Iniciante

O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões no Brasil

  • 1

Constitui um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil: erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Entretanto, nota-se que no cenário brasileiro contemporâneo ainda não há o pleno exercício da Lei. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em razão da má distribuição de renda e do nível de industrialização das urbes. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, a disparidade de renda entre os estados brasileiros mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. De acordo com o Papa Francisco, os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, pela repressão, pelos assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades. Por essa perspectiva, o Brasil contraria os direitos humanos ao permitir que os habitantes de uma região vivam em situação de pobreza enquanto de outra, vivam com rendas muitos superiores e com mais acessibilidade aos serviços básicos. Assim, políticas públicas eficazes tornariam possível alcançar o objetivo de reduzir as desigualdades regionais instituído na Magna Carta de 1988.

Em segundo plano, a localização dos grandes centros industriais do Brasil ainda é um empecilho à solução da questão. Nessa linha de raciocínio, o autor Graciliano Ramos, em seu livro “Vidas Secas”, retrata a história de uma família de retirantes que atravessa o sertão nordestino fugindo da seca e miséria e em busca de uma vida melhor. Nesse sentido, a obra retrata a realidade de muitos brasileiros, que se veem obrigados a saírem de suas terras natais a fim de sobreviverem em uma região mais abastada. Isto é, o crescimento desordenado das cidades concentrou os polos das indústrias em determinadas regiões, o que faz com que essas áreas sejam mais desenvolvidas economicamente que as demais. Logo, é substancial a mudança dessa situação para que os direitos humanos não sejam feridos.

Indubitavelmente, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Portanto, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Regional – órgão responsável pela infraestrutura urbana e promoção do desenvolvimento regional – fomente o crescimento da industrialização nas regiões Norte e Nordeste do país, por meio de incentivos fiscais às indústrias que se instalarem nessas áreas, além da concessão de terrenos. Tais ações possuem a finalidade de reduzir a discrepância econômica nesses espaços com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A partir disso, será possível alcançar o intento proposto na Constituição.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1 – 160
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 200
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 200
    Pontuação total – 960
    Parabéns! Você escreve muito bem!
    Você demonstrou ter um planejamento de texto, citoi repertórios e soube aproveitá-los bem.
    Sua conclusão contém os 5 elementos bem definidos, o que é muito bom.
    Seu ponto de vista ficou claro e houve uso de variados conectivos. Excelente!
    Seu unico erro é em relação às vírgulas. Você utilizou, algumas vezes, em locais incorretos. Estude pontuação, com foco na vírgula.
    Tenho certeza que poderá alcançar 1000. Espero ter ajudado, bons estudos!
    Bons estudos

    • 1
  2. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    Olhe, tenho de te dar parabéns pela sua redação, está perfeita, mas a conclusão está um pouco fraca ao meu ver, não foi uma proposta de intervenção concisa, não mostrou como isto melhoraria a vida das pessoas, visto que o problema da desigualdade não é somente a industrialização, mas também a educação, a fome, a pobreza, etc. Contudo, você está de parabéns, ganharia uns 900 no Enem. Recomendo estudar mais sobre o texto dissertativo-argumentativo.

    Abraços virtuais, bons estudos! :)

    • 1
  3. Bom dia! Não tenho muita experiência com correção mas vou te dizer o que eu acho.
    Bom, confesso que seu texto me deixou de boca aberta, achei sua escrita impecável, juntamente com a argumentação muito bem estruturada e o uso do livro como exemplo, que encaixou perfeitamente. Não acho que tenho experiência o suficiente para achar problemas específicos, então, parabéns, sua redação está maravilhosa!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.