O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

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(Favor, se possível, corrigir em modelo ENEM)

Desde o início, a ocupação do território brasileiro se fez no sentido litoral-interior, o que resultou em polos de desenvolvimento no litoral contrastando-se com áreas de baixo desenvolvimento humano no interior. Atualmente, este problema ainda não foi completamente solucionado, pelo contrário, a diferença regional está cada vez mais acentuada. Fato que se perpetua em consequência da dificuldade de aliar desenvolvimento humano e preservação ambiental, bem como a dificuldade de acesso à oportunidades em regiões pobres.

Primordialmente, é necessário estabelecer a ineficácia em conciliar qualidade de vida e sustentabilidade. Um padrão notório é que, de acordo com dados do IBGE, as regiões Sul e Sudeste têm os maiores IDHs (índice de desenvolvimento humano) do Brasil e também são as mais desmatadas. Em contraste, a região com o menor IDH, a Norte, é a mais preservada. Situação que revela a ineficiência em se trazer, ao mesmo lugar, qualidade de vida e preservação do espaço natural.

Ademais, precisa-se ter conhecimento da dificuldade de acesso às oportunidades nas regiões pobres. Valendo-se novamente do exemplo da região Norte, mesmo o acesso à coisas básicas, como ir à escola ou ao hospital esbarram na ineficiência estatal, uma vez que até as estradas para esses locais são, frequentemente, de terra e com pouca manutenção. Somando tais dificuldades com a pobreza e a falta de infraestrutura e inércia do Governo, torna-se quase impossível que uma criança rompa o ciclo da pobreza. Pois é  preciso ter em vista a pressão para que essa criança trabalhe e ajude a família, o que dificulta ainda mais uma formação técnica ou acadêmica e, por consequinte, uma melhor condição de vida.

Portanto, urge que os Poderes Legislativo e Executivo, por meio de um projeto de lei, criem projetos sociais focados na redução da desigualdade. Tal projeto traria educação acadêmica, infraestrutura e conscientização ambiental, visando uma redução da desigualdade social e aumento da qualidade de vida. Sendo financiado  com a implantação do imposto sobre grandes fortunas, previsto na Constituição Federal. Dessa forma, o ciclo da desigualdade e da pobreza, perpetuado desde os primórdios da ocupação do Brasil, será finalmente rompido

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2 Correções

  1. Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Regular, observar emprego das vírgulas, emprego das palavras, coesão e coerência.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Bom, mas faltou citações para reforçar argumentações.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Regular. Já existem muitas leis, basta serem cumpridas.

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  2. Eu corrigi com base nas competências do Enem, onde cada uma vale 200 pontos.

    Competência 1(Demonstrar domínio da norma da língua escrita): 160 (erros : dificuldade de acesso (às oportunidades), mesmo o acesso (às coisas básicas), Pois é ( sempre colocar vírgula depois de pois), consequinte ( consequente), vírgulas em lugares oportunos e repetições de várias palavras (dica: repita no texto todo pelo menos 3 vezes e evitar no mesmo parágrafo). Sugestão opcional : uma vez que (use visto que ou dado que), por meio de (através de).

    Competência 2 ( Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo): 200 .

    Competência 3 ( Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 200

    Competência 4 ( Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 180 ( achei que faltou um pouco de relação entre alguns argumentos do texto)

    Competência 5 ( Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos): 200

    NOTA: 940

    Eu gostei bastante da redação, amei a escolha dos conectivos, vocabulário e principalmente da proposta de intervenção, que no meu ponto de vista está bem elaborada e detalhada.

    dica extra( procure filósofos, livros, filmes, momentos históricos, documentários e séries que se encaixe em vários temas: como a constituição, o livro 1984, o Retrato de Dorian Gray, a famosa citação de John Locke “é dever do Estado a garantia de Direitos Imprescindíveis aos cidadãos, para alcançar o bem-estar social” , isso pode ser um diferencial além dos corretores do Enem gostarem bastante, pois conta como repertório sociocultural.

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