De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), as regiões Norte e Nordeste possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), tendo em vista que o direito à educação, saúde e ao saneamento básico no Brasil, é assegurado pela Constituição de 1988. No entanto, nas regiões Norte e Nordeste a população enfrenta a falta de vigência desses direitos, haja vista o descaso governamental e populacional com essas regiões presente, além da discriminação feita pelo restante do país. Logo, torna-se clarividente a necessidade da resolução dessa problemática.
Em primeiro lugar, é evidente que o governo falha em cumprir o seu papel como agente no desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, o que contribui para a permanência da desigualdade e das mazelas. Para ilustrar tal questão de observa-se por exemplo a falta de importância governamental e a política deturpada existente nessas regiões e de tal forma que não restam verbas para investir em direitos básicos como saneamento, saúde, alimentação e educação.
Ademais, a discriminação do restante da nação para com as pessoas dessas regiões, que segundo a lei 7716/89 da Constituição Federal de 1988 é crime, é oriunda do conceito de superioridade e aversão cultural e racial contra as regiões Norte e Nordeste, que carregam um vasto conceito histórico bem como as cicatrizes deixadas pelo tempo de escravidão e exploração. Por conseguinte, essas pessoas veem a necessidade de migrar para demais regiões brasileiras em busca de melhores condições de vida, e ao chegarem ao destino da migração são vítimas de xenofobia.
Assim, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, O Ministério do Desenvolvimento Social em conjunto com os governantes de cada estado das regiões Norte e Nordeste a por meio de verbas, para investir na infraestrutura, e campanhas públicas de conscientização nos canais de televisão e redes sociais, mostrando a necessidade do respeito para com essas pessoas. Nesse sentido, o intuito de tal ação é aumentar a qualidade de vida nessas regiões e diminuir o preconceito para com elas. Somente assim, esse problema será definitivamente erradicado, validando os direitos assegurados pela Constituição de 1988.
KemillyMLF
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200
Victor_Nobre
Olá Alice, bom dia.
Gostei bastante da redação, tanto da parte argumentativa como do tema em si. Tendo em vista o contexto que vivemos, sobretudo, de enorme desigualdade regional, é um tema de extrema importância. Além disso, demonstrou ótima argumentação e coerência ao longo do texto, através das ideias expostas.
Creio que, em termos de competências do ENEM, seria por volta de 900.
Att.
Moses1000
Sua redação está boa, principalmente pela argumentação, gostei muito, somente senti falta do repertório no desenvolvimento 1, tente alongar mais o seu desenvolvimento, mas está bom.
Competência 1: 160 pontos
Competência 2: 160 pontos.
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 200 pontos.
Competência 5: 200 pntos
Nota: 880.
Samara@$
ompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200