O Brasil é o pais que ocupa o 7° lugar no ranking dos mais desiguais do mundo, e para entender o porquê desta posição vamos utilizar a divisão e as pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que classifica o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro – Oeste, Sudeste e Sul. Sobressaltando que cada um possui uma situação socioeconômica diferente. Sendo este um dos principais motivos para que ocorra a desigualdade.
Outro fator existente que sucedeu a esse resultado foi o desenvolvimento geográfico e histórico de cada região. Inicialmente as áreas litorâneas do nosso continente foram as mais ocupadas, devido a este fato, no sudeste, por exemplo, a industrialização ocorreu de forma bastante acelerada, comparada as outras regiões. Por isso observa-se que cidades como São Paulo, além de ser muito populosa, detém uma grande concentração de riquezas.
Por esse motivo os habitantes de outras áreas menos desenvolvidas, migram para essas grandes metrópoles em busca de melhores condições financeiras e oportunidades de emprego. Em uma reportagem feita pelo Jornal Nacional é exibido a diferença salarial de um mesmo cargo exercido em duas diferentes localidades, um em Curitiba no Para e outro em São Luís do Maranhão. O resultado foi que um gerente de supermercado na região Sul ganha o triplo em comparação ao do Nordeste, pois a renda per capta do ultimo é menor, ou seja, ele é mais pobre.
Tendo em vista os aspectos observados percebesse que a desigualdade socioeconômica é forte. E para reverter este fato, faz-se necessário uma melhora na distribuição de renda no Brasil, proporcionada pelo Governo Federal. Logo a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho que faz parte do Ministério da Economia deve oferecer programas de formação profissional gratuito, principalmente em distritos onde a renda per capta é menor, e oferecer oportunidades de emprego para aqueles que não possuem uma boa qualificação, sendo geralmente indivíduos de baixa renda. Alem de resolver os problemas relacionado a localização, providenciando transporte de qualidade no trajetória de casa ao trabalho. Assim com a melhora de oportunidades a economia pode aumentar tornando a equiparação salarial a mesma nas cinco partes do Brasil.
Marter
Olá, boa tarde!!
texto bom, coerente.
Redação muito bem feita, assunto bem desenvolvido e sem tangenciamento do assunto.
Um conselho: monte suas ideias na cabeça antes de escrever para não ter tanta repetição de palavras, tente padronizar a quantidade de linhas nos parágrafos para não ter muita discrepância e cuidado com o uso de “vamos”, pois numa dissertação não se fala diretamente com o leitor.
Beijos, bons estudos.
Ótima Redação!!
Teddy
Estou corrigindo no modelo do ENEM só para deixar claro, mas ele também vale para diversos outros exames.
1º parágrafo “vamos”, não fale com o leitor, não dialogue com ele, vc deve ser impessoal, então NUNCA utilizará termos em 1º pessoa ou conjugados no mesmo como: eu, nós. (muito menos “você”)
Não há tese na sua introdução.
Não há alusão com nenhuma obra ou citação que ajude a validar seus argumentos (ex: filmes como: jogador nº1, que retrata o mundo no futuro onde há grandes diferenças sociais, ao ponto da maioria da população viver em um verdadeiro lixão, períodos históricos como o Muro de Berlim, onde o lado ocidental [capitalista] prosperava e avançava cada vez mais o lado oriental [socialista ou comunista, agora não lembro] passava fome e havia filas para pegar pão).
Repetição excessiva de “essas” e “estas”, vc não precisa ficar utilizando-as a todo momento, até pq já está claro ao que vc se refere
Grande falta de conectivos, muitos poucos e falta de diversidade dos mesmos.
Conclusão mal articulada e confusa, como ele oferecerá empregos?, diga algo que criará empregos.
malu03
Sua redaçao esta muito bem elaborada, a acentuaçao nas palavras esta muito bem feita.
A dica que eu te daria, seria melhorar mais a questao de organizaçao das ideias, e o tamanho dela, pq apresenta muitas ideias, seria bacana diminuir um pouco pra ja ir aprender a otimizar o espaço. So essas dicas mesmo, de resto ela esta bem legal, e com mais pratica, certeza que voce tira uma nota muito boa no vestibular que vc vai fazer!!
beijos:)