Iniciante

O desafio do acesso aos livros no Brasil

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Em sua obra “A menina que roubava livros”, o escritor Markus Zusak retrata em um de seus célebres capítulos, a dificuldade do acesso à informação por meio de livros diante da censura atuante no contexto da Segunda Guerra Mundial e da ascensão do regime nazista. De modo análogo, a condição de obstáculo referente à leitura persiste no Brasil contemporâneo,  em razão da elitização do acesso à cultura e da falta de incentivos. Sendo assim, nota-se que a problemática está vinculada a questões socioeconômicas que abrangem a necessidade de investimentos, e impacta diretamente no desenvolvimento do país. 

Em primeiro plano, convém ressaltar que a produção literária foi alavancada pela invenção da imprensa, com Johannes Gutenberg, e mais recentemente, propagada pela mídia em uma escala que proporcionou a democratização do acesso às obras. Entretanto, apesar da massiva e ágil produção, a distribuição equitativa dos livros na população brasileira, não se faz presente. Conforme estatísticas do IBGE de 2010, a média de leitura anual no Brasil é de dois livros. Tal dado ocorre em consonância com o nível de escolaridade dos cidadãos, uma vez que a mentalidade de uma parcela significativa dos brasileiros afirma que a leitura é uma atividade ociosa, destinada àqueles que dispõem de tempo e bens.

Ademais, a atitude de relegar a leitura ao segundo plano, é muitas vezes motivada por interesses ideológicos de governos que caminham rumo ao totalitarismo, visto que o poder de uma população adequadamente informada e politizada, é muito alto. Nesse sentido, a precariedade de instalações e iniciativas públicas, dialoga com o índice de desenvolvimento humano no Brasil, sendo a alfabetização um de seus pontos principais. Além disso, não há dúvida de que o sucesso de uma nação se relaciona fortemente com a educação. Como já dizia a ativista Malala Yousafzai, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Desse modo, percebe-se que o acesso aos livros e sobretudo, ao conhecimento, têm efeitos práticos no meio coletivo, em curto e longo prazo.

Portanto, diante da situação nacional de empecilhos para a formação de cidadãos conscientes por conta das barreiras que restringem o acesso aos livros e de seus respectivos impactos, é imprescindível que as prefeituras, com o apoio da instância ministerial da educação, invista  na criação de bibliotecas, especialmente em regiões remotas e rurais, por meio do fornecimento de verbas e da valorização de professores e profissionais públicos que atuam no âmbito da educação, com o intuito de proporcionar o acesso efetivo e o apreço precoce de crianças e adolescentes pelo mundo da leitura, garantindo que as mesmas compreendam as oportunidades que a vivência do ato de ler oferece.

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2 Correções

  1. Para mim você expressou suas idéias muito bem e tirou nota maxima e quase todas as competências. O que deixa a desejar apenas é a sua conclusão, pelo motivo de você se confundir um pouco, não colocar ponto final. Fora a conclusão, todo o resto ficou bom.
    Nota: 850

    Recomendo pesquisar no youtube: Lucas Felpi, nesse canal ele dá várias dicas que podem deixar sua redação perfeita. Ótimos estudo.

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  2. Olá, bom dia :)
    Particularmente, gostei muito da sua redação! Você demonstrou grande domínio da escrita formal da língua portuguesa e conhecimento abrangente de repertórios e atualidades. Compreendeu a proposta de redação e aplicou bem no texto dissertativo-argumentativo e soube conectar os argumentos com as teses em defesa de seu ponto de vista. Além de, claro, ter elaborado uma proposta de intervenção para o quadro atual, respeitando os direitos humanos.

    Conselhos meus são: substituir as expressões prolixas “por meio de”, é preferível dizer “por” ou “através de”; quando citar diretamente e de forma precisa a frase dita por alguém, é preferível colocar a frase entre aspas; “uma vez que” também é uma expressão prolixa, substitua por “visto que” ou “dado que”.

    Não se esqueça que a conclusão deve deixar transparente os 5 fatores: o agente, a ação, o como, o objetivo e a finalidade. Há uma leve confusão na sua conclusão quanto a esses elementos, além de que é preferível “quebrar” as frases com pontos, visto que há muitas vírgulas no parágrafo.

    Nota: por mim 940 pra você :)

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