O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater os desafios de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentido, tais desafios são causados pela ineficácia estatal e pela negligência social.
Diante disso, vale pontuar a negligência governamental como contribuinte em relação à problemática. No ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todas as regiões do território nacional o equilíbrio econômico e social. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil. Consequentemente, isso faz com que causam efeitos colaterais em cadeia, como a desigualdade social, pessoas vivendo na precariedade, o baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e entre outros vieses. Logo, a omissão do Governo se mostre um grave problema.
Outrossim, vale ressaltar a indiligência social como um fator agravante da problemática. Desse modo, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra “A República”, narrou o intitulado “Mito da Caverna”, no qual homens acorrentados em uma caverna viam somente sombras nas paredes, acreditando, portanto, que aquilo é a realidade das coisas. Nesse sentido, é notório que em situação análoga à metáfora abordada a população brasileira não reivindica o direito a igualdade como está descrito, acreditando, com o que acontece nas regiões mais precárias é culpa deles, que o Estado não tem responsabilidade, fazendo com que acreditem que é “a realidade das coisas”. Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
Desse modo, graças a ineficácia estatal e a negligência social faz com que o Brasil não prospere. Mediante o exposto em suma, o Governo – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social – deve, por meio do destino de verbas as regiões com menor índice de IDH, para a construção de escolas, hospitais e entre outros meios de desenvolvimento, a fim de fazer com que essas regiões progridam. Essa iniciativa terá a finalidade de garantir as regiões o direito descrito na Carta Magna.
Alessandraciic
Olá, Mateus!
Segue a sua correção. Vou tentar seguir os critérios de correção do ENEM. Não sou docente.
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160 pontos
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes. 160
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.160
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida. 160
Total: 800 pontos
Percebi poucos desvios da norma culta, algumas vírgulas inadequadas, mas nada muito grave. Já li outras redações suas e percebi que o texto de introdução é o mesmo que você usa em todas. Uma dica como aluna que está em preparação também. Como você nesta fase de treino, tente buscar outras alternativas, porque este é p momento de você criar boas referências. Embora você use uma abordagem que é curinga, pode acontecer de no dia da prova ser um tema de redação que não dá para você usar esse autor. Só uma dica mesmo. É sempre bom ter mais alternativas.
thalia31
Introdução:
– começou com um belo gancho introduzindo o tema.
-voce se enroscou aqui nas palavras: “. No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater os desafios de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. ”
reescrevendo de forma mais clara e menos truncada: . No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater as desigualdades entre as regiões do Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso.
– no final da sua introducao voce deixa claro quais os dois argumentos que voce ira desenvolver( oq eh o correto), acredito que ambas sao bem genericas e a segunda deveria ter sido melhor explicitada logo na introducao(negligencia social).
Argumento 1:
-iniciaria com outro conector: primeiramente, no lugar de “diante disso”.
-acho que voce tem um bom argumento, que é que o estado materialmente nao consegue/conseguiu resolver os problemas de desigualdade social/economica entre as regioes do brasil. nesse caso, faltou na sua argumentacao explicitar regioes que tem IDH, taxa de desemprego, alfabetizacao etc díspares. ex: regiao nordeste e norte sofrem mais com essas taxas que a sudeste e sul, ou seja, faltou voce me comprovar essas desigualdades, e entao eu estaria entendendo que a sua critica eh que o estado apenas legalmente traz o topico da igualdade de desenvolvimento, mas nao de forma concreta.
argumento 2:
-“é lícito referenciar” -> trocaria essa expressao por: vale referenciar; é conveniente referencia; é apropriado referenciar
– voce trouxe o argumento de que as pessoas sao resignadas com essa desigualdade regional, mas nao me explicou o porque isso acontece, apenas afirmou. logo, nao é um argumento completo e aprofundado.
conclusao:
-erro: “Desse modo, graças a ineficácia estatal e a negligência social faz com que o Brasil não prospere. ”
correção: Desse modo, a ineficácia estatal e a negligência social fazem com que o Brasil não prospere em termos de diminuir a desigualdade regional. (perceba que aqui eu tentei retomar alguma ideia de tese e tambem corrigi o erro de portugues)
– erro: governo nao é um orgao/ governo tem orgaos e diferentes esferas de poder.
-na sua conclusao voce nao trouxe uma proposta de intervencao para seu segundo argumento, que seria a resignação da população, uma possibilidade, seria falar investimetos numa educacao de qualidade e criticidade quanto as mazelas e desigualdades regionais.
Kaline Lemos da Cruz
“Consequentemente, isso faz com que SURJAM efeitos colaterais em cadeia, como a desigualdade social, pessoas vivendo na precariedade, o baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e entre outros vieses. Logo, a omissão do Governo se MOSTRA um grave problema…”
“Outrossim, vale ressaltar a indiligência social como um fator agravante da problemática. Desse modo, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra “A República”, narrou o intitulado “Mito da Caverna”, no qual homens acorrentados em uma caverna viam somente sombras nas paredes, acreditando, ASSIM, que aquilo é a realidade das coisas.
“Nesse sentido, é notório que em situação análoga à metáfora, abordada a população brasileira, não reivindica o direito a igualdade como está descrito, acreditando QUE OS ACONTECIMENTOS nas regiões mais precárias SÃO culpa deles, que o Estado não tem responsabilidade, fazendo com que PENSEM que é “a realidade das coisas”.
“Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida…”
( Esse trecho traz um sentido de conclusão antecipada e quebra a tua boa conclusão que tem boas ideias, mas estão desconexa em relação a gramática (coesão) e isso deixou teu texto, que estava bom, numa escala média)
Lembre-se: você tem um vocabulário dinâmico e rico, porém falta bom uso dele e melhor aplicação naquilo que você deseja alcançar com seus argumentos. Você é capaz de fazer muito melhor e alcançar a tua vaga tão sonhada.
A sua redação não está ruim, mas pode melhorar muito, muito mesmo, pois você tem talento.
heloisavelloso
Atente-se a sempre começar um período com conectivo.
Introdução bem feita, D1 muito longo, D2 muito bem feito também, Conclusão sem detalhamento.
Competência 1: 180
Competência 2:180
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
NOTA: 920
MUITO BOM mais uma treinada e terá um 1000