O desafio do combate à poluição nos grandes centros urbanos

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    No filme Wall-E, a população humana precisa sair da Terra e se refugiar no espaço quando os impactos da ação do homem no meio ambiente atingem o nível em que o planeta se torna incapaz de abrigar vida. Paralelamente, na realidade brasileira, principalmente nas grandes cidades, a poluição do ar e da água tem comprometido a natureza e a qualidade de vida dos cidadãos, tornando indiscutível a necessidade de meios para promover o desenvolvimento sustentável a fim de combater essa degradação ambiental.

    Em primeiro lugar, a queima de combustíveis fósseis feita por automóveis e por indústrias libera vários gases tóxicos na atmosfera, os quais contribuem com o surgimento de doenças respiratórias e com o aquecimento global. Nesse sentido, a pesquisa da fundação Getúlio Vargas mostra que nos últimos dez anos a frota de automóveis no Brasil cresceu 400%, e, como a gasolina ainda é um dos combustíveis mais usados no país, esse crescimento gera um grande impacto na qualidade do ar. Ademais, muitas indústrias não filtram os gases liberados em suas atividades e desmatam florestas, que são fundamentais para a absorção de CO2.

    Em segundo lugar, o despejo sem tratamento da água vinda das residências, indústrias e da agricultura atinge negativamente os mananciais. Sob tal perspectiva, no Brasil- que possui a maior disponibilidade de água potável do mundo, segundo a Agência Nacional de Águas- vários rios e lagos se tornaram tão poluídos que não têm vida aquática nem podem ser usados para nenhum fim. Além disso, o lixo jogado nas ruas é levado através das águas da chuva até os rios, contribuindo para esse problema e provocando alagamentos.

Portanto, medidas devem ser tomadas. A fim de promover a consciência ambiental urge que o Ministério da Educação realize campanhas publicitárias incentivando o uso de meios de transportes alternativos ao carro, como bicicletas e transportes públicos, para diminuir a emissão de poluentes no ar; além de outras atitudes ecológicas como o descarte adequado do lixo. Também, o Ministério do Meio Ambiente deve punir empresas poluidoras, mediante uma fiscalização rigorosa dos resíduos descartados por elas, para evitar a poluição atmosférica e da água. Só assim, a vida na Terra pode ser preservada.

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3 Correções

  1. Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
    Comentários por competência:
    C1- Bem, o candidato apresenta uma boa escrita, resta apenas algumas observações. No trecho “planeta se torna”, vale lembrar que a partícula SE deve vir depois do verbo, por exemplo, “torna-se”. O “se” só viria antes do verbo caso apresentasse o pronome relativo como antecedente, como em: “uma vez que se torna….”. Ademais, deve-se atentar quanto à utilização de vírgulas em expressões explicativas, como em: “os impactos da ação do homem no meio ambiente atingem o nível em que o planeta se torna incapaz”, a expressão “no meio ambiente” deve ser isoladas por vírgulas.
    C2- O candidato compreendeu a proposta de redação e aplicou o conhecimento das diversas áreas do saber para composição do seu texto, e respeitou os limites do texto dissertativo-argumentativo.
    C3- O candidato soube interpretar, selecionar os fatos e informações para construção dos seu texto. Todavia, ficou um pouco a desejar no que se refere às marcas de autoria típicas dos textos argumentativos. Recomendo você inserir tais marcas de autoria principalmente ao fim dos parágrafos de desenvolvimento.
    C4- O candidato apresenta um ótimo conjunto de recursos coesivos, tais como: portanto, Em segundo lugar, Sob tal perspectiva, Paralelamente etc., o que demonstra o domínio cognitivo no que diz respeito à coerência e coesão textual.
    C5- A sua conclusão parece apresentar duas propostas de intervenção, no entanto, em ambas propostas faltou o meio/modo como as ações seriam executadas pelos ministérios. Lembrando que, na conclusão, é considerada apenas uma proposta de intervenção como caminho de correção para a competência 5.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 880

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  2. (é grande, mas espero que lhe ajude de alguma forma KKKKKKKKKKKKKK)
    COMENTÁRIOS POR PARÁGRAFO:
    -INTRODUÇÃO:
    1) Acredito que a relação entre o repertório (filme Wall-E) e a situação brasileira precisa ser mais forte, pois os acontecimentos do filme não têm uma ligação direta com os acontecimentos no Brasil e não acontecem “paralelamente”. Posto isso, a ligação deve ser mais clara e sólida.
    2) A tese não está clara o suficiente e separada do problema principal (frase e tema da redação) -> A tese deve conter CLARAMENTE as ideias apresentadas no parágrafos de desenvolvimento.
    Segue o exemplo de como seria uma introdução mais coerente, clara e sucinta de acordo com as suas próprias ideias:
    “No filme Wall-E, a população humana precisa sair da Terra e se refugiar no espaço quando os impactos da ação do homem no meio ambiente atingem o nível em que o planeta se torna incapaz de abrigar vida. Fora da ficção, mas exemplificando as ideias atreladas ao filme, no Brasil são visíveis os desafios do combate à poluição nos grandes centros urbanos. Posto isso, é indubitável que tais adversidades são, principalmente, a queima de combustíveis fósseis em excesso e a escassez de tratamento do esgoto residencial e industrial.”
    -PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO:
    1) O parágrafo deve começar com um tópico frasal curto, rápido e claro que contenha: a ideia apresentada na introdução + a frase-tema da redação (ambas relacionadas)
    2) O parágrafo apresenta pouca autoria, visto que maior parte do parágrafo é dada ao repertório (isso deixa o parágrafo raso, expositivo e curto demais). O ideal seria: 3 linhas de repertório + 4 linhas de autoria.
    A autoria deve apresentar: o seu pensamento de acordo com o repertório, ou seja, as conclusões que você tira desse repertório.
    3) É preferível que o parágrafo termine com uma conclusão. O seu termina após a adição de uma idéia, deixando-o sem início, meio e fim, que é o ideal para constituir uma coesão sólida.
    Segue o exemplo de como seria um desenvolvimento mais coerente de acordo com as suas próprias ideias:
    “Em primeiro lugar, é viável citar a demasiada queima de combustíveis fósseis como um desafio para o combate à poluição nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, a pesquisa da fundação Getúlio Vargas evidencia que nos últimos dez anos a frota de automóveis no Brasil cresceu 400%. Assim, como a gasolina ainda é um dos combustíveis mais usados no país, esse crescimento gera um grande impacto na qualidade do ar das cidades, o que prejudica a saúde da população. Ademais, as indústrias não filtram os gases liberados em suas atividades e desmatam florestas, que são fundamentais para a absorção de CO2. Desse modo, faz-se estritamente necessário que políticas sejam aplicadas para a diminuição dos impactos causados pela queima desses combustíveis no espaço urbano.”
    -SEGUNDO DESENVOLVIMENTO:
    1) O parágrafo deve começar com um tópico frasal curto, rápido e claro que contenha: a ideia apresentada na introdução + a frase-tema da redação (ambas relacionadas)
    2) O parágrafo apresenta pouca autoria.
    3) O repertório não é produtivo, pois não sustenta o seu pensamento em nenhum momento e está exposto apenas como uma frase solta.
    4) a frase “Além disso, o lixo jogado nas ruas é levado através das águas da chuva até os rios, contribuindo para esse problema e provocando alagamentos.” Se torna desconexa às ideias anteriores porque não soma com a ideia dos esgotos e mostra para o corretor que você não planeju corretamente seu texto
    5) É preferível que o parágrafo termine com uma conclusão. O seu termina após a adição de uma idéia, deixando-o sem início, meio e fim, que é o ideal para constituir uma coesão sólida.
    Segue o exemplo de como seria um desenvolvimento mais coerente de acordo com as suas próprias ideias:
    “Em segundo lugar, é possível pontuar o despejo sem tratamento da água vinda das residências, indústrias e da agricultura como impasse para o combate à poluição nos grandes centros urbanos. Todavia, a Agência Nacional de Águas demonstra que o Brasil é o país com maior disponibilidade de água potável no mundo, o que contraria os atos de negligência de saneamento básico, uma vez que essa água potável deve ser preservada. Assim, é verossímil interpretar que vários rios e lagos se tornam poluídos por conta dos esgotos não tratados, resultando no fim da vida aquática e da utilização dessas águas para fins humanos e naturais. Por isso, medidas governamentais devem ser tomadas para a resolução dos problemas de saneamento básico que resultam na poluição urbana.”
    -PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – ULTIMO PARÁGRAFO:
    1) A primeira solução precisa de uma solidificação no elemento “como”.
    2) As propostas devem seguir a ordem dos seus parágrafos. Se no primeiro desenvolvimento você falou dos combustíveis, sua primeira propostas apresentada deve ser sobre os combustíveis.
    3) Você não resolveu o problema dos esgotos. A utilização de bicicletas e transportes públicos não resolve nenhum dos problemas apresentados no seu texto.
    4) Procure fazer o desfecho (“Só assim, a vida na Terra pode ser preservada.”) de acordo com o repertório usado no inicio da introdução, pois assim você mostrará ao corretor que planejou o texto do início ao fim.
    Segue o exemplo de como seria uma proposta de intervenção mais coerente de acordo com as suas próprias ideias:
    “Portanto, medidas devem ser tomadas. Logo, o Ministério do Meio Ambiente deve punir empresas poluidoras, mediante a contratação de engenheiros ambientais para realizar uma fiscalização rigorosa dos resíduos descartados por elas, com o objetivo de evitar a poluição atmosférica e da água. Também, é deve do Governo Federal garantir o saneamento básico urbano por meio do investimento na reforma de esgotos, para que esses sejam capazes de tratar a água despejada por residências e industriais, com o fito de apaziguar os poluentes presentes nos rios e lagos. Só assim será possível defender o Brasil dos acontecimentos do filme infantil Wall-E.”
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 840
    (qualquer dúvida na correção pode me chamar)

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  3. Oi Abigail, bom dia! – Parabéns pelo texto!
    – Introdução: muito boa, soube contextualizar, foi claro e objetivo – ótimo.
    – Desenvolvimento: (…) os quais contribuem com o surgimento de doenças respiratórias e com o aquecimento global. – Houve falta de coerência aqui nesse período. Você mostra está informado sobre o tema ao usar dados e estatísticas e informações, porém, acho que faltou a sua opinião.
    – Conclusão: gostei de sua conclusão, com bastante detalhes, bem explicativa.
    De modo geral, seu texto está ótimo. Você escreve bem, continue escrevendo p/ gente. Abraços!
    Nota: 840 pontos!

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