O DESAFIO DE ENSINAR CIENTIFICAMENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL INFANTIL BRASILEIRO

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A Constituição Federal de 1988, assegura-se que a educação é um direito de todos e o estado promoverá o desenvolvimento científico. Tomando como norte a máxima da lei, compreende-se que tal ideal é falho no Brasil atual quando se trata do desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil. Isso se dá, essencialmente, pela falta de aproveitamento da experiência educativa por parte do menor e do professor como mediador.

Sob esse viés, não é aproveitado o conhecimento prévio das crianças no ambiente escolar, tais como, as suas vivências e práticas cotidianas. Segundo o filósofo estoico Sêneca, a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Logo, não se preocupar em melhorar a experiência, a escola acaba desenvolvendo uma postura negativa, fazendo com que os menores não tenham o interesse em relacionar e perceber que os conceitos científicos estão no dia a dia.

Ademais, o ensino deve ser mediado a partir do costume e maturidade biológica, psíquica e cognitiva. Dessa forma, não basta apenas apresentar conhecimentos sistematizados, é preciso que ambos tenham sentido. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, é necessário um novo olhar dos docentes para um aprendizado adquirido através de questionamentos e reflexões, que comece na educação infantil até os níveis superiores, para obter-se profissionais qualificados para empregar a ciência.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação, por meio de palestras em escolas, conscientizar os professores sobre o modo de ensino, como se posicionar e as necessidades de melhoria, para capacitá-los, com o efeito de garantir a educação científica no ambiente infantil. Só assim, cumprirá com o alegado pela Carta Magna de 1988.

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4 Correções

  1. Olá, estou retribuindo a correção que você fez na minha última redação. Vale salientar que eu não sou especialista, então a correção é apenas um opinião ok? Vamos lá

    INTRODUÇÃO:
    -excelente introdução, bem construída e sucinta, ficou muito bom mesmo
    -especificaria um pouco mais suas teses, não apenas a experiência educativa, por mais que você discorre sobre a experiência do aluno e a do professor, achei q isso limitou um pouco seus argumentos, talvez se você trouxesse outra temática sua redação ficaria ainda mais aberta, nada que prejudique sua nota, apenas uma observação

    D1:
    -gostei do D1, mas achei q a situação não caiu tão bem quanto você gostaria, ela é um ótimo repertório, mas não ficou muito claro junto ao seu argumento
    – “Logo, não se preocupar em melhorar a experiência, IMPLICA EM UMA SITUAÇÃO ONDE a escola ACABE desenvolvendo uma postura negativa” – dessa maneira há mais coerência entre suas frases, apenas um dica também kkkkk, as partes em maiúsculo são as que eu alteraria

    D2:
    -excelente parágrafo, muito bem transcorrido
    -se conseguir, tenta organizar seus desenvolvimentos em quatro período, traz mais dinamismo ao texto e apresenta uma melhor construção visual para quem lê

    CONCLUSÃO:
    -tenta especificar mais sua proposta, você provavelmente teve algumas linhas sobrando, investe no detalhamento que vai ficar ótimo
    – mudaria a construção dessa forma: “Cabe ao Ministério da Educação, conscientizar os professores sobre o modo de ensino por meio de palestras em escolas, a respeito de como se posicionar e as necessidades de melhoria, para capacitá-los, com o efeito de garantir a educação científica no ambiente infantil”
    -no último período, cuidado com o “só assim”, traz uma ideia meio exclusiva e isso é ruim para os corretores, eu colocaria “por meios como esses, será possível…”

    No mais, sua redação é muito boa, tem tudo para ir longe se continuar nesse caminho, te daria um 880 tranquilo. Parabéns e continue estudando!

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  2. Bom dia, boa tarde ou boa noite, a depender do horário que esteja vendo.
    Darei meu melhor para ajudar e peço que releve caso não goste de algo que escrevi, sendo assim muito obrigado por fazer com que nós dois melhoremos.

    Introdução
    No primeiro período a citação a nossa Constituição foi excelente, durante o segundo período demonstra a dicotomia que tem entre a fantasia da C.F.1988 e a realidade do desafio de mostrar interesse em ciências, principalmente na infância que seria o momento ideal para tal desenvolvimento, ou seja, está muito bom mesmo. Durante o terceiro pude identificar os tópicos frasais que irá discorrer no desenvolvimento e principalmente a tese, além de ter contextualizado o corretor.
    Coesão: a gramática normativa está sendo bem empregado, não identifique erros e nem conectivos não bem utilizados.
    Coerência: conseguiu seguir a tese com os tópicos e não houve problemas em entendimento,do seu ponto de vista.

    Desenvolvimento
    Durante o primeiro período do primeiro parágrafo, pude notar que a continuidade da sua lógica está encaixada com a introdução, no entanto para o segundo período uma citação mais coerente seria Immanuel Kant, com sua ideia de experimentação empírica, onde as pesquisas científicas devem se basear nas experiências antepassadas do indivíduo, assistindo seu ponto de vista, podendo usufruir dos testes para verificar a veracidade de um tema, mas como esse foi utilizado no terceiro parágrafo, provavelmente a melhor saída seria Platão, esse formulou a ideai de epistemologia baseada no pensamento e conhecimento, podendo a utilizar na parte de tese transcendental, pois ela afirma praticamente a mesma coisa que Kant, sendo objetivo no entendimento da realidade. No terceiro período fica entendido que o real erro da instituição escola é pautada no não incentivo a experiência para com as crianças, bem como demonstrar a utilização desses conhecimentos durante a vida do aluno.
    Coesão: Ótima;
    Coerência: provavelmente essa ideai que coloquei sobre Séneca deve ter ocorrido porque achei que foi uma frase jogada simplesmente para suprir espaço.

    Segundo parágrafo, primeiramente nesse início do primeiro período notei que foi muito bem realocado para se ligar ao segundo tópico. Esse segundo período é muito curto e a utilização do “Dessa forma” como conectivo de continuidade, normalmente, não é utilizado, pois ele tem ideia de conclusão, trocar por um “Assim” seria melhor ao meu ver, a citação para com Kant em relação as influências que as crianças tem com os professores foi boa, mas poderia formar apenas um período com o segundo e terceiro, demonstrando a ideai de Kant em contraponto ao sistema educacional brasileiro. No último período pude observar sua crítica a postura dos educadores em não fugir do conteúdo programático, porque acabaria por ser maçante e desinteressante aos alunos, essa colocação foi muito boa para o entendimento das raízes desse tema. Porém tome cuidado lembre-se que está sendo avaliado por um corretor, ele talvez veja como uma ofensa ou algo do tipo, tente modificar para a instituição escola.
    Coesão: Falta em uso dos conectivos corretamente e um pouco de sintaxe, dou uma dica em fazer uma lista dos teus conectivos prediletos e como utilizar cada um para assim ter ele no automático sem errar, visando a sintaxe somente erros de Regência durante o segundo período.
    Coerência: Ficou meio pequeno o segundo e terceiro período, esses deveriam ser apenas um que conversa com ambos, ao menos na minha visão.

    Conclusão
    Logo no primeiro período faltou o provedor mor, o Estado, esse que por meio de seus braços deve resolver o problema, durante o segundo período faltou responder um dos tópicos, sendo a “falta de aproveitamento da experiência educativa por parte do menor,” deveria ter falado demonstrado algo como o Ministério poder criar campanhas de introdução a ciências, porém respondeu o do educador que ficou com um entendimento de que o Estado brasileiro não sabe dos problemas e que é tudo culpa do educador, ao meu ver isso foi o que eu entendi. Finalizar fazendo uma referência ao início é bem comum e foi muito bem executado.
    Coesão: Excelente;
    Coerência: deu a entender que o educador é o principal enclave no desinteresse em ciências, bem como não respondeu um dos tópicos, isso acabou por levar aquele entendimento. Porém não perdeu a tese, essa ainda é uma redação sobre o tema proposto, parabéns é bem difícil levar até o final um mesma argumento sobre um tema em especifico até o fim.

    Competências do ENEM:
    1.Competência: bom – 160 pontos;
    2.Competência: bom – 160 pontos;
    3.Competência: insuficiente – 80 pontos;
    4.Competência: mediano – 120 pontos;
    5.Competência: insuficiente – 80 pontos.
    Total: 600 pontos.

    Obs.: Dicas
    Introdução: realmente tu é muito bom nessa parte introdutório, isso faz com que exista um interesse por parte do leito na tua argumentação;
    Desenvolvimento: acho que os problemas apontados podem ser solucionados por releitura, leia mais de uma vez seu desenvolvimento e a partir daí você verá se acha ou não a melhor opção fazer de tal jeito;
    Conclusão: tente responder as seguintes perguntas nela, o que é a proposta?, quem será responsabilizado por ela?, como ela entrará em vigor?, qual será o seu resultado final?.
    Espero ter ajudado, lembre-se é apenas minha visão, peço desculpas caso não tenha gostado de algo. Muito obrigado e bons estudos.

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  3. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(100)
    Nota: 900

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  4. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (200)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(160)
    Nota:880

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