O desafio de se conviver com a diferença

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A ascensão do nazismo no território alemão em 1933, é caracterizada pela propagação do racismo e da desigualdade social. Tal panorama auxilia na análise do desafio de se conviver com a diferença nos dias atuais, visto que, muitas pessoas ainda são discriminadas por sua raça e cultura. Nesse viés, cabe citar a ineficiência legislativa e a mentalidade social como fatores inteiramente ligados a esse impasse.

Convém destacar, a princípio, a falha das leis como um dos principais motivadores para a persistência do problema. A Alemanha de 1933 à 1945 foi regida por um governo totalitário, como consequência, era notório uma sociedade desigual, a qual apenas uma parte da comunidade (os arianos) eram contemplados com privilégios estatais e visto como bons cidadãos. Após esse advento, se fez necessário a criação dos Direitos Humanos, que é um conjunto de normas que tem como objetivo assegurar todas as pessoas de direitos básicos, assim, erradicando o preconceito das desigualdades culturais e étnicas. Contudo, é possível citar, que infelizmente essas leis não são garantidas com totalidade, pois muitas pessoas ainda sofrem preconceito e discriminação por divergências biológicas, como exemplo, os negros.

Outrossim, o raciocínio da sociedade a respeito desse problema tornasse algo impulsionador para ensinar negativo. As palavras de Durkheim, um sociólogo francês, permite a reflexão da atualidade, pois ele diz que o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Essa analogia pode ser comparada aos desafios de se conviver com o dissemelhante, uma vez que se uma criança vive em uma família que destrata uma pessoa por ter outro aspecto biológico, ela tende a adotá-lo esse comportamento. Logo, o contínuo pensamento de inferioridade étnica perpetua o problema às gerações

Infere-se, portanto, que para vencer os desafios da convivência com o diferente, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o Poder Público crie projetos educativos, em locais públicos de grandes circulações, para a população em geral, por intermédio de palestras ministradas por profissionais da área de ciências sociais, que orientem a importância de respeitar o próximo independente de sua cor, cultura ou estilo de vida e atualizem  esse cenário retrógrado que  se encontram os cidadãos . Assim, transformando a sociedade em seres  desenvolvidos e criando um legado diferente a que teve a Alemanha.

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1 Correção

  1. Olá, vamos à correção?
    Há erros ortográficos em:
    -Alemanha de 1933 à 1945 foi regida/ deveria ter vírgula e está sem crase em:Alemanha, de 1933 a 1945, foi regida…;
    -Contudo, é possível citar, que infelizmente essas leis não são garantidas com totalidade,/ a vírgula era para ser posicionada assim: Contudo, é possível citar que, infelizmente, essas leis não são garantidas com totalidade,;
    – a respeito desse problema tornasse algo impulsionador/ erro de escrita. O certo seria “torna-se”. E deveria ter vírgulas em: o raciocínio da sociedade, a respeito desse problema, torna-se algo impulsionador para ensinar negativo.
    -ela tende a adotá-lo esse comportamento./ Não era preciso colocar o pronome “lo”, uma vez que você usou o pronome esse. Assim ficando: ela tende a adotar esse comportamento.
    -Poder Público crie projetos educativos, em locais públicos de grandes circulações, para a população em geral/ deveria ser: Poder Público crie projetos educativos em locais públicos de grandes circulações para a população em geral.

    Em relação ao desenvolvimento:
    -raciocínio da sociedade a respeito desse problema tornasse algo impulsionador para ensinar negativo./ Que problema? Você poderia ter colocado: raciocínio da sociedade a respeito das diferenças torna-se algo impulsionador para ensinar negativo.

    Você foi muito bem na estrutura, no esclarecimento de tese e na conclusão. Sua redação é rica em vocabulários, parabéns. Porém, atente-se mais na ortografia. Você vai longe!

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