Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem
professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades
que ela enfrentou para exercer a sua profissão. Assim como no filme, a carreira da
docência no Brasil vem passando por desafios ao longo dos anos, e muitos deles
envolvem a formação dos próprios docentes. Dentre esses impasses, é pertinente
analisar acerca da baixa procura pela carreira, a qual está relacionada com o mau
investimento na graduação desses profissionais.
É importante pontuar, de início, o pouco interesse entre os jovens pela profissão
docente; isso acontece devido aos desafios que o trabalho exige, e que apesar de
sua importância, não é remunerada como deveria. Esta realidade é relatada pela
humorista Criss Paiva, a qual trabalhou por dez anos na educação infantil, e
escolheu abrir mão da profissão devido à grande sobrecarga exigida. Assim, a
disputa baixa pode acarretar na baixa qualidade dos profissionais que a escolhem e
também da formação que eles recebem.
Paralelo a isso, a falta de investimentos para a excelência acadêmica dos
profissionais está ligada diretamente à baixa valorização e procura da carreira, bem
como à qualidade de todo o sistema educacional. Segundo a vice-presidente da
fundação Carlos Chagas, Bernadete Gatti, se não cuidarmos dos professores da
educação básica, estamos fadados a ter dados educacionais de baixo nível. Dessa
forma, entende-se que uma vez que não há investimentos nos docentes, toda a
educação do país é prejudicada.
Conclui-se, portanto, que é urgentemente necessária a criação de medidas que
sanem esses desafios da formação dos professores no Brasil. Para isso, deve ser
feito um incentivo pelo Ministério da Educação para os jovens seguirem a carreira
de docência, através de bolsas de estudo e auxílio; além disso, é necessário que
haja investimentos na academia dos futuros professores e incentivo à qualificação
aos que já estão no mercado. Desse modo, espera-se encontrar menos cenários
semelhantes aos da professora da animação, e mais jovens obstinados a seguirem
sua vocação de docentes.
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil vem passando por desafios ao longo dos anos, e (2)muitos deles envolvem a formação dos próprios docentes. Dentre esses impasses, é pertinente analisar acerca da baixa procura pela carreira, a qual está relacionada com o mau(3) investimento na graduação desses profissionais.”
1-retire o “sua”
2- vírgula depois do “e”
3- substitua “mau ” por “baixos”
Sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“É importante pontuar, de início, o pouco interesse entre os jovens pela profissão docente;(1)isso acontece devido aos desafios que o trabalho exige, e(2)que apesar de sua importância, não é remunerada(3) como deveria. Esta realidade é relatada pela humorista Criss Paiva, a qual trabalhou por dez anos na educação infantil,(4)e escolheu abrir mão da profissão devido à grande sobrecarga exigida. Assim, a disputa baixa pode acarretar na baixa qualidade dos profissionais que a escolhem e também da formação que eles recebem.”
1- retire o ponto e vírgula e coloque um ponto final
2- vírgula após o ” e”
3- remunerado
4- retire a vírgula
Ponto forte: tópico frasal
Erros: argumentação pouco consistente e repertório que não é produtivo
Desenvolvimento 2
“Paralelo a isso, a falta de investimentos para a excelência acadêmica dos profissionais está ligada diretamente à baixa valorização e procura da carreira, bem como à qualidade de todo o sistema educacional. Segundo a vice-presidente da fundação Carlos Chagas, Bernadete Gatti, se não cuidarmos dos professores da educação básica, estamos fadados a ter dados educacionais de baixo nível. Dessa forma, entende-se que uma vez que não há investimentos nos docentes, toda a educação do país é prejudicada.”
Mesmos erros do D1:
repertório que não é produtivo e argumentação expositiva.
Quando for argumentar, siga esse passo a passo:
Coloque o problema;
Explique como essa causa se dá no problema;
Relacione o repertório à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo.
Proposta de intervenção
Agente:ok
Ação:ok
Meio/ modo: inexistente
Detalhamento: inexistente
Finalidade: inexistente
Notas
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 200
C5: 80
Oliveira11
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 120
Dicas:
A c5 ela deve conter um Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade. Quando tem os 5 elementos você consegue a pontuação máxima na competência. Outra coisa muito importante, a c5 deve ter duas propostas, uma completa com os cinco pontos e outra incompleta. Ou então uma proposta que solucione os dois problemas que você citou ao longo do desenvolvimento.
gpm070404!
Olá!
De forma geral sua redação está ótima, ela tem uma excelente argumentação como base, porém acredito que você possa dar mais enfase na sua conclusão e durante a exposição de fatos poderia citar os desafios das aulas EaD. Se atente a repetição de palavras e finalização da argumentação.
Até mais!