O autor Gilberto Dimensteim, em seu livro “O cidadão de papel”, retrata a realidade brasileira na ineficiência dos direitos constitucionais. Sobre tudo ao que se refere a carência habitacional. Diante desse fato se destacam os altos custos de moradia e a ineficiência legislativa.
Perante o exposto, deve-se destacar primeiramente a falta de fiscalização a respeito dos direitos habitacionais. Assim como previsto na constituição federal de 1988, todo cidadão tem direito a moradia, nesse sentido o mau gerenciamento de programas como o “minha casa minha vida” e o auxílio moradia, dificultam o acesso a moradia. Dessa forma a ineficiência na administração das leis estão aumentando os índices de deficit habitacional no país.
Além disso, os altos custos habitacionais no país tem se mostrado um dos principais fatores contribuintes para o aumento da carência habitacional. Tal questão ocorre pois de acordo com o índice Fipe-Zap, em seis anos o aluguel teve um aumento de 97%. Seguindo esta linha de raciocínio o aumento dos custos levam as famílias cada vez mais para fora das cidades, em locações precárias e distantes de serviços essenciais.Por fim, torna-se visível que a carência habitacional é um assunto que deve ser discutido e resolvido com urgência. Por esse motivo o Estado deve por “pulso firme” em relação ao gerenciamento dos programas habitacionais, cumprindo as datas previstas e planejando uma maior inclusão as famílias que enfrentam esses desafios. Pois, somente assim os cidadãos brasileiros poderão gozar plenamente de seus direitos.
O desafio habitacional no Brasil.
Compartilhar
123testando
Oiiiiii Yasmim! Parabéns pelo texto!! Mas vou te dar uma dicas que eu aprendi para a gente democratizar a educação no Brasil.
O cidadão de papel é uma ótima alusão coringa, mas te aconselho a sempre deixar clara a área da pessoa que você está citando ok. Gilberto Dimensteim é um jornalista brasileiro. Quando você coloca uma diferentes áreas você ganha pontos. Outra dica ainda na introdução é você trabalhar com a sua alusão, colocando conectivos do tipo “de maneira análoga..” ou “de mesma forma..” entendeu? Quando mais conectivo melhor! (nunca se esqueça disso) Eu rescreveria assim: retrata a ineficiência dos direitos constitucionais no Brasil. De maneira análoga ao livro, nota-se a negligência governamental frente ao desafio habitacional…”. No final do parágrafo você já apresentou sua tese. Muito bem!!!
No desenvolvimento 1 (D1) te aconselho a usar a mesma ordem das causas que você colocou na introdução para produzir uma leitura mais fluída ok. Eu citaria novamente o livro “O cidadão de papel”, pois você fala sobre a ineficiência legislativa e essa obra é uma ótima alusão. Parabéns pelos conectivos, mas não se esqueça de colocar vírgulas após os conectivos porque isso tira ponto!!!!
No D2 você abordou um dado estatístico parabéns. Não esquece de colocar vírgulas após os conectivosssssss!!!!!!!!!!!
Te aconselho a usar conectivos que remetem aos 5 pontos necessários na conclusão. Meio/modo (por meio, por exemplo) Finalidade (a fim de, com o intuito de …) ok. E você solucionou o problemas que você apresentou no seu desenvolvimento, o que é ótimo!!!!!!!!!!!!!!! Só não consegui identificar os 5 elementos necessários (ação, agente, meio/modo, finalidade e detalhamento) só identifiquei agente e ação, por isso te aconselho a usar conectivos para evidenciar os elementos, por que nenhum corretor vai ficar 1 hora lendo a mesma redação, sendo que ele tem muitas para ler em um único dia, então vamos tentar agradar ao máximo nosso corretor né.
Bárbaraborg
Oii,bom dia.
C1- Notei muitos erros na vírgula, principalmente a falta dela. No resto, não notei nada de grave. – 160
C2- Pelo menos 1 repertório bem colocado e relacionado- 200
C3- Da de notar um projeto de texto, só faltou dar mais umas ajustadas.(Dica: Colocar na introdução primeiramente o argumento que irá falar no primeiro parágrafo. Nesse caso, colocar a ineficácia do governo na frente de alto custos). Na questão da argumentação, o desenv.1 você deu uma misturada no seu repertorio com a sua argumentação, deixando ela fraca, separar eles corretamente e usar um conectivo aproximando ou afastando ficaria mais organizado e fácil de compreender. Já no desenv.2, vc colocou um dado mas faltou utilizar ele melhor, a seu favor, teve um aumento do custo sim mas e dai? o que isso se relaciona com o problema habitacional no Brasil? (é bem obvio mas é sempre bom colocar) .— 120/160
C4-Há muita repetição de palavras, principalmente “habitacionais no país”, é bom falar pra não fugir do tema, mas tem em excesso. — 120
C5- Na proposta de intervenção só faltou o “meio”, por meio de que ele irá realizar tal ação. – 160
Parabéns!!! Sua redação ficou ótima, boa sorte!!!!
p4ndinha
Olá, yasmin!
Primeiramente, gostei muito do seu texto, foi clara, objetiva e com certeza não há dúvidas de que entende bem da problemática apresentada. E, como estamos aqui para nos ajudar, aqui vai alguns pontos que notei:
-Introdução: por se tratar de introdução, seria interessante explorar mais o que será trabalhado ao longo do texto; ou seja, não tenha receio de colocar mais algumas sentenças. Sobre isso, na parte “constitucionais. Sobre tudo…”, colocaria uma vírgula; visto que o ponto final serve para encerrar, dar uma longa pausa. Isso harmonizaria melhor o conteúdo.
-Desenvolvimento: como se sabe, é nele que defendemos o nosso ponto de vista, a nossa tese. O ideal, é desenvolvê-los na sua respectiva ordem em que tínhamos colocado na introdução. Ou seja, você citou “altos custos de moradia e a ineficiência legislativa”, portanto, deveria defendê-los nesa ordem: altos custos no 2° parágrafo e a ineficiência no 3° parágrafo. Além disso, por mais que você não ficou repetindo muito as palavras, por ter colocado elas próximo passa a impressão de que o vocabulário ficou limitado. Por exemplo, em ” dificultam o acesso a moradia”, você poderia substituir moradia por “residência” ou “dificultam democratizar a residência e torná-la um direito para todos”. Dessa forma, você mostrará domínio da escrita e ampliará seu vocabulário.
-conclusão: seguindo o modelo do ENEM, na conclusão devemos apresentar uma proposta de intervenção, sendo interessante apresentar mais de 1 agente (3 seria o melhor), porque a proposta é “uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania”; mais uma vez, mostraria domínio do problema e uma ótima oportunidade para provar seus conhecimentos.
Enfim, espero ter ajudado! Se não concordou em algo, por favor, já peço desculpas rs e me avisa ;)