O desafio de reduzir as desigualdades entre regiões do Brasil

  • 0

Por Favor avaliem com as competências do Enem!

Na célebre trilogia “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins , Panem é um país construído á base de desigualdade sociais. Os 12 distritos são vistos como exclusivamente propriedade de Estado que servem apenas para bastecer a Capital, sede de luxo e riqueza. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pode ser relacionada ao hodierno no Brasil, os desafios de reduzir as desigualdades entre regiões é resultado tanto da negligência governamental, tanto quanto dos efeitos da globalizações.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a desigualdade regional no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. No livro, “O cidadão de papel” de  Gilberto Dimenstein, retrata as condições da vida de jovens de baixa renda, que são oprimidos pela dura desigualdade e tratados de forma desumana, por aqueles que deveriam zelar pelo seu bem-estar. Paralelamente, para que, as desigualdades regionais aconteça precisa de omissão de algum órgão, logo, o Poder Executivo , tem em sua função executar as leis existentes, na Constituição Federal ,no artigo 3° diz que os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade sociais e regionais, ou seja, o Poder Executivo é falho na efetivação de medidas para combater o problema.

Além disso, o efeito da globalização promove a desigualdade regional, contribuem para avanços tecnológico com o objetivo, a substituição da mão-de-obra-humana, por consequência, o alto índice de desemprego. Segundo Vitor Humo, romancista, poeta e ativista, “O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa, sempre esmagando alguém”. Assim, essas regiões brasileiras, que em maior parte, tem como preferencia “as maquinas” á mão-de-obra-humana, por consequência esmagam sua população em virtude da globalização.

Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho, que possui em uma de suas funções a geração de emprego e políticas de modernização das relações de trabalho em âmbito nacional, promover a  a geração de empregos e capacitação dessas população, por meio de curso em valorizem a operações de máquinas, com  cursos técnicos em especialização em operações industriais com o público alvo de 18 a 49 anos, com a finalidade de atenuar a desigualdades regionais no Brasil, Assim o progresso, não esmagaria ninguém com suas engrenagens.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Como você pediu, corrigirei de acordo com as competências do ENEM:

    C1: 80
    Percebi muitos erros gramaticais e de pontuação, como concordância, crase, vírgula, entre outros. Procure melhorar isso.
    C2: 160
    Teve tangência! Tangência porque você não falou apenas das desigualdades. Não vi uma grande fuga do tema, por isso estou te dando essa nota na C2.
    C3: 120
    Deixe a sua posição mais clara. E a sua escrita prejudicou muito o sentido do texto, procure melhorar a escrita para deixar suas ideias mais conectadas.
    C4: 120
    Apresentou poucos conectivos, procure melhorar isso! Não tenha dó, você deve encher o seu texto de conectivos(desde que se encaixe corretamente, é claro).
    C5: 160
    Apresentou todos os elementos, ela está ótima! Só deixe-a com maior coesão que aí é 200 na certa!

    Nota final: 640
    Não fique chateado com a minha correção, ok? Deixo claro que não sou um profissional, mas espero ter ajudado!!

    • 1
  2. Tema: O desafio de reduzir as desigualdades entre regiões do Brasil

    INTRODUÇÃO:
    Na célebre trilogia “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins , Panem é um país construído á (*à) base de desigualdade sociais. Os 12 distritos são vistos como exclusivamente (*Sugestão: “exclusivamente” entre vírgulas) propriedade (*propriedades) de (*do) Estado que (*os quais) servem apenas para bastecer (*abastecer) a Capital, (*com) sede de luxo e riqueza. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada|1| pode ser relacionada ao hodierno no Brasil|2|, |3|os desafios de reduzir as desigualdades entre regiões é resultado tanto* da negligência governamental, (*sem vírgula) tanto quanto|4| dos efeitos da globalizações (*globalização).

    1 – Nesse caso, o conectivo “Fora da ficção” está desconexo, pois ele não nos dá a noção de que em seguida teremos uma ideia de relação do contexto ficcional apresentado com a tese. Portanto, sugiro-lhe colocar em seu lugar o conectivo “de maneira análoga” ou suas variações.
    2 – “(…) ao hodierno no Brasil…” Por algum motivo achei estranho essa parte, eu entendi o que você quis passar, porém, se olharmos de perto, vemos que realmente está desconexo. Como assim está relacionado à “atual” no Brasil? Por isso, aconselho que você opte por colocar algo como: “à atual realidade do Brasil”.
    3 – Aqui temos outro erro quanto à coesão, tipo, poderia ser colocado um ponto aqui, visto que temos uma ideia anterior (a realidade do Brasil está semelhante ao contexto da trilogia), em seguida, temos, subitamente, outra ideia (os desafios da desigualdade entre as regiões surge a partir do descaso…) Tlgd? Não temos um conectivo que liga ambas as orações e estabeleça algum tipo de sentido para esse período.
    4 – Aqui tem-se um mau uso do conectivo “tanto quanto”, uma vez que o “tanto” já havia aparecido, então, apenas o “quanto” deveria ter aparecido. Assim: “(…) é resultado tanto* da negligência governamental quanto dos efeitos da globalização.”

    — Temos um erro muito relevante aqui, cadê a tese? Sim, temos que o Brasil está em uma situação semelhante a situação da obra, porém qual é exatamente essa situação semelhante? Não temos uma boa assimilação da alusão com a tese e a ausência de coesão contribui para isso.
    Vamos lá, vou explicar passo a passo:

    Temos a alusão da obra “Os Jogos Vorazes” -> A Capital se alimenta da desigualdade existente nos 12 Distritos para o seu enriquecimento.
    A alusão serve para engatar a tese, ou melhor, para introduzir a tese.

    Em seguida, temos a “tese” -> A realidade do Brasil se relaciona com esse contexto.
    Então, fica a pergunta: como a situação do Brasil se relaciona àquela alusão? Entende? Não temos uma associação entre o contexto da obra com a nossa realidade.
    Você poderia ter abordado que essa relação ocorre quando o nosso Estado brasileiro, atuando como o governo da obra citada, centra a sua atenção na região do Sudeste, por exemplo, e se alimenta de sua fama. Dessa forma, negligencia as demais regiões, principalmente a região do Norte e Nordeste. Aí você poderia abordar nos desenvolvimentos “o como” isso ocorre e “o porquê”. Não sei se consegui explicar bem isso…
    __________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Precipuamente, é fulcral pontuar que a desigualdade regional no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. No livro, (*sem vírgula aqui) “O cidadão de papel” de Gilberto Dimenstein, retrata (*são retratadas) as condições da vida de jovens de baixa renda, que são oprimidos pela dura desigualdade e tratados de forma desumana, por aqueles que deveriam zelar pelo seu bem-estar. Paralelamente, para que, (*sem vírgula aqui) as desigualdades regionais aconteça (*aconteçam) (*vírgula aqui) precisa de (*Sugestão: é preciso a…) omissão de algum órgão, (*Sugestão: ponto final, em vez de vírgula) logo, o Poder Executivo , (*sem vírgula aqui) tem em (*como) sua função executar as leis existentes,|1| na Constituição Federal ,no artigo 3°|2| diz (*Sugestão: é constatado) que os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade sociais e regionais, ou seja, o Poder Executivo é falho na efetivação de medidas para combater o problema.

    1 – Aqui temos um erro de coesão, falta um conectivo para ligar uma oração a outra.
    2 – “na Constituição Federal ,no artigo” erro de coesão. Tente reescrever: “no artigo 3º da Constituição federal”.

    — Esse parágrafo ficou muito extenso e repleto de informações que podem estorvar na hora de interpretar o texto.
    •Gostei da citação da obra “O Cidadão de Papel”.
    •Ademais, esta parte: “o Poder Executivo é falho na efetivação de medidas para combater o problema.” apresentou uma ótima marca de autoria.
    ___________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Além disso, o efeito da globalização promove a desigualdade regional, contribuem para avanços tecnológico (tecnológicos) com o objetivo, (?) a substituição da mão-de-obra-humana, por consequência*, o alto índice de desemprego. Segundo Vitor Humo (*Correção: Victor Hugo) romancista, poeta e ativista, (*Sugestão: dois pontos para introduzir citação direta) “O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa, sempre esmagando alguém”. Assim, essas regiões brasileiras, que em maior parte, tem como preferencia “as maquinas” á mão-de-obra-humana|1|, por consequência|2| esmagam sua população em virtude da globalização.

    1 – Sugestão: utilize maquinação, em vez de “as máquinas”; e manufatura, em vez de “mão de obra humana”.
    2 – Repetição do termo “Por consequência”, tente usar sinônimos.

    — Olá! Neste parágrafo, mais especificamente no tópico frasal, temos a abordagem do alto índice do desemprego como fator contribuinte para a desigualdade regional, entretanto não temos uma contextualização melhor para concluirmos que essa condição favorece o problema em questão.
    _________

    CONCLUSÃO:
    Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho (AGENTE), que possui em (*como) uma de suas funções a geração de emprego e políticas de modernização das relações de|1| trabalho em âmbito nacional (DETALHAMENTO), promover (AÇÃO) a a* geração de empregos e capacitação dessas (*dessa) população|2|, por meio de (MEIO) curso em (*que) valorizem a (*as) operações de máquinas, com* cursos|3| técnicos em especialização em operações industriais com|4| o público alvo de 18 a 49 anos, com* a (OBJETIVO) finalidade de atenuar a (*as) desigualdades regionais no Brasil, (*porno final) Assim o progresso, não esmagaria ninguém com suas engrenagens.

    1 – Repetição exacerbada do termo “de”, se for necessário, reescreva a frase para evitar esse tipo de erro.
    2 – Sugestão: em vez de “dessa população”, já coloque “da população brasileira”
    3 – Repetição de “cursos”.
    4 – Repetição exagerada da preposição “com”.

    — Temos uma proposta completa, entretanto, muitas são as repetições e falhas na coesão que dificultam a compreensão.

    ••••••|||•••••• (Não sou corretora profissional, nem nada do tipo, por isso não leve tão a sério a minha avaliação final, ainda sou leiga quanto a como o ENEM corrige as redações!)

    C1 – Domínio da norma culta: 40pts
    C2 – Demonstrou compreensão da proposta e se manteve fiel à estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, a demonstração de repertório foi adequada, porém sua associação com os demais elementos foi questionável = 120pts.
    C3 – Ocasionalmente, o texto apresenta falha na assimilação de ideias, o que prejudica, expressivamente, a coerência e o encadeamento de ideias = 80pts.
    C4 – A maior parte dos parágrafos são bem demarcadas, entretanto há muita falha quanto à coesão, além disso, o texto apresenta muitas repetições = 40pts.
    C5 – Uma conclusão com uma boa proposta de intervenção, entretanto os elementos da P.I. apresentam certa falta de sentido devido à coesão = 160pts
    Somando, então, temos: 440pts!

    Bjs e boa sorte na sua jornada!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.