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O DESAFIO DE PRESERVAR A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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No filme americano “Tá Chovendo Hambúrguer”, é contada a história de um jovem cientista inventor de uma máquina revolucionária capaz de transformar água em comida. Conquanto, ao produzir alimentos de forma exorbitante e sem moderação, ele induz a população beneficiada deste equipamento a desenvolver problemas alimentares. Essa narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual, é perceptível o desafio de preservar a educação alimentar da sociedade. Diante dessa perspectiva, é possível notar que a problemática se perpetua tanto pela massificação do alimento-mercadoria, como também pela negligência governamental. 

Em primeira análise, é fundamental destacar o papel do sistema capitalista no consumo alimentar da população brasileira ao ofertar ampla variedade de produtos ultraprocessados. Esse cenário está fortemente atrelado ao Movimento Fordista, ocorrido no século XX, que permitiu a produção em grande escala, a fim de obter maiores lucros. Consequentemente, é perceptível a necessidade de investir em métodos pedagógicos que induzam os cidadãos a adotarem uma alimentação nutricional, evitando o consumo demasiado dessa mercadoria.

Ademais, deve-se destacar o descaso do Poder Executivo em garantir qualidade de vida aos habitantes, induzindo no aumento de casos de distúrbios alimentares. Segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, uma vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos indivíduos. Desse modo, ocorre um retardamento do empecilho, já que a indiferença do governo ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater estes obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de orientação alimentar, junto as secretarias municipais, com palestras de conscientização e acompanhamento de nutricionistas para que toda a comunidade usufrua de uma reeducação nutricional e diminua o número de indivíduos com problemas alimentares. Assim, se consolidará uma sociedade disciplinada aos valores da educação alimentar, onde o estado desempenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma Thomas Hobbes.

 

Observação: Gostaria que avaliassem por competências do ENEM. Obrigada.

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2 Correções

  1. Parabéns, uma ótima redação, muito bem escrita !
    Acredito que conseguiria tirar uma nota entre 900 e 920.
    Ótima escolha de palavras, sempre bom usar referências de filmes, e frases de filósofos.
    Redação bem desenvolvida e detalhada, conseguiu concluir bem.
    Poderia ter usado algum dado divulgado sobre a obesidade, ou sobre distúrbios alimentares para passar credibilidade ao texto, mas mesmo assim acredito que tiraria uma otima nota.

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  2. Boa tarde, Gislaine. Você escreve muito bem e o modelo de redação utilizado é muito bom para se conseguir uma nota acima de 920.

    Competência I: 200
    O segundo período do terceiro parágrafo possui erro de escrita.
    Competência II: 200
    Competência III: 160
    Falta desfecho crítico/reflexivo no seu terceiro parágrafo, que ficou muito expositivo e pouco argumentativo.
    Competência IV: 160
    Faltam alguns conectivos.
    Obs.: entendi o emprego da palavra “retardamento”, no terceiro parágrafo, porém não acredito que seja a mais adequada, visto que o corretor poderia interpretá-la em um sentido negativo para a permanência do empecilho, inviabilizando sua argumentação. Cuidado!
    Competência V: 200

    Nota: 920

    Parabéns!

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