucos erros gramaticais, mas nada que comprometa a estrutura sintática do texto. E acho que vc poderia alongar mais o seu parágrafo de desenvolvimento, disserte mais sobre o que voce pretende argumentar.
Quantos aos repertórios, achei-os bons, mas ressalto que nem sempre dados estatísticos podem ser usado como repertórios, uma vez que são difíceis de serem memorizados.
Quanto a sua proposta de intervenção, é bem adequada, porém, acho que vc poderia detalhá-la mais.
No mais, seu texto é bem feito e escrito rigidamente de acordo com as normas ortográficas e gramaticais.
C1 200
C2 160
C3 160
C4 200
C5 200
Total 920
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei:
nota-se a potencialidade que o Brasil é quando → nota-se a potencialidade que o Brasil tem quando
destinar mais recursos á Embratur→ destinar mais recursos a Embratur
Essa estagnação se deve a falta → Essa estagnação se deve à falta
Em relação à gramática, apenas esses que visualizei. Porém, seu texto é muito curto e, consequentemente, com pouca argumentação. No 2° parágrafo foram utilizadas somente 1,5 linhas para expor a sua opinião, o restante foi tópico frasal e dado estatístico. No D2 ocorre o mesmo. Lembre-se, os desenvolvimentos são as principais partes da redação, pois é com eles que a introdução e a conclusão devem se espelhar.
Procure dar uma maior prioridade para o que você pensa acerca da problemática. No mais, você escreve bem e, se melhorar esse ponto relacionado aos argumentos, tenho certeza que você pode alcançar notas altas com suas redações.
Dica: tente não utilizar repertórios estatísticos, pois dificilmente você se lembrará deles se cair um tema parecido no Enem.