o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

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De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), as regiões Norte e Nordeste possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), tendo em vista que o direito à educação, saúde e ao saneamento básico no Brasil, é assegurado pela Constituição de 1988. No entanto, nas regiões Norte e Nordeste a população enfrenta a falta de vigência desses direitos, haja vista o descaso governamental e populacional com essas regiões presente, além da discriminação feita pelo restante do país. Logo, torna-se clarividente a necessidade da resolução dessa problemática.

Em primeiro lugar, é evidente que o governo falha em cumprir o seu papel como agente no desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, o que contribui para a permanência da desigualdade e das mazelas. Para ilustrar tal questão de observa-se por exemplo a falta de importância governamental e a política deturpada existente nessas regiões e de tal forma que não restam verbas para investir em direitos básicos como saneamento, saúde, alimentação e educação.

Ademais, a discriminação do restante da nação para com as pessoas dessas regiões, que segundo a lei 7716/89 da Constituição Federal de 1988 é crime, é oriunda do conceito de superioridade e aversão cultural e racial contra as regiões Norte e Nordeste, que carregam um vasto conceito histórico bem como as cicatrizes deixadas pelo tempo de escravidão e exploração. Por conseguinte, essas pessoas veem a necessidade de migrar para demais regiões brasileiras em busca de melhores condições de vida, e ao chegarem ao destino da migração são vítimas de xenofobia.

Assim, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, O Ministério do Desenvolvimento Social em conjunto com os governantes de cada estado das regiões Norte e Nordeste a por meio de verbas, para investir na infraestrutura, e campanhas públicas de conscientização nos canais de televisão e redes sociais, mostrando a necessidade do respeito para com essas pessoas. Nesse sentido, o intuito de tal ação é aumentar a qualidade de vida nessas regiões e diminuir o preconceito para com elas. Somente assim, esse problema será definitivamente erradicado, validando os direitos assegurados pela Constituição de 1988.

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4 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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  2. Olá Alice, bom dia.

    Gostei bastante da redação, tanto da parte argumentativa como do tema em si. Tendo em vista o contexto que vivemos, sobretudo, de enorme desigualdade regional, é um tema de extrema importância. Além disso, demonstrou ótima argumentação e coerência ao longo do texto, através das ideias expostas.

    Creio que, em termos de competências do ENEM, seria por volta de 900.

    Att.

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  3. Sua redação está boa, principalmente pela argumentação, gostei muito, somente senti falta do repertório no desenvolvimento 1, tente alongar mais o seu desenvolvimento, mas está bom.

    Competência 1: 160 pontos
    Competência 2: 160 pontos.
    Competência 3: 160 pontos
    Competência 4: 200 pontos.
    Competência 5: 200 pntos

    Nota: 880.

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  4. ompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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