Estudante

O desafio e consequências da favelização

  • 0

O período da industrialização brasileira, no início do século XIX, trouxe um grande índice de desenvolvimento social, econômico e político para o Brasil, e construiu na mesma medida desafios a serem resolvidos para o surgimento de um país com mais igualdade e continuidade evolutiva. Diante de inúmeros impasses atuais nas grandes cidades brasileira, convém analisamos um em especial e sua principal consequência: a favelização.

Primeiramente, é explícito o alto nível de desigualdade social no qual o nosso país de encontra. A favelização, termo utilizado em situações socioespaciais onde a grande urbanização com alto custo de usabilidade gera uma segregação urbana, intensificando o crescimento de moradias em espaços irregulares e perigosos estruturalmente, é sem dúvidas um dos grandes desafios a serem contornados na nossa sociedade.

Partindo desse ponto, uma das piores consequências sociais e ambientais está justamente ligada à esse condicionamento habitacional da população mais carente do Brasil. As enchentes, deslizamentos, abandono instantâneo de lares construídos em ambientes inapropriados  e tristes mortes são notícias que ocupam os jornais nessas últimas semanas. Esses problemas são consequências de um longo abandono político das autoridades governamentais do nosso país. A falta de um apoio efetivo economicamente e falha nas medidas de erradicação da pobreza nacional pelo Governo Federal geram situações de calamidade pública, maiores níveis de segregação socioespacial e um caos estadual.

Diante disso, medidas devem serem feitas para resolver esses impasses. O Governo Federal junto com as autarquias estaduais devem construir medidas realistas para a tentativa efetiva da erradicação da pobreza nacional. Por meio de apoios financeiros e educacionais, cabe a esses agentes fornecerem as melhores ferramentas à população mais carente do Brasil para que um dos maiores desafios dos grandes pontos urbanos, a favelização consequência da desigualdade social, seja enfim minimizada da maior forma possível.

Pessoal, pode corrigir sem medo viu? Quanto mais detalhares e mais críticos melhor ;)

Compartilhar

2 Correções

  1. alguns errinhos de gramatica:
    -cidades brasileira- cidades brasileiras
    – ligada à esse- a esse (não há crase) – antes do pronome relativo (esse)
    -trocaria o adj maior por (melhor)-seja enfim minimizada da melhor forma possível.
    ——————————————————————————————————————————-
    –> 1° parágrafo: dava pra melhorar colocando que:
    a industrialização brasileira atrelada com a urbanização trouxe o descaso do governo relacionado as populações mais carentes que não podiam pagar pelo alto preço dos imóveis dos centros das cidades e tiverem que procurar outras alternativas de moradia, como consequência as áreas periféricas se expandiram sem nenhuma fiscalização de segurança , logo condições precárias de moradia, falta de transporte, ausência de infraestrutura nas ruas e de saneamento básico.

    –> o 2° e o 3° parágrafo vc podiam confirmar essas informações colocando a visão de especialista e dados sobre o tema.
    –>o 4° parágrafo – está bom, mas dava pra colocar também que as consequências da favelização poderiam ser mitigadas através da inclusão dessas comunidades com o resto da cidade, a fim de que pudessem desfrutas da melhor forma possível dos direitos básicos como, saneamento , infraestrutura, transporte público…….

    • 1
  2. Olá, como vai?
    A sua redação está boa, mas precisa de uns detalhamento melhores.

    introdução: Sua introdução está muito boa e bem desenvolvida, o uso de acontecimentos históricos foram ótimos.

    O D1: Ele está um pouco vago, precisa ser melhor desenvolvido

    O D2: O seu d2 o desenvolvimento foi melhor, porém Quais jornais são esses? Nas ultimas semanas?

    E a conclusão: Ela esta boa também, mas se for revisada e melhor desenvolvida ficaria melhor ainda.

    espero ter ajudado, bons estudos!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.