No filme coreano Parasita é contada a história de duas família que vivem realidades opostas. Enquanto, a riquíssima família Park usufrui de privilégios da sociedade, a família Kim vive à custa alheia através da exploração. Infelizmente a narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual, é perceptível a desigualdade entre as regiões do Brasil. Em suma, esse problema se perpetua tanto pelo estigma histórico, como também, pela negligência governamental.
Em primeira análise, é fundamental destacar que o processo de industrialização não ocorreu integralmente em todo o território nacional, tornando-se efeito da discrepância regional. Segundo a Teoria das Ideias do filósofo Platão, existe uma realidade abstrata por trás de uma realidade material. Logo, é evidente que esse processo histórico se concentrou de forma extrapolada apenas em uma região, provocando o desprezo de outras localidades e o surgimento de um projeto de desenvolvimento utópico.
Ademais, é fulcral pontuar o ausente investimento governamental para a unificação completa do território nacional como precursor das desigualdades regionais do país. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, uma vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos cidadãos. Desse modo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a indiferença do governo a problemática contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Economia (ME), por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de integração regional com representantes de cada lugar para discutir projetos que promovam a homogeneização das regiões. Além de fornecer incentivos fiscais para o compartilhamento de centros industrias por todo o país. Assim, se consolidará uma sociedade mais íntegra, onde o estado desempenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma Thomas Hobbes.
Observação: Gostaria que avaliassem por competências do ENEM. Obrigada.
Ian Felipe Tavares Santos
Muito top a redação, gostei muito, eu sou muito bom, muito bom mesmo em corrigir e te daria 1000 facinho. Parabéns!!!
Creio que vc tira 960 nessa
C1: 200 (como no enem são 2 corretores, possa ser que na média vc possa ficar com 180)
C2: 200
C3: 200
C4: 160 só notei 1 conectivo no início do período no desenvolvimento 1, “logo”. “Em primeira análise” não é considerado conectivo
C5:200
rafaella13souza
Oi, tudo bem? Não sou especialista mas vou dizer algumas coisas que percebi.
*Iniciou todos os parágrafos com conjunções e as utilizou corretamente;
*Utilizou repertório e citação;
*Na proposta de intervenção percebi os 5 elementos necessários então, acredito que tiraria 200 na competência 5;
* Pra isso, é imprescindível que o Ministério da Economia… Troque por ” Para isso”.
* Além disso não percebi nenhum erro gramatical, está muito boa, parabéns!