O desafio de se viver em sociedade

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A história da torre de Babel apresentado na Bíblia – livro sagrado dos cristãos -, descreve a tentativa de uma união social que não foi possível devido a incapacidade de comunicação. Sendo assim, no século XXI, observa-se uma situação análoga, pois os desafios de se conviver em sociedade estão cada vez mais presentes, sendo agravados pela falta de um apoio governamental e também de empatia entre as pessoas.

A vista disso, ressalta-se a importância de uma comunidade unida para uma melhor qualidade de vida. Desse modo, no seriado “Chaves”- SBT – o protagonista é menosprezado por possuir diferenças sociais. Seguindo esse conceito, nota-se que a escola que o Chaves (protagonista) estudava não intervia na problemática, agravando ainda mais a situação. Fora das telas, o Brasil encontra-se em semelhança com a série, pois não há uma intervenção governamental para as desigualdades vivenciadas nas escolas públicas, transformando as vítimas em pessoas individualistas e sem empatia.

Outrossim, a falta de diálogo entre as pessoas e de se posicionar no lugar do outro é um fator influente para uma má vivência social. Pensando assim, analisa-se que a Constituição Federal cita em seus artigos que o desenvolvimento pessoal completo é dever da escola e também da sociedade, porém a escassez de um mecanismo eficiente que intervenha na situação, afeta a capacidade de boas relações sociais no Brasil.

Logo, é concluível a necessidade de uma sociedade unificada. Para isso, conta-se com uma intervenção do Governo Estadual, agindo sobre o ensino escolar público, por meio da inclusão de eletivas de comunicação e oratória, utilizando palestrantes ou até mesmo situações do cotidiano para ensinar as crianças, para que dessa forma os desafios de uma boa vivência em sociedade sejam reduzidos e as pessoas possam ter a capacidade de compreender umas às outras.

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1 Correção

  1. A história da torre de Babel (1) apresentado na Bíblia – livro sagrado dos cristãos -, descreve a tentativa de uma união social que não foi possível devido a(2) incapacidade de comunicação. Sendo assim, no século XXI, observa-se uma situação análoga, pois os desafios de se conviver em sociedade estão cada vez mais presentes, sendo agravados pela falta de um apoio governamental e também de empatia entre as pessoas.
    1 – vírgula(aposto explicativo)
    2 – crase
    A(4) vista disso, ressalta-se a importância de uma comunidade unida para uma melhor qualidade de vida(3). Desse modo, no seriado “Chaves”- SBT – o protagonista é menosprezado por possuir diferenças sociais. Seguindo esse conceito, nota-se que a escola que o Chaves (protagonista) estudava não intervia na problemática, agravando ainda mais a situação. Fora das telas, o Brasil encontra-se em semelhança com a série, pois (6)não há uma intervenção governamental para as desigualdades(5) vivenciadas nas escolas públicas, transformando as vítimas em pessoas individualistas e sem empatia.(7)
    3 – Recomenda-se relacionar o tópico frasal à tese. Por exemplo, na sua tese fala de 1 – falta de empatia e 2 – falta de intervenção governamental. Logo, no início do segundo parágrafo você abordaria um desses dois aspectos, o que não é percebido, por isso o texto fica desorganizado.
    4 – à vista disso
    5 – Quais desigualdades são essas? Evita deixar conceitos abertos para não prejudicar na C3.

    6 – Não há uma intervenção governamental para as desigualdades? Veja que está muito abstrato, não dá de saber a quais desigualdades você se refere e, portanto, também não dá de saber se realmente não há uma intervenção para elas.
    7 – Será que todas as vítimas se transformam em individualistas? Evita generalizar.
    Outrossim, a falta de diálogo entre as pessoas e de se posicionar no lugar do outro é um fator influente para uma má vivência social(8). Pensando assim, analisa-se que a Constituição Federal cita em seus artigos que o desenvolvimento pessoal completo é dever da escola e também da sociedade, porém a escassez de um mecanismo eficiente que intervenha na situação(9),(10) afeta a capacidade de boas relações sociais no Brasil.
    8 – Retoma a falta de empatia citada na introdução.

    Análise da argumentação: Bom, no D2 você defende o papel da falta de empatia no problema. No entanto, você cita a CF e fala de desenvolvimento pessoal completo enquanto dever da escola e sociedade. Veja que você não relaciona a CF com a falta de empatia, e acaba que você não fala da falta de empatia no decorrer do parágrafo
    9 – Qual mecanismo seria esse? Evitar conceitos abstratos.
    10 – Sem vírgula
    Logo, é concluível(11) a necessidade de uma sociedade unificada. Para isso, conta-se com uma intervenção do Governo Estadual(agente), agindo(12) sobre o ensino escolar público, por meio da inclusão de eletivas de comunicação e oratória(meio), utilizando palestrantes ou até mesmo situações do cotidiano(detalhamento) para ensinar as crianças, para que dessa forma os desafios de uma boa vivência em sociedade sejam reduzidos (finalidade) e as pessoas possam ter a capacidade de compreender umas às outras.

    11 – conclui-se
    12 – evitar gerúndio excessivo

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

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