O desafio de alcançar pela leitura a cidadania

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Com o período colonial e a chegada da família real ao território brasileiro diversas mudanças aconteceram  e, com isso começou a surgir os primeiros acervos literários no país, porém como eram objetos de alto valor foi restrito à elite. De maneira análoga ao antigo cenário, percebe-se que hodiernamente muitas pessoas não possuem acesso aos livros, causando desafios para implementar a cidadania, seja pelo fato de que o livro proporciona o desenvolvimento do senso crítico, seja também que pela prática da leitura a criatividade é ampliada.

Vale ressaltar, a princípio que as obras literárias estimulam o pensamento crítico dos indivíduos, tendo em vista que pela leitura é possível analisar situações de modo racional e inteligente, logo aumenta o conhecimento e permite muitas vezes que a sociedade não seja alienada.

Além disso, é preciso compreender o efeito da criatividade adquirida pela  leitura e como ela afeta a cidadania. A série canadense ‘Anne with an e’ retrata a vida da protagonista Anne, que é uma leitora e sempre estimula seus amigos a ler também, pois para ela é um modo de desenvolver a criatividade, disseminando cultura e valores essenciais na cidadania. Na sociedade contemporânea e fora da ficção observa-se que muitos não possuem o hábito de ler e, logo não é desenvolvido o lado criativo e inovador que influencia as pessoas, permitindo muitas vezes um pensamento crítico em relação à certas questões sociais e a capacidade de resolver estas questões.

Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule as famílias e as escolas para que incentivem as crianças e jovens a ter o hábito da leitura prazerosa, que pode ser feito por meio de projetos sociais e campanhas distribuindo livros grátis à toda população e informando os diversos benefícios da leitura e como ela é importante para formação da cidadania. Deste modo, a cidadania poderá ser alcançada mais facilmente por meio da leitura.

 

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2 Correções

  1. -Primeiramente, só de olhar para a estrutura da sua redação eu percebo que o seu desenvolvimento 1 está menor que a sua introdução.Isso é uma problema,pois mostra que você já não vai expor tanto as suas ideias no primeiro desenvolvimento como deveria.
    -Vi que você expôs as suas teses na introdução,isso ficou muito claro.Porém,toma cuidado com a pontuação, já que isso dificulta um pouco a compreensão do seu texto.
    -O desenvolvimento,logo de início deve vir com o tópico frasal,que nada mais é do que a oração que dirá o que você vai abordar no seu desenvolvimento,mesmo que você já tenha falado nas suas teses.Após o tópico frasal é que você aborda o seu argumento,expondo repertório sociocultural e contextualizando-o.Depois você termina com uma conclusão de tudo o que você abordou no desenvolvimento.O mesmo serve para o outro desenvolvimento,o qual eu percebi que você já organizou de forma mais clara.
    -Na conclusão, dá pra ver que você detalhou cada parte da sua proposta e apresentou um desfecho.Agora uma dica,na sua conclusão,tente fazer uma retomada daquilo que você citou na sua introdução, já que isso vai dá a sensação que cada oração sua se completam,se ligam.
    Sendo assim,com apenas uns ajustes e prática você melhorará cada vez mais!!!

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  2. Copiei e colei sua redação aqui abaixo, ok?
    Coloquei minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar melhor a visualização.

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    Com o período colonial e [CONTINUAR COM O PARALELISMO] [COM] a chegada da família real ao território brasileiro [VÍRGULA] diversas mudanças aconteceram e, com isso [VÍRGULA] começou a surgir os primeiros acervos literários no país [PONTO FINAL] [SUGESTÃO: APÓS CONCLUIR A IDEIA, COLOQUE PONTO FINAL, DÊ PREFERÊNCIA A FRASES CURTAS, CLARAS E OBJETIVAS. ASSIM FICA MAIS PRÁTICO E EVITA ERROS]. [CONTUDO,] porém [RETIRAR “PORÉM”] [VÍRGULA] como eram objetos de alto valor [VÍRGULA] [“COMO ERAM OBJETOS DE ALTO VALOR” PRECISA VIR ENTRE VÍRGULAS] foi restrito à elite. De maneira análoga ao antigo cenário, percebe-se que hodiernamente muitas pessoas não possuem acesso aos livros, causando desafios para implementar a cidadania, seja pelo fato de que o livro proporciona o desenvolvimento do senso crítico, seja também que pela prática da leitura a criatividade é ampliada.

    Vale ressaltar, [EXCELENTE USO DOS RECURSOS COESIVOS, PARABÉNS! =D] a princípio [VÍRGULA] [DEIXE “A PRINCÍPIO” ENTRE VÍRGULAS] que as obras literárias estimulam o pensamento crítico dos indivíduos, tendo em vista que pela leitura é possível analisar situações de modo racional e inteligente, logo aumenta o conhecimento e permite muitas vezes que a sociedade não seja alienada. [COMO A LEITURA ESTIMULA O PENSAMENTO CRÍTICO? FICARIA MAIS INTERESSANTE APROFUNDAR E EXPLICAR O QUE FOI DITO. POR EXEMPLO, VOCÊ PODERIA DIZER QUE É POR MEIO DA LEITURA DE DIVERSAS OBRAS QUE O SER HUMANO CONSEGUE CRITICAR OU APOIAR DIFERENTES PONTOS DE VISTAS, FORMANDO UM BOM SENSO CRÍTICO. ALGO ASSIM DO TIPO].

    Além disso, é preciso compreender o efeito da criatividade adquirida pela leitura e como ela afeta a cidadania. [CONFORME A SÉRIE (…) ABUSE DOS RECURSOS COESIVOS] A série canadense ‘Anne with an e’ retrata a vida da protagonista Anne, que é uma leitora e sempre estimula seus amigos a ler [LEREM] também, pois [VÍRGULA] para ela [VÍRGULA] é um modo de desenvolver a criatividade, disseminando cultura e valores essenciais na cidadania [EXCELENTE ALUSÃO E COMENTÁRIO DELA, PARABÉNS! =D]. Na sociedade contemporânea e fora da ficção [VÍRGULA] observa-se que muitos não possuem o hábito de ler e, logo [VÍRGULA] não é desenvolvido o lado criativo e inovador que influencia as pessoas, permitindo muitas vezes um pensamento crítico [USE SINÔNIMOS COMO PENSAMENTO ANALÍTICO] em relação à [NÃO HÁ CRASE. VEJA:
    EM RELAÇÃO A CERTAS QUESTÕES
    EM RELAÇÃO ÀS CERTAS QUESTÕES
    SE ESTIVESSE NO PLURAL, TERIA ACENTO INDICATIVO DE CRASE]
    certas questões sociais e a capacidade de resolver estas [ESSAS] questões.

    Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule as famílias e as escolas [PARALELISMO ÓTIMO. AS FAMÍLIAS E AS ESCOLAS, AMBAS COM ARTIGOS, PARABÉNS] para que incentivem as crianças e [OS] jovens [PARALELISMO] a ter o hábito da leitura prazerosa, que pode ser feito por meio de projetos sociais e campanhas distribuindo livros grátis à toda população e informando os diversos benefícios da leitura [BUSQUE SINÔNIMOS PARA “LEITURA” COMO “APRECIAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS”] e como ela é importante para formação da cidadania. Deste [DESSE] modo, a cidadania poderá ser alcançada mais facilmente por meio da leitura. [CUIDADO PARA REPETIR MUITO AS PALAVRAS. BUSQUE SINÔNIMOS SE QUISER RECOLOCÁ-LAS NO TEXTO. AS PALAVRAS “LEITURA” E “CIDADANIA” ESTÃO ASSIM, REPETITIVAS].

    SEU TEXTO ESTÁ MUITO BOM, SÓ CUIDADO COM ESSES DETALHES QUE COLOQUEI AO DECORRER DELE.
    ESPERO VER MAIS REDAÇÕES SUAS POR AQUI. =D SIGA FIRME!

    ESPERO TER AJUDADO EM ALGO. GRANDE ABRAÇO. :)

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