Um estudo feito pela World Inequality Lab (Laboratório das Desigualdades Mundiais) mostra que o Brasil é um dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo, após a África do Sul é o segundo com maiores desigualdades entre os membros do G20. Ao mesmo tempo que o país possui cidades e regiões bastante desenvolvidas como as regiões Sul e Sudeste, é possível encontrar outras que têm índices de desenvolvimento bem menores, como as regiões Norte e Nordeste. Isso ocorre devido fatores históricos e a ineficiência do governo.
Em primeira análise, vale observar, que a industrialização do Brasil foi tardia e não ocorreu a nível nacional, uma vez que as primeiras regiões a se desenvolverem industrialmente foram as regiões Sul e Sudeste e as outras só começaram a se desenvolver quarenta anos mais tarde, Assim, percebe-se o quanto esses aspectos impactaram negativamente no desenvolvimento de algumas regiões, afetando a qualidade de vida da população.
Ademais, a ineficiência do Governo em aplicar e fiscalizar políticas públicas de combate as disparidades de renda impede a redução das discrepâncias entre as regiões do Brasil. É importante salientar que o Bolsa Família que contribui para a redução de uma parte das desigualdades nas camadas mais pobres de população, acaba sendo pago pela classe média e camadas populares. Isso porque o programa não é acompanhado de uma reforma fiscal que aumentasse da elite econômica de acordo com suas capacidades.
Portanto, com o intuito de amenizar esse problemática, o Governo, responsável pela concretização e realização dos interesses públicos, deve realizar uma reforma tributária, com a taxação progressiva de multimilionários que permitiria investimentos nas regiões de acordo com as necessidades de cada uma, dessa forma as desigualdades entre as regiões poderiam ser reduzidas.
Deborahellen
Só para complementar algumas coisas que já foram ditas pela outra correção ;)
Seu texto está ótimo, percebe-se que tem um bom domínio do tema.
Se a sua redação for para o Enem, é importante lembrar que não é mais contado como conectivo começar o segundo parágrafo com “Em primeiro lugar” ou “Primeiramente”, então para não correr o risco seria bom começar com “Nesse contexto”. Se quiser pode pesquisar mais sobre.
Sua conclusão está muito com e as exemplificações também.
SUCESSO!
Fernand
Olá, Gabs!
Parágrafo 1 – Foi bem estruturado. É visível que você conseguiu explicitar o tema a ser abordado e as duas teses ou problemáticas que seriam discutidas. Além disso, o repertório usado no início te ajudou bastante ao contextualizar o tema.
Parágrafo 2 – De início, acho que você não conseguiu usar um conectivo adequado para iniciar a discussão, pois você usou “Em primeira análise” para iniciar o parágrafo. No entanto, não fica visível que você fez uma análise propriamente. Por isso, é recomendável usar conectivos introdutórios, como “A princípio”, “Em primeiro lugar” e “Inicialmente”, ou até mesmo conectores que antecedam uma afirmação, como “Certamente” ou “Sem dúvidas”. Além disso, apesar de você ter conseguido discutir muito bem sua tese, não consegui encontrar argumentos consistentes o que tornou a sua dissertativa-argumentativa em um artigo de opinião.
Parágrafo 3 – Você iniciou com um excelente conectivo de adição. Isso tornou o seu texto bem mais articulado e conectado. No entanto, notei o mesmo problema do parágrafo anterior. Você conseguiu muito bem discutir o tema, mas o fato de não apresentar argumentos consistentes torna o seu texto vago.
Parágrafo 4 – A conclusão foi muito boa. Você respondeu a todas as cinco perguntas exigidas pela banca que são: “Quem deve fazer?”, “Como deve fazer?”, “A fim de que deve fazer?”, “Por meio de que deve fazer?” e o detalhamento. No entanto, há um problema no “Quem deve fazer?”, porque o fato de você ter colocado o Governo como agente generaliza, ou seja, o Ministério da Saúde, por exemplo, teria a mesma obrigação de resolver o problema, apesar desse órgão só poder resolver problemas relacionados à saúde. Uma solução para isso, seria especificar o agente, ou seja, falar, por exemplo, do Ministério da Economia ou da Cidadania. Além disso, senti a falta de uma retomada das teses. É importante haver isso, porque, assim como todos os outros parágrafos, é necessário ter uma contextualização e é justamente essa retomada do problema que vai dar partida na sua conclusão. Por fim, é de grande importância que você finalize a conclusão com a retomada do repertório que foi utilizado no primeiro parágrafo. Se você colocar repertório no início, retome no fim. Se não colocar, não é necessário retomar. Apenas conclua e seja feliz! :)
Rumo às competências.
1) Notei alguns erros gramaticais e de pontuação. Mas temos que considerar que podem ter sido apenas erros de digitação e que, talvez, não ocorreriam no papel.
160
2) Você realmente entendeu o tema e não fugiu do que foi proposto. No entanto, não apresentou argumentos consistentes, apresentando ter domínio mediano de um texto dissertativo-argumentativo.
120
3) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada em defesa de um ponto de vista. Ou seja, é visível a criação de um projeto de texto bom.
160
4) Outro problema a ser trabalhado é o uso de conectores. Pois, você não soube muito bem articular os períodos e as ideias do texto.
120
5) Você elaborou muito bem a sua proposta de intervenção, fora alguns pouquíssimos deslizes.
200
Nota: 760
Ótima redação! Trabalhe nos seus pontos fracos que eu tenho certeza que sua nota tenderá a aumentar mais ainda. Seja feliz! :)