Iniciante

O Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

  • 0

À constituição federal de 1988,documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6; o direito a desigualdade como inerente a todo cidadão. Em uma primeira frase a desigualdade é um problema que atinge todo territorio brasileiro, principalmente as regiões Norte e Nordeste. Regiões com baixo IDH( índice de Desenvolvimento Humano), precisam de uma maior ajuda do poder publico, para se desenvolve melhor, assim dando – lhe uma boa expectativa de vida a todos que habitam naquelas regiões.
Atualmente, a desigualdade é um problema muito ativo em todo territorio brasileiro. A falta de infraestrutura pública junto com a precariedade desses locais geram um baixo desenvolvimento que conroe aonde á saúde, moradia e segurança são precarias. De acordo com o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste não ultrapassavam os 0,70% do IDH em quanto em outras regiões do Sul do país ultrapassavam os 0,76%, sendo melhores desenvolvidas e com moradias bem planejadas.
Desse modo, o poder público é fundamental para o desenvolvimento desses lugares. Com um bom planejamento se chega à um bom local para se viver, onde viver bem é o foco.
Nesse sentido, uma boa moradia para todos é essencial, uma boa saúde à todos é ligeiramente importante. O ministério da cidadania junto com os governadores e prefeitos, tem que gerar recursos melhores e assim se- planejar melhor, de acordo com á necessidade de cada região. Tendo assim uma melhor infraestrutura, boa e eficaz melhorando o nivel de moradia e infraestrutura dessas regiões.

Compartilhar

4 Correções

  1. Uso equivocado de crase na primeira frase. Nomes de documentos devem obrigatoriamente ser escritos com letra maiúscula, nesse caso, a Constituição Federal de 1988. Uso equivocado de ponto e vírgula.
    Boa opção por começar contextualizando o texto com um repertório. Ausência de conectivos entre a contextualização do rsc e o restante do parágrafo.
    Seu texto não está atendendo a tipologia dissertativa-argumentativa, haja vista, que ele não traz uma tese, nem argumentação. Repertórios bons e pertinentes, mas sem uso produtivo na redação.
    Não notei um uso de conectivos de acordo com essa tipologia textual. Por fim, não trouxe uma proposta de intervenção com os elementos necessários.
    Evite a repetição de palavras na mesma oração ou parágrafo, como no caso de “viver”, também seria melhor não usar frases de efeito.
    Para melhorar sua redação, procure ler os materiais do Inep, ou vídeos no YouTube sobre redação, veja o que essa tipologia exige e sua escrita vai evoluir bastante, com foco e dedicação conseguirá aumentar e muito a sua nota.

    • 1
  2. Oi Isla, boa tarde!
    — Achei interesente comecar o 1º parágrafo citando a constituicao de 88. Porém você só mencionou a desigualdade social como tese do seu texto. Sugiro mater ela como tese 1 e explica-la no 2 parágrafo, mas também é preciso adicionar outro problema para ser explicado no 3° parágrafo sem ser a desigualdade.
    — Seu texto apresenta também erros de gramatica e concordancia verbal, mas com o tempo e treinando a redação isso se arruma.
    –Seu desenvolvimento não está ruim, mas se quiser melhorá-lo sugiro apostar em mais conectivos e prestar mais atenção nos acentos.
    — Você acabou dividindo sua conclusão em 2 paragrafos, sugiro compactar ela para apenas um unico paragrafo(até para facilitar para você explicar o seu raciocínioe se organizar). Tente também aprofundar mais sua proposta de intervenção,ela está muito superficial e no senso comum.

    NOTA: 720
    * Não deixe de continuar escrevendo para melhorar, lembre-se você pode alcançar qualquer coisa que deseja com paciencia, e persistencia! ;) abraço!!!!!!!

    • 0
  3. Olá, como está?
    Sua redação me pareceu super interessante!
    Houve alguns erros de gramática é necessário melhorar nesta parte. Os argumentos usados poderiam ter sido melhores! Escrever várias vezes a mesma coisa também não é bom.
    Os períodos não estavam longos e teve um bom uso de conectivos!

    • 0
  4. Vamos lá, a sua redação tem tudo para melhor. Primeiro, os erros gramaticais: verbos no infinitivo terminam em R (para se “DESENVOLVER”). Chegar a algum lugar não tem acento crase. Enquanto é tudo junto (não em quanto). “conroe aonde à saude” não tem como entender o que está escrito. “público” tem acento. “precárias” também.
    Você repete muito as frases, e isso não pode acontecer. o primeiro e segundo parágrafo você falou sobre a desigualdade “atingir todo o território”. NUNCA repita frases, e evite palavras iguais no mesmo parágrafo.
    Melhore seus argumentos. Não dá pra só usar norte e nordeste como exemplo sem citar por quê tem baixos IDHs? De quem é a culpa? Quais são as consequências?
    Na sua conclusão, ‘”ligeiramente importante” não, ter moradia é ESSENCIAL para todos. Ligeiramente significa rapidamente ou levianamente. Além disso, você precisa detalhar a sua proposta de intervenção – QUEM, deve fazer OQUÊ, COMO e POR QUÊ.
    Por fim, o uso dos seus conectivos foram bons.
    Leia muitos livros, procure repertórios históricos e filosóficos, leia redações nota mil que você melhora. Nota 520

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.