(Favor, se possível, corrigir em modelo ENEM)
Desde o início, a ocupação do território brasileiro se fez no sentido litoral-interior, o que resultou em polos de desenvolvimento no litoral contrastando-se com áreas de baixo desenvolvimento humano no interior. Atualmente, este problema ainda não foi completamente solucionado, pelo contrário, a diferença regional está cada vez mais acentuada. Fato que se perpetua em consequência da dificuldade de aliar desenvolvimento humano e preservação ambiental, bem como a dificuldade de acesso à oportunidades em regiões pobres.
Primordialmente, é necessário estabelecer a ineficácia em conciliar qualidade de vida e sustentabilidade. Um padrão notório é que, de acordo com dados do IBGE, as regiões Sul e Sudeste têm os maiores IDHs (índice de desenvolvimento humano) do Brasil e também são as mais desmatadas. Em contraste, a região com o menor IDH, a Norte, é a mais preservada. Situação que revela a ineficiência em se trazer, ao mesmo lugar, qualidade de vida e preservação do espaço natural.
Ademais, precisa-se ter conhecimento da dificuldade de acesso às oportunidades nas regiões pobres. Valendo-se novamente do exemplo da região Norte, mesmo o acesso à coisas básicas, como ir à escola ou ao hospital esbarram na ineficiência estatal, uma vez que até as estradas para esses locais são, frequentemente, de terra e com pouca manutenção. Somando tais dificuldades com a pobreza e a falta de infraestrutura e inércia do Governo, torna-se quase impossível que uma criança rompa o ciclo da pobreza. Pois é preciso ter em vista a pressão para que essa criança trabalhe e ajude a família, o que dificulta ainda mais uma formação técnica ou acadêmica e, por consequinte, uma melhor condição de vida.
Portanto, urge que os Poderes Legislativo e Executivo, por meio de um projeto de lei, criem projetos sociais focados na redução da desigualdade. Tal projeto traria educação acadêmica, infraestrutura e conscientização ambiental, visando uma redução da desigualdade social e aumento da qualidade de vida. Sendo financiado com a implantação do imposto sobre grandes fortunas, previsto na Constituição Federal. Dessa forma, o ciclo da desigualdade e da pobreza, perpetuado desde os primórdios da ocupação do Brasil, será finalmente rompido
meme
Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
Regular, observar emprego das vírgulas, emprego das palavras, coesão e coerência.
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Bom, mas faltou citações para reforçar argumentações.
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Regular. Já existem muitas leis, basta serem cumpridas.
Thay41
Eu corrigi com base nas competências do Enem, onde cada uma vale 200 pontos.
Competência 1(Demonstrar domínio da norma da língua escrita): 160 (erros : dificuldade de acesso (às oportunidades), mesmo o acesso (às coisas básicas), Pois é ( sempre colocar vírgula depois de pois), consequinte ( consequente), vírgulas em lugares oportunos e repetições de várias palavras (dica: repita no texto todo pelo menos 3 vezes e evitar no mesmo parágrafo). Sugestão opcional : uma vez que (use visto que ou dado que), por meio de (através de).
Competência 2 ( Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo): 200 .
Competência 3 ( Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 200
Competência 4 ( Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 180 ( achei que faltou um pouco de relação entre alguns argumentos do texto)
Competência 5 ( Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos): 200
NOTA: 940
Eu gostei bastante da redação, amei a escolha dos conectivos, vocabulário e principalmente da proposta de intervenção, que no meu ponto de vista está bem elaborada e detalhada.
dica extra( procure filósofos, livros, filmes, momentos históricos, documentários e séries que se encaixe em vários temas: como a constituição, o livro 1984, o Retrato de Dorian Gray, a famosa citação de John Locke “é dever do Estado a garantia de Direitos Imprescindíveis aos cidadãos, para alcançar o bem-estar social” , isso pode ser um diferencial além dos corretores do Enem gostarem bastante, pois conta como repertório sociocultural.