O Desafio da Segurança Pública no Brasil

  • 1

Em abril de 2019, ocorreu um caso onde; Militares do Exército, na zona oeste do Rio de Janeiro, dispararam 80 tiros contra um veículo, onde dentro haviam 5 pessoas, que não tinham envolvimento algum com qualquer delinquência que os levassem a ter o carro fuzilado. Isso mostra que, por mais que a segurança pública no Brasil, venha evoluindo, não se pode negar o fato de que há uma imensa ineficácia neste sistema.

De início, vale ressaltar que, estes erros cometidos pelos órgãos responsáveis pela segurança da população, não são incomuns, muitos cidadãos relatam ocorridos ao tentarem notificar a polícia, após a ocorrência de algum delito. Muitas das vezes, suas ocorrências não são atendidas, e, se são, acabam sendo negligenciadas pelos mesmos, que alegam ter casos mais graves, e que a situação enfrentada não precisa de tanto alarde, e que podem resolver por si mesmos.

Além disso, existem as operações policiais, que geralmente acontecem em favelas e em lugares periféricos, e normalmente são organizadas pelos próprios. Estes agentes, simplesmente chegam ao local em uma suposta busca por criminosos, entretanto, muitas vezes acabam lesando indivíduos que nada tem a ver com a situação. Em jornais, é possível se notar a gravidade dos episódios, e quantas vidas são levadas em vão pela displicência dos que deveriam cuidar das mesmas.

Portanto, é de suma importância que o Governo Federal tome providências para amenizar o quadro atual e prevenir casos futuros, por meio de programas, que garantam uma melhor formação destes responsáveis, e advertências sobre o abuso de autoridade e desleixo dos próprios. Para que tomem consciência de que estão lidando com vidas – no 9º país mais violento do mundo -, que não podem ser descuidadas de tal maneira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sou aluna tambem, mas vou deixar minhas considerações, desculpe qualquer coisa.
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo texo, conseguiu expor bastante exemplos e alguns casos na realidade. Mas, é preciso salientar a questão do uso de palavras “dificeis” e “rebuscadas”, tenha cuidado, pois ,pode acabar alterar o sentido que voce queira passar, cuide tambem, quanto a pontuação, acentuação, conectivos e outros. Ademais, parabens e sucesso.

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 140

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

    TOTAL: 820

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.