Perante as leis, todos somos iguais, porém, olhando para a história da humanidade até os dias atuais, nota-se que as diferenças, sejam elas físicas ou culturais, causaram e causam muitos conflitos entre a nossa sociedade.
Todos os seres humanos devem ser respeitados e terem seus direitos atendidos, nesse quesito, qualquer diferencia física, religiosa, ou linguística não pode e não deve determinar caráter ou forma de tratamento, pois, segundo as Leis da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Logo, se torna uma violação dessas leis, qualquer desrespeito contra uma pessoa por ela ser “diferente”.
Por outro lado, o convívio em sociedade é muito diferente do que está escrito nas leis, no passado, por exemplo, vemos diversas situações onde nenhum desses direitos foram respeitados, como na escravidão e no holocausto, onde a cor da pele e a religião, respectivamente, serviram como motivo e desculpa para essas barbaridades. Atualmente, ainda prevalecem discursos ofensivos e discriminatórios julgando, agredindo e matando por essas diferenças.
Fica claro, portanto, que qualquer forma de desrespeito, como intolerância religiosa, preconceito racial, preconceito linguístico, homofobia, etc, são infrações dos direitos humanos. Desse modo, é preciso que haja punições justas à esses atos, mais firmeza para cumprir essas leis, palestras promovendo a igualdade e, principalmente, ensinar nossas crianças e jovens que, mesmo diferentes em características, somos todos iguais, e o respeito é um direito de todos.
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
Você não falou, mas vou corrigir com base no Enem
Perante as leis, todos somos iguais, porém, olhando para a história da humanidade até os dias atuais, nota-se que as diferenças, sejam elas físicas ou culturais, causaram e causam muitos conflitos entre a nossa sociedade(1).
(1) Ok. Você fala sobre o tema e apresenta uma tese ao mesmo tempo. Mas você fez um parágrafo com apenas um período. Acho isso arriscado. Tente fazer dois períodos. Por exemplo, no primeiro você pode fazer uma introdução ao tema, desenvolvendo melhor as leis de inclusão, ou pode ser também um detalhamento melhor a respeito das leis que garantem que todos somos iguais (Dica: Constituição Federal), porque fazendo isso você já inclui um elemento necessário na sua redação que é o repertório sociocultural externo, além de tornar sua argumentação mais consistente. No segundo período, vc pode iniciar com a conjunção adversativa (porém) e apresentar a sua tese.
Todos os seres humanos devem ser respeitados e terem seus direitos atendidos, nesse quesito, qualquer diferencia(2) física, religiosa,(3) ou linguística não pode e não deve determinar caráter ou forma de tratamento, pois, segundo as Leis da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Logo, se torna uma violação dessas leis, qualquer desrespeito contra uma pessoa por ela ser “diferente”(4)(5)(6).
(2) diferença
(3) não tem vírgula
(4) sem aspas
(5) você poderia ter desenvolvido melhor essa ideia. Nesses casos, um artifício que utilizo com frequência é a exemplificação, ou seja, dar exemplos de quando e como essas leis são violadas
(6) A seguir tente responder a estas perguntas: Por que ocorre essa violação? Qual é o problema causado por essa violação? Existe um culpado por isso? Se sim, quem é? Ao responder a essas perguntas vc estará argumentando.
Por outro lado, o convívio em sociedade é muito diferente do que está escrito nas leis,(7) no passado, por exemplo, vemos(8) diversas situações onde nenhum desses direitos foram respeitados, como na escravidão e no holocausto, onde a cor da pele e a religião, respectivamente, serviram como motivo e desculpa para essas barbaridades(9). (10)Atualmente, ainda prevalecem discursos ofensivos e discriminatórios julgando, agredindo e matando por essas diferenças(11)(12).
(7) ponto final?
(8) o verbo está no presente. O correto seria “vimos”
(9) quais barbaridades? vc não falou antes… complemente com o que aconteceu nesses períodos (eu sei que o corretor sabe o que aconteceu, mas vc deve escrever)
(10) Faltou fazer a conexão. Utilize um conectivo, por exemplo o “no entanto”
(11) Sugestão: “No entanto, atualmente, ainda prevalecem discursos ofensivos e discriminatórios, os quais, majoritariamente, são os responsáveis por causar às minorias julgamentos, agressões e mortes, por exemplo.”
(12) Nesse parágrafo também é preciso desenvolver melhor a argumentação
Fica claro, portanto, que qualquer forma de desrespeito, como intolerância religiosa, preconceito racial, preconceito linguístico, homofobia, etc(13)(14), são infrações dos direitos humanos. Desse modo, é preciso que haja(15) punições justas à(16) esses atos(17), mais firmeza para cumprir essas leis(18), palestras promovendo a igualdade e, principalmente, ensinar nossas(19) crianças e jovens que, mesmo diferentes em características, somos todos iguais, e o respeito é um direito de todos(20)(21).
(13) depois de etc. tem um ponto
(14) Essa exemplificação deveria ter sido feita em um dos parágrafos de desenvolvimento…
(15) uso equivocado da palavra. Sugestão: “é preciso que sejam aplicadas punições…”
(16) sem crase
(17) As punições devem ser para quem pratica os atos e não para os atos em si…
(18) quais leis? Os Direitos Humanos? É preciso dizer.
(19) Não é recomendado o uso de pronome possessivos em redação.
(20) O respeito não é bem um direito. O respeito é um princípio que promove o cumprimento dos direitos humanos
(21) Sua proposta de intervenção tem apenas: agente e detalhamento.
Notas:
CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
CII – 120 (o repertório sociocultural apresentado é pertinente, mas não é produtivo; o texto muito expositivo)
CIII – 120 (com relação a argumentação, observe o que eu falei anteriormente)
CIV – 120 (acho que utilizou poucos elementos coesivos)
CV – 80 (faltou o agente, o meio/modo e o objetivo na sua proposta de intervenção)
Final: 600
Com um pouco mais de treinamento você pode evoluir bastante até a data do vestibular. Não desista!
Espero ajudar de alguma forma.
Se tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
Parabéns pela redação e boa sorte!
Armando_ar05
Boa tarde! Só irei fazer algumas observações.
1P: Toda a sua estrutura do primeiro paragrafo está embrionária, principalmente a tese. As problemáticas que deveriam ser tratadas nos desenvolvimento, não foram colocadas ou foram parcialmente. Há apenas um período nesse paragrafo, é como fosse uma só oração: caracterizando uma justaposição de orações e/ou períodos, falha na estrutura sintática. Vou dá um exemplo abaixo evidenciando cada ponto.
“Com base nos dois signos opostos, liberdade e responsabilidade, costuma-se dizer que a liberdade de determinado indivíduo termina quando começa a sua responsabilidade.1( DIVISÃO DE PERIDO PELO O PONTO FINAL E APRESENTAÇÃO DA TESE EM SEGUIDA)No Brasil, muitos acidentes de trânsito acontecem justamente pelo fato de as pessoas não conhecerem o ponto inicial da sua responsabilidade.2( OUTRA DIVIÃO DE PERIODO E APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS/PROBLEMA EM SEGUIDA) Analisando tal problema e suas consequências, o governo implantou a Lei Seca, objetivando um menor número de acidentes no trânsito.
P2, 1° Desenvolvimento: Novamente tem uma justaposição de períodos, no que poderia ser um tópico frasal, nessa parte “Todos os seres humanos devem ser respeitados e terem seus direitos atendidos, nesse quesito, qualquer diferencia física”. O correto seria colocar um ponto final despois de “atendidos”. Todo o seu paragrafo está bem trabalho com argumentação e escolha de registro. Há uma falta de conetivos/coesivos interparagrafo.
“Logo, se torna(1) uma violação dessas leis, qualquer desrespeito contra uma pessoa por ela ser “diferente”(2).
1- ênclise: “torna-se”
2- No que diz respeito as aspas para indicar ironia ou qualquer figura de linguagem, é isso que a apostila do MEC diz: ” Possivelmente, o participante utilizou as aspas para indicar uma ironia. O fato de o participante ter se valido dessa figura de linguagem, indicada pelas aspas, não o beneficia, nem o prejudica. Para a avaliação da Competência I, é como se as aspas não estivessem presentes.”. Mas a pessoa é penalizada se abrir e não fechar, então cuidado. Obs: isso não se aplica a citações.
P3, 2° desenvolvimento: Tudo que falei do primeiro desenvolvimento também pode ser aplicado aqui. “está escrito nas leis, no passado,” deveria ter um ponto final depois de “leis”, assim iria criar um tópico frasal. Novamente tem a ausência de conectivos interparagrafos. Todo o seu paragrafo está bem trabalho com argumentação e escolha de registros.
P4, conclusão:
Agente:?
Ação: “palestras promovendo a igualdade”
Meio:?
Detalhamento:?
Finalidade:?
Observações finais: No geral sua redação tá boa, pois você entende perfeitamente o que é um texto argumentativo/dissertativo. Acredito que o seu maior defeito é com a estrutura mesmo. Indico você ver mais exemplos de redações nota mil e estudar melhor a introdução, conclusão, conectivos/coesivos e pontuação. Com isso, vai aprendendo os elementos essenciais de cada coisa. Continue assim, está indo no caminho certo. Até mais! ;)
Daniella_sofia
————————————————————————-Alguém corrige, please.————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–